Devolutiva de: terça-feira, 28 de julho de 2020
TEXTO
PARA QUESTÕES DE 06 A 09
Há anos raiou no céu fluminense
uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro;
foi proclamada a rainha dos salões.Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos
poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.Era rica e formosa.
Duas opulências, que se realçam
como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio
de sol no prisma do diamante.
Quem não se recorda da Aurélia
Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro, e
apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?
Tinha ela dezoito anos quando
apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos
com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
Dizia-se muita coisa que não
repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos
malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
Aurélia era órfã; e tinha em sua
companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a
acompanhava na sociedade.
Mas essa parenta não passava de
mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira,
que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.
Guardando com a viúva as
deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme
propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.
6.Aurélia é apresentada por
metáforas que intensificam e idealizam seu brilho social, sua beleza ímpar e
seu poder de sedução.
a) Identifique algumas dessas metáforas.
“raiou no céu fluminense uma nova
estrela”; “ ninguém lhe disputou o cetro”; “rainha dos salões”; “deusa dos
bailes”; “musa dos poetas”.
b)” Há anos raiou no céu
fluminense uma nova estrela” – encontre no texto a frase que traduz o sentido
metafórico dessa frase.
“Tinha ela dezoito anos quando apareceu a
primeira vez na sociedade.”
7.Embora as
metáforas utilizadas por Alencar sejam clichês do Romantismo, elas concorrem
para que o leitor, já na primeira página, seja introduzido no ambiente social
frívolo dos salões cariocas do segundo reinado. Qual é a expressão que, pela
primeira vez, em um contraste irônico, sugere as motivações escusas dos
admiradores dessa “nova estrela”? Relacione essa expressão ao tema do romance.
A expressão “noivos em disponibilidade”
introduz ironicamente o tema do romance: o casamente por interesse. Ao vender-se
pela melhor oferta no mercado matrimonial, o comportamento de Seixas estará
dentro dos padrões morais e em conformidade com os costumes da sociedade em que
vive.
8. A beleza era atrativo
suficiente para que uma mulher brilhasse na sociedade e fosse cortejada e
disputada pelos rapazes solteiros? Justifique sua resposta.
Não. Era necessário que sua beleza fosse
realçada pela riqueza. Observe a ordem dos adjetivos: “ rica e formosa”; outra
observação interessante: a pequena durabilidade da flor (beleza) e a perenidade
do alabastro (riqueza).
9. O
narrador refere-se aos “comentários malévolos “ sobre Aurélia, cujas atitudes
independentes escandalizavam uma sociedade que não aceita a emancipação
feminina. De que modo, Aurélia contorna esses escrúpulos da sociedade?
Mantendo junto de si uma “mãe de
encomenda”, D. Firmina Mascarenhas.
10.(Unicamp-SP)
O crítico Alfredo Bosi, em sua História concisa da literatura brasileira,
tece algumas considerações sobre o romance Senhora, de José de Alencar:
“Se admitimos que [a mola do
enredo] é o fato de o jovem Seixas casar-se pelo dote, em virtude da educação
que recebera, damos a Alencar o crédito de narrador realista, capaz de pôr no
centro do romance não mais heróis […] mas um ser venal, inferior. O que seria
falso, pois o fato não passa de um recurso.”
a)Cite uma passagem de Senhora que permita
considerar Seixas como um “herói” e não como um “ser inferior”.
A redenção da personagem, de “ser
inferior” a “herói”, se dá já no fim da trama quando Seixas devolve o dote a
Aurélia. Simbolicamente, é nessa cena que recupera suas qualidades de herói:
honradez, dignidade, humildade, coragem e liberdade.
b) “O fato não passa de um recurso”. Considerando
essa afirmação de A. Bosi, explicite as características do romance Senhora
que permitem considerá-lo uma obra romântica.
Quando Alfredo Bosi afirma que o fato de
Seixas se casar com Aurélia em função do dote é apenas um recurso da narrativa,
o crítico resguarda a condição de herói romântico da personagem, o que se
confirma com a recuperação, ao fim da narrativa, da honradez. Aurélia
compreende a “luta” de Seixas para alcançar o seu amor e ser feliz ao seu lado.
Esse processo de redenção é típico dos romances românticos. Em Senhora,
Alencar resvala na crítica às hipocrisias, mas no final os sentimentos superam
as condições sociais.