terça-feira, 16 de junho de 2020

  Prof. Sandro R. Espinoli                    Série: 8°B e 8°C
  Matéria: Língua Portuguesa


Prezados alunos,

   Leia atentamente o texto a seguir, escrito por Luis Fernado Verissimo, e responda às questões abaixo.


A BOLA

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. U número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal” Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, á procura de alguma coisa.

 - Como é que liga?_ Perguntou.

 - Como, como é que liga? Não se liga. 

  O garoto procurou dentro do papel de embrulho.

 - Não tem manual de instrução? 

  O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

 - Não precisa manual de instrução.

 - O que é que ela faz? 

- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.

 - O quê?

 - Controla, chuta... 

- Ah, então é uma bola.

- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê? 

- Nada, não.

   O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

   O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto. 

- Filho, olha.



   O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e o cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.


                                                                       Atividades



1) O primeiro parágrafo do texto compara a primeira bola do pai, que ele ganhara de presente na infância, com a bola que ele comprou para seu filho. Quais as principais diferenças entre esses dois objetos?
2) O que teria levado o menino a fazer perguntas como "Como é que liga?", "Não tem manual de instrução?" ou "O que ela faz?" Será que, há alguns anos, os brinquedos propiciavam esse tipo de pergunta?
3) Observe o seguinte fragmento do texto: "O garoto agradeceu, disse 'Legal' de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova ao lado, manejando os controles de um videogame". A reação do menino, ao receber o presente evidenciou empolgação? Por quê

4) Imagine uma possível reação caso o menino tivesse, de fato, gostado bastante do presente.

5) Você sabe o que significam as expressões "Monster ball" e "blip"?

6) No antepenúltimo parágrafo do texto, o pai faz uma outra tentativa para cativar a atenção do filho. O que ele fez? Ele obteve sucesso? Qual a frase do texto que evidencia a reação do menino?
7) Observe a seguinte frase do texto: "- Como é que liga? - perguntou." Por que o autor utilizou o travessão neste e em outros trechos do texto?
8) Em que momento o autor utilizou (")? Por quê?
9) Por que no fragmento "Controla, chuta..." o autor utilizou reticências?
10) O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique:
11) O texto "A Bola" é um texto narrativo. Por quê?
12) Em relação ao enredo, responda:
a) Qual é a situação inicial do texto?
b) Qual é a complicação?
c) Qual é a dinâmica de ações dos personagens?
d) Qual é a resolução encontrada?
e) Qual é a solução final?
13) Qual é o ambiente, ou seja, o espaço onde a história se desenvolve? Justifique com trechos do texto.
Enviar as resposta para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Data da próxima postagem 16 de junho de 2020.








6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Sujeito Simples:



Sujeito Composto:







Professora Maria Cristina -Projeto de Vida - 6 anos


Olá queridos alunos, vocês estão bem?
Apesar da abertura do comércio acontecer , cuidem-se! Saiam apenas o necessário! E se não puderem evitar, cuidem-se, OK?

Tarefa da semana-Pense e refletir sobre :Sabendo que a curva da Pandemia ainda não parou de crescer o que você pensa sobre  a  postura das pessoas( filas nas portas do shopping)  com a abertura gradual do comércio 

Envie a sua atividade para o email: cristinamcma75@gmail.com


Professora Maria Cristina - Eletiva- Reciclagem e Revitalização 6 e 7 séries


Olá queridos alunos, vocês estão bem?
Apesar da abertura do comércio acontecer , cuidem-se! Saiam apenas o necessário! E se não puderem evitar, cuidem-se, OK?

Tarefa da semana- Caderno do aluno - 2 Trimestre

 Pesquise imagens da região do Brás sobre o lixo deixado no final do dia!

Tarefa da Semana:Quais são as consequências deixadas pelo lixo nessa região?  Como mudar essa situação? O que falta para que as pessoas possam se conscientizar verdadeiramente? Pense em uma ação concreta!


Envie a sua atividade para o email: cristinamcma75@gmail.com














professora Maria Cristina - Química 3A,3B,3C,3D


 Olá queridos alunos, vocês estão bem?
Apesar da abertura do comércio acontecer , cuidem-se! Saiam apenas o necessário! E se não puderem evitar, cuidem-se, OK?

Tarefa da semana- Caderno do aluno - 2 Trimestre
  
Envie a sua atividade para o email: cristinamcma75@gmail.com