domingo, 26 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 27/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

sexta-feira, 24 de julho de 2020


2° Ano E Biologia Profa Solange

Período: 24/07/2020 à 29/07/2020


Atividade para Recuperação


Consulte materiais didáticos com esquemas explicativos sobre meiose e responda a atividade a seguir: 

1- Qual a relação entre Reprodução Sexuada e Variabilidade Genética?

2- Descreva o processo de meiose e indique qual sua relação com a transmissão e Variabilidade das Características Hereditárias.

3- Como seriam as células reprodutivas quanto ao seu material genético? E as demais células do corpo? 

4- Por que uma pessoa não tem o dobro de características, já que as herda do pai e da mãe?



3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange


Período: 24/07/2020 à 29/07/2020

Atividade para Recuperação

Elaborar a partir das pesquisas realizadas em fontes confiáveis (livros e sites), esquemas sobre reprodução dos vegetais .Escreva em seu caderno como as plantas se reproduzem, elaborem desenhos esquemáticos ilustrando o processo reprodutivo.

Realize uma pesquisa sobre características da Biologia dos Filos do Reino Animal, a fim de propiciar a comparação entre os grupos. Para tanto organizem as informações obtidas, indicando a presença ou ausência do sistema e, quando for o caso, qual (is) tipo (s) de sistema (s) e forma de reprodução está presente no grupo.Para o registro, elaborem um quadro comparativo, conforme exemplo do caderno do aluno.



Hello everybody!!!




EQUIPE GESTORA
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 25/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                               Série: 8°B e 8°C

Boa Tarde, turmas!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. Só lembrando: Estou postando essa atividade pela segunda vez. Então, quem já entregou essa atividade está dispensado da avaliação.

ATENÇÃO!

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                                              ATIVIDADE AVALIATIVA


LEIA O TEXTO ABAIXO E  RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR


                                                      Recado ao Senhor 903

    “Vizinho, 

    Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. 
    Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…] 
    Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.” 

                 
                                 Vamos ver como está sua compreensão de texto?

1) Analise as alternativas: 
I- o apartamento 903 é muito barulhento. 
II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
 III- o apartamento 1005 está vazio. 
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
 V- o apartamento 1003 não é silencioso. 
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas? 
a) I e II 
b) I, II e III 
c) I, II, III e IV 
d) I, II, III e V 
e) II e III

2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por: 
a)comovido 
b)lisonjeado 
c)ignorado 
d)chateado 
e)feliz

3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria: 
a) O regulamento do prédio é claro. 
b) O regulamento do prédio é bom. 
c) O regulamento do prédio é inequívoco. 
d) O regulamento do prédio é evidente. 
e) O regulamento do prédio é obscuro.

4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO: 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003. 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003. 
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
 a) D – D – C 
b) C – C – C 
c) D – D – D 
d) D – C – C 
e) D – C – D


5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que: 
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar. 
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas. 
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas. 
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver. 
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo.

6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de: 
a) pouca intensidade. 
b) muita intensidade. 
c) neutralidade. 
d) motivação. 
e) consciência ecológica.




1°F PORT. ATV SEMÂNTICA

LEIA O ENUNCIADO E RESPONDA CONFORME A LIÇÃO ENVIADA ANTERIORMENTE: 1- ANALISE A FRASE , RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE: ____________________________________ Amanda pediu a Fabio que pegasse sua mochila na sala. O Homem mal-humorado reclamou na fila do banco. A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço. 2- ANALISE AS FRASES, E RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE:__________________________________ Boca fechada não entra mosquito Cuidado! Aquele lugar é boca quente. Quando jovem, meu avô usava calça boca de sino. 3- CLASSIFIQUE ( S) PARA SINONÍMIA OU (A) PARA ANTONÍMIA ( ) casaco, paletó, roupa, blusa, camisa, jaqueta. ( ) Ajudar - atrapalhar ( ) retirar - colocar ( ) débil - fraco, frágil. ( ) distante - afastado, remoto. 4- ANALISE A FIGURA EM ANEXO NO RODAPÉ E RESPONDA A QUAL CLASSE SEMÂNTICA PERTENCE: