quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C





Habilidades: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Conteúdos: Os cinco sentidos- audição, olfato, paladar e tato.

Objetivos: Conhecer os cinco sentidos e a interação destes com os outros sistemas.
 Conhecer os intrínsecos processos de audição e equilíbrio relacionando as estruturas da orelha a essas funções.


Atividade
1-      Em quantas partes se divide a orelha?

2-      Qual a função da orelha?

3-      O que é som?

4-      Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?

5-      O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?

6-      Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar problemas de audição:
I.                    Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes por longos períodos de tempo.
II.                  Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas, evitando ferir a membrana timpânica.
III.                Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.

Você realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes?

7-      Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?

8-      Quais são os gostos identificados pelo paladar?

9-      Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.

10-   Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.



2ºA (Clayton - Português)



Devolutiva de: terça-feira, 28 de julho de 2020
TEXTO PARA QUESTÕES DE 06 A 09

               Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.Era rica e formosa.
               Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
               Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da                Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?
               Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
               Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
               Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade.
               Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.
               Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse.

6.Aurélia é apresentada por metáforas que intensificam e idealizam seu brilho social, sua beleza ímpar e seu poder de sedução.

a) Identifique algumas dessas metáforas.

“raiou no céu fluminense uma nova estrela”; “ ninguém lhe disputou o cetro”; “rainha dos salões”; “deusa dos bailes”; “musa dos poetas”.

 b)” Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela” – encontre no texto a frase que traduz o sentido metafórico dessa frase.

“Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade.”

 7.Embora as metáforas utilizadas por Alencar sejam clichês do Romantismo, elas concorrem para que o leitor, já na primeira página, seja introduzido no ambiente social frívolo dos salões cariocas do segundo reinado. Qual é a expressão que, pela primeira vez, em um contraste irônico, sugere as motivações escusas dos admiradores dessa “nova estrela”? Relacione essa expressão ao tema do romance.

A expressão “noivos em disponibilidade” introduz ironicamente o tema do romance: o casamente por interesse. Ao vender-se pela melhor oferta no mercado matrimonial, o comportamento de Seixas estará dentro dos padrões morais e em conformidade com os costumes da sociedade em que vive.

8. A beleza era atrativo suficiente para que uma mulher brilhasse na sociedade e fosse cortejada e disputada pelos rapazes solteiros? Justifique sua resposta.
Não. Era necessário que sua beleza fosse realçada pela riqueza. Observe a ordem dos adjetivos: “ rica e formosa”; outra observação interessante: a pequena durabilidade da flor (beleza) e a perenidade do alabastro (riqueza).

9. O narrador refere-se aos “comentários malévolos “ sobre Aurélia, cujas atitudes independentes escandalizavam uma sociedade que não aceita a emancipação feminina. De que modo, Aurélia contorna esses escrúpulos da sociedade?

Mantendo junto de si uma “mãe de encomenda”, D. Firmina Mascarenhas.

 10.(Unicamp-SP) O crítico Alfredo Bosi, em sua História concisa da literatura brasileira, tece algumas considerações sobre o romance Senhora, de José de Alencar:
“Se admitimos que [a mola do enredo] é o fato de o jovem Seixas casar-se pelo dote, em virtude da educação que recebera, damos a Alencar o crédito de narrador realista, capaz de pôr no centro do romance não mais heróis […] mas um ser venal, inferior. O que seria falso, pois o fato não passa de um recurso.”

a)Cite uma passagem de Senhora que permita considerar Seixas como um “herói” e não como um “ser inferior”.

A redenção da personagem, de “ser inferior” a “herói”, se dá já no fim da trama quando Seixas devolve o dote a Aurélia. Simbolicamente, é nessa cena que recupera suas qualidades de herói: honradez, dignidade, humildade, coragem e liberdade.

b) “O fato não passa de um recurso”. Considerando essa afirmação de A. Bosi, explicite as características do romance Senhora que permitem considerá-lo uma obra romântica.

Quando Alfredo Bosi afirma que o fato de Seixas se casar com Aurélia em função do dote é apenas um recurso da narrativa, o crítico resguarda a condição de herói romântico da personagem, o que se confirma com a recuperação, ao fim da narrativa, da honradez. Aurélia compreende a “luta” de Seixas para alcançar o seu amor e ser feliz ao seu lado. Esse processo de redenção é típico dos romances românticos. Em Senhora, Alencar resvala na crítica às hipocrisias, mas no final os sentimentos superam as condições sociais.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 06/08/2020

EQUIPE GESTORA
2020

6º Ano C (Clayton - Português)



Atividade - Revisando o 2º Bimestre
(2ª parte / continuação.)


7)      Não há diferença entre Charge e Cartum. Verdadeiro ou falso?


     Leia o texto abaixo:

Novo normal... Nova rotina

               Levanto, tomo banho, medicamentos e vou preparar o desjejum...
               “As meninas vão chegar...”.
               O chá fica pronto, esqueci de tirar a manteiga da geladeira com antecedência... Está dura... ao tentar passar nas torrada elas se partem. Oh dó!
               O prato parece comida para os canários, meus pensionistas da sacada, que vêm todas as manhãs...
               “Preciso me apressar, as meninas estão chegando...”
               “Sento-me à mesa...torradas, chá quentinho, e lá vem o Tinkerbel!
               Uma Yourkshire gulosa e esperta. Faço um desjejum, dividindo as migalhas da torrada com o Tinker.
               “Quase na hora das meninas chegarem...”.
               Pego o computador, ligo, CMSP, 6º ano, deixo-o sobre a escrivaninha e corro escovar os dentes... A musiquinha começa, mas dá tempo, ufa!
               Quando chego à escrivaninha, Tinker já está sobre ela, deitada ao lado do computador. Deu tempo!
               E... Bom dia! Elas chegaram... Andréia, Mônica e Dany para mais uma aula de Língua Portuguesa.
               - Bora lá!
Texto escrito pela professora Denise Alves
Escola Vicente Rizzo – DE Mogi Mirim


8) Este texto que acabamos de ler é um conto. Verdadeiro ou falso?


9) No trecho “preciso me apressar, as meninas estão chegando...”:
Qual é o tipo de discurso?


10) A crônica foi escrita em qual pessoa (1ª ou 3ª pessoa)?