terça-feira, 4 de agosto de 2020



PREZADOS ALUNOS!





EQUIPE GESTORA 
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 05/08/2020


EQUIPE GESTORA
2020
8°A Professora Ana Paula Pomarico. Língua Portuguesa. Atividades da aula CMMSP do dia 4/8.
Pesquisar o quê é regência e concordância verbal e nominal e tempos e modos verbais no pretérito perfeito e pretérito mais- que- perfeito.
Respnder os exerciciis abaixo no caderno.

Verbos no pretérito perfeito
Leia:
Favela: comunidade ou planta?
No início do século 20, no Rio de Janeiro, quando os soldados que voltavam do sertão da Bahia, depois de lutar na Guerra de Canudos, ficaram sem salários e sem lugar para morar, eles – assim como pessoas mais pobres banidas do Centro do Rio – passaram a improvisar moradias no Morro da Providência. Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se chamava... Favela! Daí, então, o Morro da Providência foi apelidado de Morro da Favela e todas as demais comunidades que se organizaram sobre morros passaram a se chamar favela.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 270. Disponível em: .
1.Grife o verbo no pretérito perfeito que compõe este fragmento do texto:
2. Em “Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se
chamava...”, há um verbo no pretérito perfeito. Aponte-o:
(  ) “havia”.
(   ) “conheceram”.
(  ) “chamava”.

Leia:
Amor
    O vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela _______________ as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício.
LISPECTOR, Clarice. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. (Fragmento).


Questão 1 – O fragmento acima compõe:
a) uma notícia
b) um romance
c) uma crônica
d) um artigo de opinião

Questão 2 – O verbo sublinhado foi flexionado no pretérito mais-que-perfeito em:
a) “[…] nas cortinas que ela mesma cortara […]”
b) “[…] lembrava-lhe que se quisesse […]”
c) “[…] as sementes que tinha na mão […]”
d) “Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz […]”

Questão 3 – O verbo no pretérito mais-que-perfeito, identificado anteriormente, exprime um fato:
a) inacabado
b) concluído
c) hipotético
d) remoto

Questão 4 – Levando-se em consideração o contexto do fragmento, assinale o verbo no pretérito mais-que-perfeito que se encaixa na lacuna indicada:
a) adubara
b) colhera
c) plantara
d) aguara

Questão 5 – “[…] enxugar a testa, olhando o calmo horizonte […]”. Flexione o verbo em destaque na 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito:

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Review 2nd Term - Profª Ângela

3º Bimestre

Tema: Review 2nd Term

Assista ao vídeo abaixo e copie o conteúdo ( textos, exercícios e explicação) da aula em seu caderno de inglês (Esta matéria é uma revisão do conteúdo do 2ºbimestre)
Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos do caderno para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom 
   






 

 

1ºF - Inglês - Review 2nd Term - Profª Ângela

3º Bimestre

Tema: Review 2nd Term

Assista ao vídeo abaixo e copie o conteúdo ( textos, exercícios e explicação) da aula em seu caderno de inglês (Esta matéria é uma revisão do conteúdo do 2ºbimestre)
Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos do caderno para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom 



9ºA,9ºB - Inglês - Experiments - Profª Ângela

3º Bimestre  

 Tema:How many experiments do you run in a day?

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios das página 29 caderno do Aluno Volum3 ( responda em seu caderno de inglês, pois a apostila em papel ainda será entregue agora em Agosto no colégio). Segue o link da apostila para vocês e também já encaminhei em PDF no grupo de WhatsApp da turma. 



Data entrega: 11/08 ( enviar as fotos para o e-mail: professoraortega@yahoo.com ou pelo Classroom ( preferencialmente)  
7°A,B,C Professora Ana Paula Pomarico. Língua Portuguesa.
Pesquisar e responder as questões sobre a aula do CMMSP do dia 4/8.
Obs: coloquei o vídeo no grupo.
1. O que é texto?
2. O que é título de texto?
3.Quais são os tipos de gêneros textuais . Falar de cada um e para que cada um serve.
4. Faça a correspondência correta:
A. Conto.                                   Injuntivo.
B. Verbete.                                Descritivo.
C. Carta de revindicaçao.      Narrativo.
D. Receita.                                Argumentativo.
E. Cardápio.                              Expositivo.