Prof. Sandro R. Espinoli Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa
Prezados alunos,
Leia atentamente o texto a seguir, escrito por Luis Fernado Verissimo, e responda às questões abaixo.
A BOLA
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. U número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal” Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, á procura de alguma coisa.
- Como é que liga?_ Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.
O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e o cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.
Atividades
1) O primeiro parágrafo do texto compara a primeira
bola do pai, que ele ganhara de presente na infância, com a bola que ele
comprou para seu filho. Quais as principais diferenças entre esses dois
objetos?
2) O que teria levado o menino a fazer perguntas
como "Como é que liga?", "Não tem manual de instrução?" ou
"O que ela faz?" Será que, há alguns anos, os brinquedos propiciavam
esse tipo de pergunta?
3) Observe o seguinte fragmento do texto: "O
garoto agradeceu, disse 'Legal' de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na
frente da tevê, com a bola nova ao lado, manejando os controles de um
videogame". A reação do menino, ao receber o presente evidenciou
empolgação? Por quê
4) Imagine uma possível reação caso o menino
tivesse, de fato, gostado bastante do presente.
5) Você sabe o que significam as expressões
"Monster ball" e "blip"?
6) No antepenúltimo parágrafo do texto, o pai faz
uma outra tentativa para cativar a atenção do filho. O que ele fez? Ele obteve
sucesso? Qual a frase do texto que evidencia a reação do menino?
7) Observe a seguinte frase do texto: "- Como
é que liga? - perguntou." Por que o autor utilizou o travessão neste e em
outros trechos do texto?
8) Em que momento o autor utilizou (")? Por
quê?
9) Por que no fragmento "Controla,
chuta..." o autor utilizou reticências?
10) O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa?
Justifique:
11) O texto "A Bola" é um texto
narrativo. Por quê?
12) Em relação ao enredo, responda:
a) Qual é a situação inicial do texto?
b) Qual é a complicação?
c) Qual é a dinâmica de ações dos personagens?
d) Qual é a resolução encontrada?
e) Qual é a solução final?
13) Qual é o ambiente, ou seja, o espaço onde a
história se desenvolve? Justifique com trechos do texto.
Enviar as resposta para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Data da próxima postagem 16 de junho de 2020.