sexta-feira, 15 de maio de 2020

Eletiva - Literatura de Cordel - (alguns alunos 1F, 2A e 3B) lista em anexo

Olá alunos:


Eletiva : Literatura de Cordel


Turma:
1F - Leandro Ramos, Leticia Oliveira, Lucas Oliveira, Lucas Ribeiro, Nicolly Alves, Nicoly Santos, Odair, Pamella, Salete, Samirah, Samuel
2A - Abrãao, André Lucas, Andreia Alves, Cristovão, Erik, Gustavo Henrique, Johan, Kaiky Henrique, Luiz Fernando, Maria Hallana, Pedro Assis, Vinicius Henrique, Vitor Manuel
3B - Anna Clara, Arion, Bruno Henrique, Diego Moscardo, Douglas Oliveira, Fabricio de Souza, Gabriella Ortega, Giovanna Camillo, Guilherme Elias, João Vitor Gomes, Katerin, Laryssa Helena, Leandro Adib, Lucas Roque, Lui Gutierrez

Assistam aos vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8
https://www.youtube.com/watch?v=dEPYrikJyQ4


Responda:
1- O que é literatura de Cordel?
2- Como a literatura de Cordel se estrutura?
3- A literatura de Cordel é muito comum em uma região brasileira. Que região é essa?
4 Quais os temas podem ser tratados na literatura de cordel?
5- O que é uma xilogravura?


Enviar para:
esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br até o dia 22/05/2020

Eletiva Redação Enem - Professora Gabriella

Boa tarde,

Escolher um tema e produzir uma redação no padrão Enem. Entregar via e-mail para professora.gabriella@gmail.com

Abaixo, link para consulta.

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2019-estudantes-nota-1000-dao-dicas-para-redacao/347658.html

https://www.imaginie.com.br/temas-de-redacao/

Até mais,

Professora Gabriella.

Professora Gabriella - Tecnologia 1º F

Boa tarde,

segue link, para vocês acessarem e responderem.
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDC4ZkAdov3FBu2KGXH9CLndUNzNPTEc2VUhNUE4yNllBRVJSTThPVVFIQi4u

Até mais,

Professora Gabriella.

COMUNICADO PARA 7º ANO C PROF. LUCIANA ED.FÍSICA.

BOA TARDE.


Galerinha do 7°ano C, estamos na reta final do 1°  bimestre.
Tem aluno que não entregou nenhuma atividade, preciso dessas atividades até dia 21/05 depois dessa data não irei aceitar nenhum trabalho. 
 Dia 26/05 preciso de fechar as notas.
Entenda que atividades vai contar presença e nota do bimestre, então vamos agilizando qualquer duvida só deixar mensagem no watsp: 9989404-58
Entrega do trabalho pelo e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br

  • Bom final de semana .
  • Obrigada pela compreensão. 

Eletiva - Arte na História (alguns alunos 2B,C,E - lista em anexo)

Olá

Segue atividade de Eletiva:

ARTE NA HISTÓRIA

Turma:
2º B - Everton Silva, Giovanna Paula, Kemellu Beatriz, Lizbeth, Matheus do Carmo, Matheus Henrique, Mayra, Nataly, Vitória Caroline Pereira, Wagner Almeida,
2º C - Ana Betariz Santos, Angel, Bruna Cristina, Caue Araujo, Emily Alves, Gabriel Ribeiro, João Vitor, José Bladimir, Kaylany Alyce, Laura, Naomy, Natalia Maria, Oscar, Vitor Hugo Ribeiro
2º E - Alex Gabriel, Alex Silva,Ana Beatriz,Daniel, Danilo Mendes, Enzo Bettini,
3ºB Natan Santos, Richar, Thais, Vitor Gabriel, Vitória Cristina, Wagner Bruno, Wesley Silva



A Arte na História é muito vasta e complexa, pois acompanha todo o desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, ela está dividida em vários períodos, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana. Alguns historiadores entendem que a História da Arte, desde a Pré História até os nossos dias, traduz a própria história da humanidade, isto é, revela o processo de autocompreensão humana.
Um dos temas iniciais em história da arte, por exemplo, é “A Arte na Pré-História”, período no qual podem ser colhidas informações sobre os sistemas simbólicos desenvolvidos pelos homens primitivos, suas técnicas (como a arte rupestre) e os principais lugares do mundo onde esse tipo de arte pode ser encontrado atualmente.

Assista ao vídeo:

Responda:
1- Como eram chamadas as pinturas feitas nas cavernas pelos povos da pré história?
2- Quais as técnicas utilizadas pelos povos da pré história nas "produções artísticas"?
3- Qual a importância da arte da pré história? Quais evidências eles podem trazer sobre o comportamento desses povos?

Enviar até o dia 22/05/2020
email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Eletiva - Quadrinhos - HQ - Ensino Médio ( alguns alunos do 2 B, E e 3A - lista em anexo)

Olá Segue atividade referente à eletiva:

Quadrinhos

Alunos:
2º B - Ana Luiza, Camila Eduarda
2º E - Evandro Marques, Fabricio, Jéssica Marques, João Pedro, Kaiky Lopes, Leandro F. Livia, Maryane, Mateus Domingos, Thyfane, Vinicius da Silva, Vitória Noroes
3ºA - Amanda Mariano, Brenda, Bruno Bonifácio, Deborah, Diego, Douglas, Edson, Erik, Jenifer Conceição, Jonathan Gabriel, Julia dos Santos, Luiz Henrique, Marcella, Michael Douglas, Nathan, Otavio, Rafael Barbosa, Raphael Silva, Rosa, Sergio Ferreira, Sergio Murilo


Assista ao vídeo e responda às questões:

https://www.youtube.com/watch?v=TNFZdtEZQH0

1- O que é o gênero HQ?
2- Quais os objetivos de uma HQ?
3- Para que servem os "balões" numa HQ? Quais os tipos?
4- O que são onomatopeias?
5- De que forma uma HQ pode contribuir no estímulo à leitura?4


Encaminhar para o email:
esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br


3ºD - Geografia - Profª Ester

Segue atividade de Geografia - 15/05/2020


Países do Norte x Sul


Regionalização que utiliza um critério econômico dividindo o mundo em duas porções: Países do Norte (desenvolvidos) e Países do Sul ( subdesenvolvidos). Vale lembrar que no grupo dos países subdesenvolvidos temos os Emergentes: Industrializados porém com muitos problemas sociais.


Segue Link para vídeo aula.

Norte x Sul


REGIONALIZAÇÃO NORTE X SUL


regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo.
Nessa antiga divisão, o 1º mundo era composto pelas nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o 2º mundo era composto pelas nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam pelo alto grau de estatização de sua economia; já o 3º mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, em especial aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.
Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.
Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.
Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul. Entretanto, conforme podemos observar no mapa abaixo, essa divisão não representa a divisão do mundo conforme o ordenamento cartográfico dos hemisférios norte e sul.
Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.
Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
mundoeducacao.uol.com.br

Responda:
1- O que é a regionalização norte x sul?
2- O que são países emergentes?
3- Por que a linha do Equador não é uma referência para a regionalização Norte X Sul?
4- O que são BRICs? Quais os objetivos desse grupo?


Entregar as questões até dia 29/05/2020
esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br