quarta-feira, 22 de julho de 2020

3CD - Biologia - Profª Marcia

Olá alunos:


Atividade 1

1- Complete a frase:
O celoma é uma cavidade encontrada em organismos triblasticos, com exceção de platelmintos e nematelminto. Essa cavidade é revestida totalmente por um folheto germinativo chamado___________________

2- Como são chamados os órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas em função evidente?

3- Assinale a alternativa correta:
 Celoma é a cavidade delimitada diretamente:
a) apenas pela endoderme
b) pela ectoderme
c) apenas pela mesoderma
d) pela endoderme e mesoderma
e) apenas pela ectoderme

Um embrião esférico, constituído por uma única camada de pequenas células que circunda uma cavidade preenchida por um líquido, está na fase de:
a) zigoto
b) morula
c) gastula
d) neurula
e) blastula

Enviar até o dia 28/07/2020 para o email:

marcianajm@gmail.com



9AB - Ciências - Profª Marcia

Olá alunos!!

Atividade I - já foi postada no blog e deverá ser entregue até dia 27/07/2020


Atividade II

1- O que estabelece a primeira Lei de Mendel?
2 - O que estabelece a segunda Lei de Mendel?
3- Resolva e dê a resposta usando o diagrama: AA x Aa.
4- Quais são os tipos de radiação?
5- Para que serve o raio X?
6- De que maneira o microondas aquece os alimentos?



Enviar até o dia 27/07/2020 para o email:

marcianajm@gmail.com

2°B,C,D PORT. EXERCÍCIO SEMESTRAL

NOME__________________________________________________N°________SÉRIE_________

Português – Prof. Tali
EXERCÍCIO

De acordo com as últimas aulas passadas, relacione os números da coluna da esquerda com a da direita de acordo com as alternativas corretas



1-CASTRO ALVES                                                          (    ) TEXTO DE ASSUNTO    SIMPLES       LIGADO  AO COTIDIANO

2- ATA                                                                            (      ) LIGADO AO TEATRO           

                                                                                                               
3- AJETIVO                                                                   (       ) NORMAS DE CONCURSOS   PÚBLICOS

4- AUTO                                                                       (        )  FEZ PARTE DA 2° GERAÇÃO ROMANTICA , BIBLIOTECA DO BAIRRO TEM SEU NOME

5- JOSÉ DE ALENCAR                                               (      )      EMPATIA


6- CRÔNICA                                                               (     ) REGISTROS DE DECISÕES    TOMADAS EM REUNIÕES

                                                                                                                            
7-RUBEM BRAGA                                                        (      ) PRONOME PESSOAL    
     

8- ADJETIVO                                                              (      )ESCRITOR DO ROMANTISMO REGIONALISTA , INDIANISTA E URBANO


9- EU, TU, ELE                                                           (    ) MELHOR CRONISTA BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS


10- PROSA GÓTICA                                                (       )LIGADO A MÍDIA E A DIVULGAÇÃO


11-PLURALIDADE CULTURAL                               (        ) FASE DO ROMANTISMO EXPLORADA PELO TERROR, SUSPENSE, BEM E O MAL           

                                                                                                                            
12- ESTATUTO                                                             (    )POETA DRAMÁTICO ROMANTISMO    E DO CONDOREIRISMO

13-EDITAL                                                                    (      )     CONJUNTO DE LEIS QUE DISCIPLINAM   RELAÇÕES DE UM ORGÃO


14-DRAMATIZAÇÃO                                                 (          ) PESSOAL, INDEFINIDO, DEMONSTRATIVO, VARIÁVEL, INVARIÁVEL


15-ÁLVARES DE AZEVEDO                                     (        ) TEM FLEXÃO DE GÊNERO , NUMERO E GRAU QUALIFICANDO SUBSTANTIVO


16-ANUNCIO PUBLICITÁRIO                                (      ) POETA ESCRITOR PRIMEIRA GERAÇÃO ROMANTISMO


17-TEXTO ARGUMENTATIVO                                 (      ) ESCRITA COM INTUITO DE CONVENCIMENTO PESSOAL


18-GONÇALVES DIAS                                                (       ) REPRESENTAÇÃO TEATRO




                 ATIVIDADE DE FÍSICA 2º ANO

PROFESSORA:  CIDA

PARA ENTREGA ATÉ : 28/07/2020

TEMA:  TERMODINÂMICA

1)Durante um processo isovolumétrico
(volume constante), um gás recebe do meio
externo uma quantidade de calor Q.
Podemos afirmar que a variação de sua
energia interna e sua pressão terão seus
módulos, respectivamente:
a) mantidos constantes e aumentados.
b) reduzidos e aumentados.
c)aumentados e aumentados.
d)reduzidos e mantidos constantes.
e)aumentados e reduzidos.

2) A queima de combustível no motor
de um automóvel produz energia de
176.000j, dos quais 43.000j são
aproveitados no movimento do
carro, isto é, para fazer o trabalho.
Quanto de energia não foi aproveitada?
Em que ela foi perdida? ( 2ª lei da
termodinâmica)
Qual o rendimento desse motor? ( em %)

3) Em uma cachoeira aproveitada para
mover uma roda d’água, a potência
disponível é de 300KW. Qual é  potência
útil para essa roda d’água cujo rendimen-
to é 50% ?

4)Uma máquina térmica tem uma
eficiência máxima possível de 20%.
Quanto calor a máquina retira de sua
fonte a mais alta temperatura para
realizar 10kj de trabalho?
O que acontece com os 80% do calor?

Mesmas instruções para retorno:
Email: cida.am.sousa05@gmail.com ou
whatsApp  PV    Abraços.


                        ATIVIDADE DE FÍSICA 1º ANO

PROFESSORA: CIDA

PARA ENTREGA ATÉ 28/07/2020

TEMA: MÁQUINAS SIMPLES E EMPUXO

1)A respeito do Princípio de Arquimedes, o empuxo,
marque a alternativa falsa.
a)O empuxo que sempre atua na vertical e para cima.
b)Se um objeto boia na superfície de um líquido,
podemos dizer que o empuxo é maior que o peso,
portanto , a densidade do líquido é maior que a
densidade do objeto.
c)Se um objeto afunda ao ser colocada em um
recipiente que contém determinado líquido,
podemos dizer que o empuxo sobre o objeto é
maior que o peso, portanto, a densidade líquido
é maior que a densidade do objeto.
d)A determinação do empuxo é feita pelo
produto da densidade do líquido, volume imerso
do corpo e a aceleração da gravidade.
e)Todas as alternativas estão corretas.

2)Uma bola de isopor, colocada no fundo de
uma piscina, sobe até a superfície porque:
a) A pressão, no fundo da piscina, é menor do
que na superfície.
b)O empuxo sobre a bola aumenta à medida
que ela sobe.
c) O empuxo sobre a bola é maior que o peso
da água deslocada por ela.
d) O empuxo sobre a bola é maior do que
o peso dela.
e) O isopor é mais leve do que a água.

3) Dois blocos na posição vertical são ligados
por uma corda. Bloco A superior com 2kgf
e o bloco B inferior com 4kgf. Outra corda é
amarrada ao bloco superior. A força F nessa-
ria para manter o sistema em repouso vale,
em kgf:
a) 6           b)8         c)10       d)16     e)20

4) atividade 4 da apostila, pag. 34 e 35
exercício 1 , 2 , 3 e 4.
 
Para retorno e dúvidas mesmo critério
email: cida.am.sousa05@gmail.com
ou whatsApp pv
Abraços

terça-feira, 21 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 22/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

1°F port - aula de Semântica

bom dia,
Fazer no caderno:

SEMÂNTICA O QUE É?

É A MUDANÇA DO SENTIDO ESTABELECIDO.

Temos dentro da Semântica a DENOTAÇÃO que é a palavra no seu sentido original, sentido literalmente falando.

Temos também a CONOTAÇÃO que é a palavra ou texto no sentido figurativo.

Exemplos:

 DENOTAÇÃO                                                                  CONOTAÇÃO
Ponha duas pedras de gelo no suco                                  Seu coração parece uma pedra de gelo



TEMOS DENTRO DA SEMÂNTICA TAMBÉM A AMBIGUIDADE E POLISSEMIA:

POLISSEMIA  EXEMPLO:

Vendo a vista pode ter três sentidos

1° Sentido de olhar um horizonte, ou através de uma janela ( a pessoa está olhando a paisagem)

2° Sentido de vender o olho , vendendo o globo ocular ( vendendo o orgão )

3° Sentido de tampar os olhos com uma venda  (um pano)

Ou seja numa mesma oração temos 3 estruturas diferentes é POLISSEMIA
----------------------------------------------------------------------
TEMOS TAMBÉM NA SEMÂNTICA:

HIPERÔNIMOS                                                                HIPÔNIMOS

uma classe tem vários exemplos                                        É quando se usa o vocábulo mais específico
dentro da mesma classe                                                    exemplo: Quero maça! ao invés de dizer  
ex: animais = gato , cachorro, felinos,                        "quero a  fruta maça"   
aves, insetos, anfibios, caninos 
Neste se usou sentido amplo.

--------------------------------------------------------------------------

AMBIGUIDADE 

Depende da forma como a pessoa entende e ou como a outra passou a informação
exemplo:



Nesta tirinha ela entendeu que ele queria que fizesse uma torcida vibrando , mas ele apenas explicou que era para torcer a tampa.


Outro exemplo é quando o jeito em que a frase foi colocada pode dar um sentido duplo exemplo:

A mãe levou o filho para o seu quarto.

Para qual quarto ela levou? para o dela ou para o do filho? Ou seja esse sentido está duvidoso, pode ser entendido das duas formas.
------------------------------------------------------------------------

Polissemia :

Quando uma palavra tem vários sentidos, exemplo: aquele exercício que fizemos no feriado:


A palavra é a mesma , mas com vários significados.


Na próxima aula teremos exercícios, e também Sinonímia e Paráfrase para encerrar o tema Semântica.