quarta-feira, 17 de junho de 2020

6º ano C (Português – Clayton)



EXERCÍCIOS

1)      Identifique o sujeito simples e i sujeito composto nas frases a seguir.

a)      Deus é perfeito!
R: Sujeito _______________________

b)      As vacas brancas e os touros pretos pastavam.
 R: Sujeito _______________________

c)       Fome e desidratação são agravantes das doenças daquele povo.
R: Sujeito _______________________

d)      Os jornais noticiaram o fato.
R: Sujeito _______________________

e)      A turma já foi embora.
R: Sujeito _______________________

f)       Alguém gostaria de ler o texto?
R: Sujeito _______________________

g)      João e seus amigos jogaram futebol a tarde inteira.
R: Sujeito _______________________

h)      Doces e frituras prejudicam a saúde.
R: Sujeito _______________________

i)        Os nossos celulares foram roubados.
R: Sujeito _______________________

j)        O amar e o adorar são semelhantes.
R: Sujeito _______________________

terça-feira, 16 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 17/06/2020


Equipe Gestora
2020

Atividade - 3o D - retomada de conteúdo - 1o bimestre


Atividade de retomada de conteúdo - Arte – 1º BIMESTRE – 3º ano do Ensino Médio - 
Profª Daniela Renzo

- ESCREVA UM TEXTO ÚNICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COTIDIANO. NO DECORRER DA SUA REDAÇÃO, VOCÊ DEVERÁ RESSALTAR OS SEGUINTES TÓPICOS:

- Definição de Música (o que é Música para você?)
- Como a Música está presente em nosso cotidiano?
- O que é trilha sonora e qual a sua importância em filmes, animações, jogos etc.?

Obs: FAÇA ESSE TEXTO PENSANDO MINIMAMENTE NOS TÓPICOS CITADOS ACIMA, ALÉM DELES, VOCÊ TAMBÉM TEM A TOTAL LIBERDADE PARA ESCREVER SOBRE O QUE PENSA E SENTE SOBRE A MÚSICA.

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS PREFERENCIALMENTE NO

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR A ATIVIDADE NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade 9o ano - Arte - Retomada de conteúdo - 1o bimestre


Atividade 9º ANO – Arte – Retomada de conteúdo – 1º BIMESTRE  Profª Daniela Renzo


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I

ATIVIDADE 1
Há várias matrizes que influenciaram a construção da identidade da música popular brasileira e estrangeira, também encontramos diferença entre gênero e estilo musical. Podemos ressaltar valores culturais passados de geração em geração, por meio dos conceitos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial a fim de despertar o reconhecimento de sua identidade cultural, a valorização e a preservação do patrimônio musical.
Responda às questões abaixo DE MANEIRA COMPLETA e realize uma atividade investigativa com seus familiares (pais, avós, tios etc.), para descobrir quais foram os cantores e canções (brasileiros e estrangeiros) apreciados por eles e quais estavam em evidência no ano em que nasceram.

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES

1. O que são usos, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
2. O que é um gênero musical?
3. Você sabe o que é estilo musical?
4. Você sabe a diferença entre estilo e gênero musical?
5. O que você entende por Música Popular?
6. Você conhece gêneros de música popular brasileira? Cite alguns.
7. Você conhece gêneros de música popular estrangeira? Cite alguns.
8. Comente como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
9. O que você entendeu sobre contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.
10. Você se lembra de artistas da Música Popular Brasileira?
11. Você se lembra de artistas da Música Popular estrangeira?
12. De que forma as matrizes africanas, indígenas e europeias influenciaram a construção da música popular brasileira?
14. Você conhece alguma música que apresente referências de matrizes indígenas, africanas ou europeias? Quais?
15. Como é possível identificar estas referências?

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com colocando nome, número e série (não esquecer, isso é importante)

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.


atividade 8o ano - Arte - Retomada de conteúdo - 1o bimestre


Atividade 8º ANO – Arte – Retomada de conteúdo – Profª Daniela Renzo


Situação de Aprendizagem II

Atividade 1

Você sabe que há diferentes usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira? Como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética? É importante saber que produzimos música quando cantamos, batucamos acompanhando ritmicamente uma música conhecida, assoviamos etc. O acesso às produções musicais pode ocorrer por meio das tradições familiares, aparelhos celulares, rádios, internet e/ou influenciados por outras pessoas, como parentes, amigos, youtubers, comunidade.

Reflita sobre isso e responda às seguintes questões:

1. Para que serve a música? Todas as músicas têm a mesma função?
2. Quando alguém compõe uma música, existe um objetivo específico para essa composição?
 3. Em quais momentos da vida o uso da música é necessário?
4. Existem momentos especiais onde as músicas são imprescindíveis?
5. Será que isso também ocorre com músicas indígenas e africanas?
 6. Como a música chega até você?
7. Você já assistiu a apresentações de música “ao vivo”? Onde?
8. Quais outros lugares podem sediar um acontecimento musical?
9. Existe alguma tradição musical em sua casa?
10. Quais tipos de músicas você e sua família ouvem?
11. Você consegue identificar a influência de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras em uma música?
12. Dê exemplos de músicas que você conhece e que receberam essas influências.

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO
E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com colocando nome, número e série (não esquecer, isso é importante)

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade 7o ano - Arte - Retomada de conteúdo 1o bimestre


Atividade 7º ANO – Arte – Retomada de conteúdo – 1º BIMESTRE  Profª Daniela Renzo

MÚSICA - Procure em sua memória, lembranças sobre trilhas sonoras de filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de aparelhos smartphones, etc.

RESPONDA AS QUESTÕES COLOCADAS ABAIXO

Pág 141 e 142 – Caderno do aluno

Você já teve a oportunidade de ouvir ou presenciar uma apresentação de Orquestra Sinfônica ou Canto Coral?

Qual foi a apresentação que você ouviu / presenciou? (Orquestra Sinfônica ou Canto Coral)

Onde você ouviu / presenciou esta apresentação?

Você se lembra do sentimento ou sensação que esta apresentação lhe causou?
Sim OU Não?

Após a conclusão desta primeira etapa, responda às questões a seguir:

1. O que é um gênero musical?
2. O que é música clássica?
3. O que é canto coral?
4. Existem diferentes gêneros de música clássica e de canto coral? Quais?
5. O que você entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.
 6. Como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética?
7. O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
8. Quais tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais



ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS PREFERENCIALMENTE NO

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.


Atividade 6º ANO – Arte – Retomada de conteúdo – 1º BIMESTRE


Atividade 6º ANO – Arte  - Profª Daniela Renzo

Retomada de conteúdo – 1º BIMESTRE 

A música está presente na vida de todos os jovens, e gêneros como o rap, o funk, o pop e o rock estão entre os mais apreciados, seja por identificação, ou pelo gosto musical. Porém, este é o momento para investigar, conhecer e estudar outros gêneros musicais que podem ainda não fazer parte de seu cotidiano. Vamos então conhecer um pouquinho mais sobre Música?

RESPONDA AS QUESTÕES COLOCADAS ABAIXO


Situação de aprendizagem I

Atividade 1  - Questões de 1 a 6 APENAS

1. Na sua opinião, para que serve a música?
2. A música tem uma função específica?
3. Relacione uma música com uma situação no tempo e no espaço.
4. Com que frequência você ouve música?
 5. O que é um gênero musical?
6. Quais gêneros musicais você conhece?

Caderno do aluno – retiradas das Págs 122 e 123

Situação de Aprendizagem II

Atividade 1 – Reflita e responda

É fato que a música nos acompanha por toda a vida. Ela está presente nos brinquedos, danças e brincadeiras, dentro do carro e no transporte público, nas festas, cerimônias (casamento, religiosas, solenidades etc.), no elevador, no caminhão do gás, no canto dos pássaros. Ouvimos quando estamos felizes, tristes, com sono, para acordar, nos exercitando, comendo, limpando a casa, estudando, enfim, em praticamente todos os momentos possíveis. Um mesmo local pode ser utilizado de muitas formas: como lugar de aprendizagem, cerimônia, comemoração, ensaios, reflexão ou apresentação musical, por exemplo. Hoje, a rua faz parte dos meios e equipamentos de escuta, apresentação, apreciação e circulação musical, sendo que, as razões e funções para o uso desse espaço depende da necessidade e intenção de quem os utiliza.

1. Em que medida a música está presente na sua vida?
2. Você lembra onde estava quando ouviu música pela primeira vez?
3. Onde você estava quando ouviu música pela última vez?
4. Onde normalmente você ouve música?
5. Existe um lugar específico para se ouvir música?
 6. Você já assistiu uma apresentação musical “ao vivo”? Onde?
7. Você conhece algum músico ou grupo que se apresenta na rua? Qual?
8. Você sabe o que é uma banda marcial? Onde você acha que ela pode se apresentar?
9. Você se lembra de ter participado de algum tipo de festa, cerimônia ou manifestação cultural em que a música estivesse presente? Onde?
10. Você utiliza a internet para ouvir música? Quais plataformas?
11. Existe um tipo de música “certa” para cada lugar e ocasião?
12. Quais os diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você conhece?
13. Costuma frequentar programas de auditório?
14. Costuma frequentar teatro, sala de concertos?
 15. Costuma apreciar shows musicais em estádios, praças, ruas etc.?

ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS PREFERENCIALMENTE NO

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.