segunda-feira, 13 de julho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Correção da atividade de 07/07/2020

Devolutiva de: terça-feira, 7 de julho de 2020 (Copiem as respostas no caderno, tirem fotos e me enviem!)

Você falou do gênero Relato Pessoal?
Do que se trata?
Quais características e elementos esse texto tem?

Exemplo de relato pessoal
Texto 1
“Quando eu era pequena, minha mãe adorava comprar chuchu fazia bem, mas eu dizia:
“Mãe, chuchu não tem gosto, parece água!”.
Mesmo assim, ela cozinhava o chuchu, temperava e colocava na salada com batata e cenoura. Até que um dia, a vizinha deu a ela uma receita de bolinho de chuchu.
Mamãe fez o bolinho e eu passei a adorar chuchu.
Lucy Cavalhar
a)      Você acabou de ler o relato de Lia, uma menina de 11 anos. Qual é o assunto principal do texto?
R: Chuchu



b)      Você acha que Lia passou realmente a gostar de chuchu?
R: Na verdade, não foi bem do chuchu que a personagem passou a gostar, pois ao contrário de uma salada de chuchu, na receita de bolinho, há ovos, farinha, além de ser frito, como a maioria das receitas de bolinho.

c)       Lia relata que chuchu não tem gosto e parece água. E qual sua opinião sobre chuchu? Por quê?
R: Resposta pessoal

d)      Qual o tempo de modo verbais predominantes no texto?
R: Pretérito do indicativo


Texto 2
Relato pessoal de Sarith Anischa

               Meu nome é: Sarith Anischa, tenho 34 anos, nascida e residente na cidade de São Paulo.  A minha história com basquete começou faz tempo, eu tinha 10 anos, treinava com meu tio, meu pai era jogador profissional, então fui incentivada por ele, eu falo que eu nasci na quadra, ele me levava desde pequenininha pra assisti-lo e eu gostava bastante. Joguei de forma amadora até os 18 anos, quando eu parei, mesmo assim não fiquei distante do basquete, virei técnica, um período depois, foi uma experiência fantástica, era uma mulher na beira da quadra com um time masculino adulto, foi bem diferente e aí passou um tempo e a gente desistiu do time e eu fiquei distante do basquete até os meus 30 anos, quando houve a oportunidade de começar um projeto em Pirituba. Nós não tínhamos nenhum subsídio em ajuda financeira de nenhum lugar, nem bola, nem aluno. Foi do nada que a gente começou, hoje nós temos mais de 70 alunos, várias bolas, porque fomos ganhando com o passar do tempo, meu time foi desenvolvendo, ganhamos alguns campeonatos: a “Liga Nescau”, ganhamos em receber a série prata e o basquete também me trouxe as alegrias pessoais, não só as alegrias em grupo. Hoje eu escrevo para o“Área Restritiva”, já lancei um E-book sobre o basquete, esse posicionamento da mulher, eu participo com alguns textos em alguns livros da área e luto pelo desenvolvimento do basquete em alguns projetos, então o basquete me trouxe o viés de ser uma pessoa melhor, trabalhar em grupo, estar em grupo e ser uma pessoa que consegue entender que a gente sempre pode alcançar o nosso sonho se a gente persistir. É uma situação que era inimaginável que eu chegasse a esse ponto e hoje eu consigo colher frutos de um sonho. Não desistir foi uma coisa que fez que eu permanecesse nisso e hoje eu consigo sorrir, pensando na minha história.

Atividade 2 – Análise Textual

a)      Você acabou de ler o relato de Sarith, uma empresária, professora de 34 anos. Qual é o assunto principal no texto?
R: Sua carreira e jornada no basquetebol.


b)      Quando e porquê Sarith começou a se interessar pelo basquetebol?
R:  Com 10 anos de idade quando ela treinava com o tio e era incentivada pelo pai, indo aos jogos com ele.

c)       Ela enfrentou algumas dificuldades antes de ter algum sucesso com o time. Quais foram?
R: Não tinha ajuda financeira (patrocinador ou subsídio), nem bola, nem aluno. Tudo era ainda um sonho.

d)      Além do basquetebol, a Sarith fez e faz outras coisas? O quê?
R: Escreve para o Área Restritiva e lançou um e-book falando sobre o posicionamento da mulher no basquete. Participa com alguns textos de basquete para livros na área.

Conhecendo a autora
               Sarith Anischa, 34 anos, psicóloga, professora, gestora do time Pirituba Basquetebol, desenvolvedora de conteúdo esportivo e ativista em prol do desenvolvimento do basquetebol e da mulher.

Interação:

Você curte basquetebol ou outro esporte?

Conseguiu coletar alguma informação no relato pessoal?

Conceituando
               O Relato Pessoal é um gênero textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa.
               Algumas vezes, é possível sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
               Além de narrativo (possui elementos da narrativa), o relato pessoal pode ser descritivo (apresenta local, personagens e objetos).
               De acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal.

Caracteristicas do Relato Pessoal:
As principais características do Relato Pessoal são:
- Textos narrados em primeira pessoa,
- Verbos no presente e em grande parte no pretérito (passado),
- Caráter subjetivo,
- Experiências pessoais,
- Presença de emissor e receptor.

Atividade 3 - Sondagem
a)      Qual relato pessoal você achou mais simples de entender (texto 1 ou texto 2)? Por quê?
R: Resposta pessoal.


b)      Qual relato contém mais informações e elementos que aproxima o leitor do emissor?
R: Resposta pessoal.
O relato 2 tem mais detalhes, traça a trajetória de vida da autora e possivelmente aproxima mais o ouvinte.

c)       Qual a linguagem utilizada em cada texto (formal ou informal)?
R: Texto 1 - informal,
Texto 2 – formal (sem utilizar palavras de difícil entendimento)



d)      Qual o tempo verbal (presente, pretérito ou futuro) predominante de cada texto?
R:  Texto 1 – pretérito;
Texto 2 – presente e pretérito (não tem um tempo predominante)
Prof. Sandro Rodrigo Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                           Série: 3°A e 3°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


 De acordo com as orientações dos dias 6 de julho sobre o uso do Simple Present  resolva às questões abaixo.


                                                                      EXERCÍCIOS

1) Faça perguntas usando usando os interrogativos entre parênteses.

Exemplo:

                                       Tom lives in Bilbury. (Where)
                                         Where does Tom lives?



a) Beth seldom pays a visit to her familý. (How often0

b) Mother kepps all the food in the pantry. ( Where  )

c) My sister knocks off at six. (What time)

d) They often come to school by taxi. (How much)

e) She spends about ten pouds every day. (Hou much)


domingo, 12 de julho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 13/07/2020


EQUIPE GESTORA
2020

sexta-feira, 10 de julho de 2020


Let's go!





ATIVIDADE GEOGRAFIA 3°D PROFESSOR RODRIGO LANÇA.

                                             

                                           CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES?


a) Dialogue com os seus familiares  sobre as origens e consequências desses conflitos em diferentes regiões. Registre em seu caderno os resultados do diálogo.

ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM. Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir: A Teoria do Choque de Civilizações A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema político-econômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada 
na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no Pós-Guerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural. Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”, fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural). Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2019.

Após a leitura do texto, discuta com seus Familiares  se essa teoria ainda é atual. Comente suas percepções e responda às questões no seu caderno.
 a) Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington?
 b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.
 c) Existe relação entre a imagem 2 e o texto “A Teoria do Choque de Civilizações”? Justifique sua resposta. 
d) Qual é o “pano de fundo” gerador do conflito retratado na imagem 2? 
ATIVIDADE 3: LEITURA, ANÁLISE DE TABELA E PESQUISA.
Observe a tabela abaixo, pesquise e classifique os motivos dos conflitos mundiais de acordo com a indicação que segue: Guerra civil (1); Disputa territorial (2); Sectário/Separatista (3); Estado e Território (4).
 Para finalizar, selecione um exemplo de conflito e amplie a pesquisa por meio de documentários, artigos e imagens.