terça-feira, 28 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 29/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020
Caros Alunos:


Semana de  Estudos  Intensivos

Segundo bimestre


pode enviar até dia 31/07


Façam uma apresentação em slide com os pontos turísticos do país  desejam conhecer

- Apresentação deve ter fotos e um  pouco da história do ponto turismo .

Enviar para meu email profmariajose9@gmail.com.

Grata .
Caros alunos:

Semana de  Estudos  Intensivos

Atividade Avaliativa segundo bimestre.


Façam uma apresentação em slaide ou um vídeo mostrando A Conquista das Mulheres no Brasil e no Mundo

Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 31/07.

Grata.

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C




Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 27/07- Revisão de conteúdos do 2° bimestre



Habilidades: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos : Conhecer os cinco sentidos e a interação destes com os outros sistemas.

Prezados alunos,


 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.


Estou postando novamente abaixo a atividade sobre o Sistema Nervoso. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 30/07 (próxima quinta-feira).

Atividade
1-      O que é Sistema Nervoso?

2-      Com quais sistemas o Sistema Nervoso interage?

3-      Quais elementos compõem o Sistema Nervoso?

4-      Quais as funções desempenhadas pelo Sistema Nervoso Central?

5-      Quais as funções desempenhadas pelo Sistema nervoso Periférico?

6-      O que é um estímulo ambiental?

7-      Como podemos perceber os estímulos ambientais? De que maneira reagimos a esses estímulos?

8-      Quais são os órgãos dos sentidos? Que funções importantes desempenham esses órgãos para os seres vivos?

9-      Qual é o sistema responsável em identificar, interpretar e responder a todos os nossos sentidos?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português- Revisão: Modernismo & Preparação ENEM - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



2ºE - Português - Revisando artigo de opinião - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta é a ultima semana do 2ºBimestre, preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas até sexta-feira 31/07, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.



Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: Língua Portuguesa                                           Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Boa Tarde, alunos e alunas!




                                                              Variação linguística 

    A língua abriga vários registros que dependem basicamente da situação de fala e com quem se fala. Há variações dentro da mesma língua decorrentes de fatores como: a região geográfica (nordestino, mineiro, carioca, paulista etc), o sexo, a idade, a classe social e o grau de instrução dos falantes e o grau de formalidade do contexto (formal e informal)

    Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (ou padrão) e a linguagem popular, coloquial.

   A noção de certo e errado está ligada aos prestigio que a variedade culta adquiriu na sociedade. No entanto, todas as demais variedades são legítimas e devem ser respeitadas, combatendo o preconceito linguístico. 

   Variação geográfica: a língua varia de um lugar para o outro; assim, podemos investigar, por exemplo, a fala característica das diferentes regiões brasileiras, dos diferentes estados, de diferentes áreas geográficas dentro de um estado; outro fator importante também é a origem rural e urbana da pessoa.

Variação social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de escolarização, a idade e o gênero.

                                                     FALA E ESCRITA
     A língua falada e a língua escrita, embora sejam expressões de um mesmo idioma, apresentam características que nos permitem a identificação de suas particularidades. Apesar da divisão, as duas modalidades formam um continuo linguístico, que é bastante visível em determinados gêneros textuais, como chat ou bate-papo pela internet ou por mensagens telefônicas.
 


                                              Fala de um modo escreve de outro
   De fato, falamos de um modo, mas escrevemos de outro, pois a língua escrita e língua falada são duas modalidades diferentes de comunicação, tendo cada uma delas suas características próprias.           Quando falamos, além das palavras, utilizamos outros elementos como gesto, os olhares, a expressão do rosto e, principalmente, algo chamado entonação de voz. Pela entonação distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com serenidade de outra dita com ironia.        Quando escrevemos, entretanto, não há mais gestos, olhares, nem entonações. Sobram apenas palavras. É por isso que ao redigirmos relatórios, documentos, resenhas ou qualquer outro tipo de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das palavras. Do contrário, corremos o risco de não sermos devidamente interpretados; nosso texto ficara confuso, comprometendo, assim, a comunicação.


EXEMPLOS:

João comprou um carro. (afirmativa)                           João comprou um carro? (interrogativa)

Fogo ( apenas um vocábulo)                                        Fogo! (uma frase que transmite uma mensagem)



                                                          EXERCÍCIO


1) Imagine que você esteja se comunicando com seus pais por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Nesse debate, eles ficam chateado ao interpretar como grosseria uma de suas respostas: "NÃO VOU NÃO."

   Nessa situação, como mostrar a eles que você realmente não teve a intenção de ser grosseiro? O que poderia ter sido feito para expressar a mesma ideia, mas sem dar a mensagem para essa interpretação equivocada? Escreva abaixo.