quarta-feira, 1 de julho de 2020

MATEMÁTICA - 9 ano A e B - Professora Juliana

Bom dia,

A partir da próxima semana, entregas de atividades apenas via Classroom, então, comecem a ativar o e-mail institucional de vocês, que pode ser encontrado no site https://sed.educacao.sp.gov.br

Qualquer dúvida, peço que assistam esses vídeos:








Segue abaixo as atividades dessa semana, para serem entregues até 03/06 via e-mail ou Classroom.




Para qualquer dúvida basta assistirem as vídeo aulas abaixo:








Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa           Série: 8°B - 8°C



ATIVIDADE VALENDO NOTA PARA O 2° BIMESTRE

e-mail: espinoli2020@bol.com.br



                                                      A lebre e a tartaruga

 A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais.
  Até o dia em que encontrou a tartaruga. 
 – Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.  
A lebre caiu na gargalhada.  
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa! 
 – Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga. 
 – É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.  
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada
 para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. 
A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.  "Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.  
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou.  
Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.  
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. 
 Quando dizia que era o animal mais veloz, todos a lembravam de uma certa tartaruga... 
 Esopo  
Moral da história: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente




                                                             Exercícios

O texto que você acabou de ler é uma fábula. A partir da leitura do texto respondam as seguintes questões.

1. Quais são os personagens? O que os caracteriza? 

 2. As personagens emitem opiniões no texto. Identifique essas opiniões.  

3. Por que a lebre não viu a ultrapassagem da tartaruga?  

4. Qual a ideia expressa pelo termo grifado em “Quando dizia que era o animal mais veloz, todos a lembravam de uma certa tartaruga”?  

5. Diga o que diferencia a expressão grifada – Quando – e a expressão “No dia seguinte” (3° Parágrafo). 



PRÓXIMA POSTAGEM - 2 DE JULHO DE 2020  (AMANHÃ)

2BCE3B - Eletiva - Arte na História - Prof. Patrick

Olá alunos:




Paleolítico
Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.
Este período é conhecido como  Idade da Pedra Lascada, pois os homens lascavam a pedra, batendo uma na outra para criar uma lâmina rudimentar para cortar ou raspar e produzir ferramentas e instrumentos de trabalho como machado e faca. Usavam ainda ossos e dentes de animais.
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carnes de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, a  imagem deles vivendo em cavernas decorre do fato de que as cavernas são onde a preponderância de artefatos foi encontrada nas culturas europeias da Idade da Pedra, era mais provável que as cavernas fossem locais de reuniões religiosas ou abrigos temporários, e não os locais de residência dos chamados "homens das cavernas". Em locais mais quentes, copas de árvores serviam como locais de habitação.
Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, proteção e cozimento de alimentos, mas tais habilidades somente se fizeram sentir no período final do Paleolítico.
Além disso, nesse período, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos. Roupas criadas a partir de peles de animais também foram confeccionadas a partir desse período.
Teve início também a produção artística dos seres humanos, principalmente através das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas, muitas encontradas em cavernas.
O termo Paleolítico foi criado, em 1865, por John Lubbock, um entusiasta da arqueologia que o cunhou com base em duas palavras gregas: palaios, que significa “antigo”, lithos, que significa “pedra”. Assim, a junção das duas palavras gregas deu origem ao terno “paleolítico”, podendo ser interpretado como Idade da Pedra.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar em busca da sobrevivência.



Neolítico
Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.000 a.C. e 4.000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou ainda Idade da Pedra Polida.
No Neolítico as ações humanas sobrea natureza se fizeram mais presente, pois os artefatos construídos a partir de pedras polidas dava maior precisão ao corte dos instrumentos de caça, pesca e também de utilização diária. A maior parte dos produtos era feita de sílex ou quartzo, mas também de ossos de animais e marfim, chegando ao final do período ao desenvolvimento de artefatos de metal.
Podemos considerar dois marcos divisórios importantes entre os períodos Paleolítico e o Neolítico , que são  confecção dos produtos polidos e também a Revolução Agrícola
A Revolução Agrícola do Neolítico foi um longo processo de desenvolvimento da agricultura por parte das pessoas que viveram nessa época. Essa revolução compreendeu a capacidade de perceber os fenômenos naturais, elaborando teorias iniciais de causa/efeito, principalmente a partir da observação de alguns fenômenos, como a germinação.
Não houve também uma mudança brusca de passagem da fase caça/coleta para a agricultura, havendo uma simultaneidade entre ambas as práticas. Mas uma das principais mudanças da Revolução Agrícola do Neolítico foi o começo da sedentarizarão das pessoas em locais determinados para a espera do processo de produção dos alimentos, compreendendo o preparo do solo, a semeadura e a colheita.
Os impactos nas organizações sociais ocorreram principalmente na divisão do trabalho, de acordo com os sexos e com a necessidade de guardar os alimentos, o que ocasionou o desenvolvimento da cerâmica e da domesticação dos animais. Embriões de organizações de clãs, as grandes famílias, surgiram no período.
Habitações foram sendo construídas próximas umas às outras para auxiliar na defesa contra grupos humanos rivais. Muros e cercas de proteção foram criados, sendo ainda desenvolvidas técnicas mais avançadas de agricultura, aumentando aos poucos os excedentes agrícolas. Seleções de espécies vegetais e animais foram também realizadas, o que auxiliou o aumento populacional. Novos meios de transportes também foram desenvolvidos, como barcos, jangadas e botes, o que possibilitava a pesca em rios, lagos e mares.
Por volta de 6.000 e 5.000 a.C. o metal começou a ser empregado em algumas aldeias. Inicialmente, passou-se a produzir o cobre e posteriormente o ferro. Com isso, desenvolveu-se uma rústica prática de siderurgia, impulsionando o desenvolvimento da prática do artesanato e a facilitação da prática da agricultura. A defesa contra grupos opositores também ganhou força com as novas armas desenvolvidas a partir dos metais.
Não há como estipular uma data precisa para o fim do Neolítico, já que muitas das caraterísticas do período até tempos recentes ainda eram verificadas. Mesmo a adoção da escrita como possível marco divisor gera controvérsias, pois coloca a invenção da escrita como uma causa de mudanças socioeconômicas, quando possivelmente teria sido uma consequência de longos processos históricos.

ATIVIDADES
1) O que significam os termos Paleolítico e Neolítico?
2) Em quais tempos  da Pré-história ocorreram os períodos Paleolítico e Neolítico?
3) Cite algumas características do Período Paleolítico.
4) Os homens do Paleolítico tinham residência fixa em cavernas? Por quê? E qual a razão de
     serem conhecidos como “Homem das Cavernas”?
5) Cite alguns fatos que caracterizam o período Neolítico.
6) Por que se diz que a Revolução Agrícola levou o homem a entender melhor os fenômenos
     da natureza?
7) Qual a principal razão do homem do neolítico tornar-se sedentário?
8) Em que período pré-histórico, como e por que aconteceu o desenvolvimento da cerâmica?
9) Em seu modo de ver a descoberta do fogo teve alguma importância para o desenvolvimento
    do  homem?

10)Responda as afirmações abaixo colocando a letra (P) para período Paleolítico e (N) para
    Neolítico:
(     ) Início da pré-história antes de 10.000 a.C.
(     ) Entre 10.000 a.C. e4.000 a.C.
(     ) Meios de transporte mais desenvolvidos.
(     ) Descoberta  do fogo.
(     ) Organizações sociais mais aprimoradas.
(     ) Caça, pesca e coleta.
(     ) Agricultura rudimentar.
(     ) Nomadismo.
(     ) Sedentarizarão.

Enviar para: patrickmaciel@prof.educacao.sp.gov.br

Entregar até: 10/07/2020

1°F PORT. PROF TALI -CLASSICISMO

Renascimento: Características e Contexto Histórico O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações estruturais da sociedade, resultou na reformulação total da vida medieval, dando início à Idade Moderna ( acabou idade média, iniciou a idade moderna) , no qual a ITÁLIA enriquece com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas
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Cultura Renascentista A cultura renascentista teve quatro características marcantes, a saber: Racionalismo - os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Experimentalismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica. Individualismo - nasceu da necessidade do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo. Antropocentrismo - colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo. _______________________________________________________________________ O Humanismo Renascentista: O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na Itália em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. O pensamento humanista provocou uma reforma no ensino das universidades, com a introdução de disciplinas como poesia, história e filosofia. Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão. O estudo dos textos antigos despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Renascimento Literário O Renascimento deu origem a grandes gênios da literatura, entre eles: Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia". Maquiavel: autor de "O Príncipe", obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores da época. Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas. Escreveu comédias e tragédias, como "Romeu e Julieta", "Macbeth", "A Megera Domada", "Otelo" e várias outras. Miguel de Cervantes: autor espanhol da obra "Dom Quixote", uma crítica contundente da cavalaria medieval. Luís de Camões: teve destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema épico "Os Lusíadas" Classicismo O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista. O Nascimento de Vênus (1484-1486), de Sandro Botticelli é umas das obras mais emblemáticas do Renascimento italiano Contexto Histórico Na idade Média, período que durou dez séculos (V ao XV), o principal atributo da sociedade era a religião. Esse momento esteve marcado pelo teocentrismo, cujo lema eram os dogmas e preceitos da Igreja Católica, que cada vez mais adquiria fiéis. Assim, pessoas que estivessem contra ou questionassem esses dogmas, eram excomungados, além de sofrer alijamento da sociedade, ou em último caso, a morte. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O humanismo, que surgiu a partir do século XV na Europa, começou a questionar diversas questões uma vez que o cientificismo despontava. Muitos estudiosos foram capazes de propor novas formas de análise do mundo e da vida, que estivessem além do divino. Ou seja, apresentavam questões baseadas na racionalidade humana e no antropocentrismo (homem no centro do mundo).

Os marcos desta época, por grandes transformações e descobertas históricas, veja:
as Grandes Navegações; a Reforma Protestante (que levou a uma crise religiosa) encabeçada por Martinho Lutero; a invenção da Imprensa pelo alemão Gutenberg; o fim do sistema feudal (início do capitalismo); o cientificismo de Copérnico e Galileu. Foi nesse contexto que as pessoas buscavam novas expressões artísticas pautadas no equilíbrio clássico. Assim, surgiu o renascimento cultural, período de grandes transformações artísticas, culturais, políticas e que espalhou-se por todo o continente europeu. GRANDE ÍCONE DA LITERATURA CLASSICISTA FOI CAMÕES: Apesar de outros poetas dessa época, foi a partir de Luís de Camões, um dos maiores poetas portugueses e da literatura mundial, que a literatura portuguesa ganha notoriedade no classicismo.O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580. Esse é o ano da morte de Camões e também da União das Coroas Ibéricas, aliança estabelecida até 1640 entre Espanha e Portugal. Obs: No Brasil, esse período literário ficou conhecido como Quinhentismo As principais características do classicismo são: Antiguidade clássica Antropocentrismo Humanismo Universalismo Racionalismo Cientificismo Paganismo Objetividade Equilíbrio Harmonia Rigor formal Mitologia greco-romana Ideal platônico e de beleza Veja abaixo ilustrações referênte esta época: 1-Grande referência nesta época "O Nascimento de Vênus" (1484-1486), de Sandro Botticelli é umas das obras mais emblemáticas do Renascimento italiano






2 e 3 - obras de Leonardo da Vinci sendo elas: "Homem Vitruviano" (1590), e na sequência a "Monalisa".




MATERIAL DE APOIO:













Referências CEREJA,William, VIANNA, DAMIEM, Portugês Contemporâneo. www.todamateria.com.br/classicismo/

Prof. José Luis - Geografia - 9º Anos A e B - 2º Bimestre

Boa tarde Estudantes...


- Pesquise sobre o "FÓRUM SOCIAL MUNDIAL" e responda as questões:

- 1) Um outro mundo é possível?

- 2) Identifique as ações solidárias propostas nas discussões do fórum social?

- 3) Quais os objetivos do fórum social mundial?

- 4) o que é um fórum social?


- Entrega dia 8 de julho

porto_2170@yahoo.com.br

Prof. José Luis - Geografia - 2º Anos A, B, C e D - 2º Bimestre

Boa tarde Estudantes...


- Consumo de agrotóxicos no Brasil.

- Exercicios da página 66 e 67


- Entrega dia 8 de julho

porto_2170@yahoo.com.br

Prof. José Luis - Geografia - 1º Anos A, B, C, D, E e F - 2º Bimestre

Boa tarde Estudantes..

- Fazer pesquisa e construção de mapa.

- Exercícios da página 61

- Entrega dia 8 de julho

porto_2170@yahoo.com.br