Olá alunos:
Atividade 1
1- Complete a frase:
O celoma é uma cavidade encontrada em organismos triblasticos, com exceção de platelmintos e nematelminto. Essa cavidade é revestida totalmente por um folheto germinativo chamado___________________
2- Como são chamados os órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas em função evidente?
3- Assinale a alternativa correta:
Celoma é a cavidade delimitada diretamente:
a) apenas pela endoderme
b) pela ectoderme
c) apenas pela mesoderma
d) pela endoderme e mesoderma
e) apenas pela ectoderme
Um embrião esférico, constituído por uma única camada de pequenas células que circunda uma cavidade preenchida por um líquido, está na fase de:
a) zigoto
b) morula
c) gastula
d) neurula
e) blastula
Enviar até o dia 28/07/2020 para o email:
marcianajm@gmail.com
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quarta-feira, 22 de julho de 2020
9AB - Ciências - Profª Marcia
Olá alunos!!
Atividade I - já foi postada no blog e deverá ser entregue até dia 27/07/2020
Atividade II
1- O que estabelece a primeira Lei de Mendel?
2 - O que estabelece a segunda Lei de Mendel?
3- Resolva e dê a resposta usando o diagrama: AA x Aa.
4- Quais são os tipos de radiação?
5- Para que serve o raio X?
6- De que maneira o microondas aquece os alimentos?
Enviar até o dia 27/07/2020 para o email:
marcianajm@gmail.com
Atividade I - já foi postada no blog e deverá ser entregue até dia 27/07/2020
Atividade II
1- O que estabelece a primeira Lei de Mendel?
2 - O que estabelece a segunda Lei de Mendel?
3- Resolva e dê a resposta usando o diagrama: AA x Aa.
4- Quais são os tipos de radiação?
5- Para que serve o raio X?
6- De que maneira o microondas aquece os alimentos?
Enviar até o dia 27/07/2020 para o email:
marcianajm@gmail.com
2°B,C,D PORT. EXERCÍCIO SEMESTRAL
NOME__________________________________________________N°________SÉRIE_________
Português – Prof. Tali
EXERCÍCIO
De
acordo com as últimas aulas passadas, relacione os números da coluna da
esquerda com a da direita de acordo com as alternativas corretas
1-CASTRO ALVES ( )
TEXTO DE ASSUNTO SIMPLES LIGADO AO COTIDIANO
2- ATA ( ) LIGADO AO TEATRO
3- AJETIVO ( ) NORMAS DE CONCURSOS PÚBLICOS
4- AUTO ( )
FEZ PARTE DA 2° GERAÇÃO ROMANTICA , BIBLIOTECA DO BAIRRO TEM SEU NOME
5- JOSÉ DE
ALENCAR ( ) EMPATIA
6- CRÔNICA ( ) REGISTROS DE DECISÕES TOMADAS EM REUNIÕES
7-RUBEM
BRAGA ( ) PRONOME PESSOAL
8- ADJETIVO ( )ESCRITOR DO ROMANTISMO REGIONALISTA , INDIANISTA
E URBANO
9- EU, TU,
ELE ( ) MELHOR CRONISTA BRASILEIRO DE TODOS OS
TEMPOS
10- PROSA GÓTICA ( )LIGADO A MÍDIA E A DIVULGAÇÃO
11-PLURALIDADE
CULTURAL ( ) FASE DO ROMANTISMO EXPLORADA PELO
TERROR, SUSPENSE, BEM E O MAL
12- ESTATUTO ( )POETA
DRAMÁTICO ROMANTISMO E DO CONDOREIRISMO
13-EDITAL ( ) CONJUNTO
DE LEIS QUE DISCIPLINAM RELAÇÕES DE UM
ORGÃO
14-DRAMATIZAÇÃO ( ) PESSOAL, INDEFINIDO, DEMONSTRATIVO,
VARIÁVEL, INVARIÁVEL
15-ÁLVARES
DE AZEVEDO ( ) TEM FLEXÃO DE GÊNERO , NUMERO E GRAU
QUALIFICANDO SUBSTANTIVO
16-ANUNCIO
PUBLICITÁRIO ( )
POETA ESCRITOR PRIMEIRA GERAÇÃO ROMANTISMO
17-TEXTO
ARGUMENTATIVO ( )
ESCRITA COM INTUITO DE CONVENCIMENTO PESSOAL
18-GONÇALVES DIAS ( ) REPRESENTAÇÃO TEATRO
ATIVIDADE DE FÍSICA 2º ANO
PROFESSORA: CIDA
PARA ENTREGA ATÉ : 28/07/2020
TEMA: TERMODINÂMICA
1)Durante um processo isovolumétrico
(volume constante), um gás recebe do meio
externo uma quantidade de calor Q.
Podemos afirmar que a variação de sua
energia interna e sua pressão terão seus
módulos, respectivamente:
a) mantidos constantes e aumentados.
b) reduzidos e aumentados.
c)aumentados e aumentados.
d)reduzidos e mantidos constantes.
e)aumentados e reduzidos.
(volume constante), um gás recebe do meio
externo uma quantidade de calor Q.
Podemos afirmar que a variação de sua
energia interna e sua pressão terão seus
módulos, respectivamente:
a) mantidos constantes e aumentados.
b) reduzidos e aumentados.
c)aumentados e aumentados.
d)reduzidos e mantidos constantes.
e)aumentados e reduzidos.
2) A queima de combustível no motor
de um automóvel produz energia de
176.000j, dos quais 43.000j são
aproveitados no movimento do
carro, isto é, para fazer o trabalho.
Quanto de energia não foi aproveitada?
Em que ela foi perdida? ( 2ª lei da
termodinâmica)
Qual o rendimento desse motor? ( em %)
de um automóvel produz energia de
176.000j, dos quais 43.000j são
aproveitados no movimento do
carro, isto é, para fazer o trabalho.
Quanto de energia não foi aproveitada?
Em que ela foi perdida? ( 2ª lei da
termodinâmica)
Qual o rendimento desse motor? ( em %)
3) Em uma cachoeira aproveitada para
mover uma roda d’água, a potência
disponível é de 300KW. Qual é potência
útil para essa roda d’água cujo rendimen-
to é 50% ?
mover uma roda d’água, a potência
disponível é de 300KW. Qual é potência
útil para essa roda d’água cujo rendimen-
to é 50% ?
4)Uma máquina térmica tem uma
eficiência máxima possível de 20%.
Quanto calor a máquina retira de sua
fonte a mais alta temperatura para
realizar 10kj de trabalho?
O que acontece com os 80% do calor?
eficiência máxima possível de 20%.
Quanto calor a máquina retira de sua
fonte a mais alta temperatura para
realizar 10kj de trabalho?
O que acontece com os 80% do calor?
Mesmas instruções para retorno:
ATIVIDADE DE FÍSICA 1º ANO
PROFESSORA: CIDA
PARA ENTREGA ATÉ 28/07/2020
TEMA: MÁQUINAS SIMPLES E EMPUXO
1)A respeito do Princípio de Arquimedes, o empuxo,
marque a alternativa falsa.
a)O empuxo que sempre atua na vertical e para cima.
b)Se um objeto boia na superfície de um líquido,
podemos dizer que o empuxo é maior que o peso,
portanto , a densidade do líquido é maior que a
densidade do objeto.
c)Se um objeto afunda ao ser colocada em um
recipiente que contém determinado líquido,
podemos dizer que o empuxo sobre o objeto é
maior que o peso, portanto, a densidade líquido
é maior que a densidade do objeto.
d)A determinação do empuxo é feita pelo
produto da densidade do líquido, volume imerso
do corpo e a aceleração da gravidade.
e)Todas as alternativas estão corretas.
marque a alternativa falsa.
a)O empuxo que sempre atua na vertical e para cima.
b)Se um objeto boia na superfície de um líquido,
podemos dizer que o empuxo é maior que o peso,
portanto , a densidade do líquido é maior que a
densidade do objeto.
c)Se um objeto afunda ao ser colocada em um
recipiente que contém determinado líquido,
podemos dizer que o empuxo sobre o objeto é
maior que o peso, portanto, a densidade líquido
é maior que a densidade do objeto.
d)A determinação do empuxo é feita pelo
produto da densidade do líquido, volume imerso
do corpo e a aceleração da gravidade.
e)Todas as alternativas estão corretas.
2)Uma bola de isopor, colocada no fundo de
uma piscina, sobe até a superfície porque:
a) A pressão, no fundo da piscina, é menor do
que na superfície.
b)O empuxo sobre a bola aumenta à medida
que ela sobe.
c) O empuxo sobre a bola é maior que o peso
da água deslocada por ela.
d) O empuxo sobre a bola é maior do que
o peso dela.
e) O isopor é mais leve do que a água.
uma piscina, sobe até a superfície porque:
a) A pressão, no fundo da piscina, é menor do
que na superfície.
b)O empuxo sobre a bola aumenta à medida
que ela sobe.
c) O empuxo sobre a bola é maior que o peso
da água deslocada por ela.
d) O empuxo sobre a bola é maior do que
o peso dela.
e) O isopor é mais leve do que a água.
3) Dois blocos na posição vertical são ligados
por uma corda. Bloco A superior com 2kgf
e o bloco B inferior com 4kgf. Outra corda é
amarrada ao bloco superior. A força F nessa-
ria para manter o sistema em repouso vale,
em kgf:
a) 6 b)8 c)10 d)16 e)20
por uma corda. Bloco A superior com 2kgf
e o bloco B inferior com 4kgf. Outra corda é
amarrada ao bloco superior. A força F nessa-
ria para manter o sistema em repouso vale,
em kgf:
a) 6 b)8 c)10 d)16 e)20
4) atividade 4 da apostila, pag. 34 e 35
exercício 1 , 2 , 3 e 4.
exercício 1 , 2 , 3 e 4.
Para retorno e dúvidas mesmo critério
email: cida.am.sousa05@gmail.com
email: cida.am.sousa05@gmail.com
ou whatsApp pv
Abraços
terça-feira, 21 de julho de 2020
1°F port - aula de Semântica
bom dia,
Fazer no caderno:
SEMÂNTICA O QUE É?
É A MUDANÇA DO SENTIDO ESTABELECIDO.
Temos dentro da Semântica a DENOTAÇÃO que é a palavra no seu sentido original, sentido literalmente falando.
Temos também a CONOTAÇÃO que é a palavra ou texto no sentido figurativo.
Exemplos:
DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO
Ponha duas pedras de gelo no suco Seu coração parece uma pedra de gelo
TEMOS DENTRO DA SEMÂNTICA TAMBÉM A AMBIGUIDADE E POLISSEMIA:
POLISSEMIA EXEMPLO:
Vendo a vista pode ter três sentidos
1° Sentido de olhar um horizonte, ou através de uma janela ( a pessoa está olhando a paisagem)
2° Sentido de vender o olho , vendendo o globo ocular ( vendendo o orgão )
3° Sentido de tampar os olhos com uma venda (um pano)
Ou seja numa mesma oração temos 3 estruturas diferentes é POLISSEMIA
----------------------------------------------------------------------
TEMOS TAMBÉM NA SEMÂNTICA:
HIPERÔNIMOS HIPÔNIMOS
uma classe tem vários exemplos É quando se usa o vocábulo mais específico
dentro da mesma classe exemplo: Quero maça! ao invés de dizer
ex: animais = gato , cachorro, felinos, "quero a fruta maça"
aves, insetos, anfibios, caninos
Neste se usou sentido amplo.
--------------------------------------------------------------------------
AMBIGUIDADE
Depende da forma como a pessoa entende e ou como a outra passou a informação
exemplo:
Fazer no caderno:
SEMÂNTICA O QUE É?
É A MUDANÇA DO SENTIDO ESTABELECIDO.
Temos dentro da Semântica a DENOTAÇÃO que é a palavra no seu sentido original, sentido literalmente falando.
Temos também a CONOTAÇÃO que é a palavra ou texto no sentido figurativo.
Exemplos:
DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO
Ponha duas pedras de gelo no suco Seu coração parece uma pedra de gelo
TEMOS DENTRO DA SEMÂNTICA TAMBÉM A AMBIGUIDADE E POLISSEMIA:
POLISSEMIA EXEMPLO:
Vendo a vista pode ter três sentidos
1° Sentido de olhar um horizonte, ou através de uma janela ( a pessoa está olhando a paisagem)
2° Sentido de vender o olho , vendendo o globo ocular ( vendendo o orgão )
3° Sentido de tampar os olhos com uma venda (um pano)
Ou seja numa mesma oração temos 3 estruturas diferentes é POLISSEMIA
----------------------------------------------------------------------
TEMOS TAMBÉM NA SEMÂNTICA:
HIPERÔNIMOS HIPÔNIMOS
uma classe tem vários exemplos É quando se usa o vocábulo mais específico
dentro da mesma classe exemplo: Quero maça! ao invés de dizer
ex: animais = gato , cachorro, felinos, "quero a fruta maça"
aves, insetos, anfibios, caninos
Neste se usou sentido amplo.
--------------------------------------------------------------------------
AMBIGUIDADE
Depende da forma como a pessoa entende e ou como a outra passou a informação
exemplo:
Nesta tirinha ela entendeu que ele queria que fizesse uma torcida vibrando , mas ele apenas explicou que era para torcer a tampa.
Outro exemplo é quando o jeito em que a frase foi colocada pode dar um sentido duplo exemplo:
A mãe levou o filho para o seu quarto.
Para qual quarto ela levou? para o dela ou para o do filho? Ou seja esse sentido está duvidoso, pode ser entendido das duas formas.
------------------------------------------------------------------------
Polissemia :
Quando uma palavra tem vários sentidos, exemplo: aquele exercício que fizemos no feriado:
A palavra é a mesma , mas com vários significados.
Na próxima aula teremos exercícios, e também Sinonímia e Paráfrase para encerrar o tema Semântica.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...