- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 10 de julho de 2020
ATIVIDADE GEOGRAFIA 3°D PROFESSOR RODRIGO LANÇA.
CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES?
a) Dialogue com os seus familiares sobre as origens e consequências desses conflitos em
diferentes regiões.
Registre em seu caderno os resultados do diálogo.
ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM.
Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de
Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir:
A Teoria do Choque de Civilizações
A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema político-econômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos
das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas
análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político
Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada
na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no Pós-Guerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos,
baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural.
Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”,
fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo,
visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma
rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual,
e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por
exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural).
Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2019.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...