Nome: Sandro R. Espinolie
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
Alunos e alunas,
Nessa aula, o objetivo é aprofundar os estudos do texto poético e trabalhar suas formas de composição. Irei colocar nessa aula e na próxima apenas o conteúdo. Depois de passar o conceito.
TEXTO EM PROSA E TEXTO EM VERSO
A prosa é o texto que ocupa a página toda. Ou seja, de margem à margem, o autor expõe suas ideia com
períodos simples e período composto numa estrutura que conta, na maioria das vezes, com parágrafos.
Período: é formado por uma ou mais orações até aparecer até aparecer uma dessas pontuações (. ! ? ...). O
período será considerado simples se for formado por apenas uma oração e ele será classificado composto
se tiver duas ou mais orações.
Oração: é o nome dado à frase que possui verbo.
Observação: Os períodos que formam um parágrafo têm por finalidade apresentar informações novas a
respeito do assunto citado no parágrafo. Claro! Todos os parágrafos vão estar, geralmente, falando apenas
de um único assunto dentro de um texto que é formado por parágrafos. Já os parágrafos são construídos por
períodos e orações.
EXEMPLO DE TEXTOS EM PROSA:
* Jornal, *Editorial * Artigo de opinião *Livro didático *Essa postagem é um exemplo de texto em prosa.
O verso, por outro lado, é aquela forma de escrever que não usa a folha toda. A ideia é passada em
pedacinhos que, juntos, fazem sentido e forma frase.
EXEMPLO DE TEXTO EM VERSO:
* Poesia *Poema * Letra de música *Cordel
TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO
Texto literário é aquele que possui função estética, destina-se ao entretenimento, ao belo, à arte e à ficção.
Exemplo: *Notícia *Reportagem *Livro didático etc
Texto não literário é com função utilitária, referencial, pois tem o objetivo de trazer alguma informação,
convencer ou apenas mostrar um saber.
Exemplos: * Romance *Poesia *Crônica *Conto
Alunos e alunas,
Na próxima aula, amanhã, 21 de agosto. Eu vou continuar com o conceito do mesmo conteúdo.
Obrigado,
COPIE A MATÉRIA NO CADERNO.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Tecnologia - 2C - Profª Alice
Criando sua página
Nesta atividade vocês irão criar a página no instagram de acordo com o grupo e tema selecionados na aula anterior.
Instruções:
1.Vocês devem criar um nome que seja associado com o tema que escolheram. 2.Escrevam uma descrição rápida abaixo do nome 3.Criem dois posts com imagens introduzindo o tema que irão trabalhar. Sugiro que escrevam uma apresentação do tema, o que significa e a importância dele atualmente. Coloquem informações, dados de fontes confiáveis. 4. Enviem a página do instagram para mim por e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br Avaliarei essa atividade a partir do conteúdo divulgado, sendo assim, trabalhe com fontes confiáveis. Também será avaliada a linguagem utilizada, lembre de utilizar uma linguagem apropriada ao instagram.
A atividade deve ser realizada até o dia 31/08
Dúvidas no e-mail
6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)
Devolutiva / Correção de: terça-feira, 18 de agosto de 2020
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
LEIA O
TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à
sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele
acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que
o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão
desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de
uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados,
roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.
Fonte:
Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São
Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da
rede dos caçadores porque
(A)
prendeu o ratinho com a pata.
(B)
desistiu de esmagar o ratinho.
(C)
deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as
cordas.
QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor,
com diferentes situações.
(B)
descrever as relações dos animais na floresta.
(C)
revelar grandes segredos ao leitor.
(D)
contar sobre a fuga do leão.
QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma
qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é
(A)
“Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu
as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O
leão ficou preso na rede de uns caçadores”.
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO
MÁGICO
A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do
circo! É incrível como esses caras
conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E
olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada.
Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde.
Dizem que é da manga, mas é tão rápido!
E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para
não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser
aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo
manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
As
palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os
objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:
(A) um
defeito.
(B) o
modo de ser.
(C) uma
qualidade.
(D) uma circunstância.
QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem
asa, fogueira sem brasa
Sou eu
assim sem você
Futebol
sem bola,
Piu-piu
sem Frajola
Sou eu
assim sem você
Por que é
que tem que ser assim
Se o meu
desejo não tem fim
Eu te
quero a todo instante
Nem mil
alto-falantes
Vão poder
falar por mim [...]
CALCANHOTO,
Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto
que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar
que
(A) é uma composição
poética em versos.
(B) é uma
narrativa curta em prosa.
(C) há
predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas
científicas
6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)
Devolutiva de: 6ºAnos: segunda-feira, 17 de agosto
de 2020
Exercícios de Ortografia –
Correção.
1) Complete as frases com SESSÃO ou CESSÃO.
a) Moço, onde fica a seção de
brinquedos?
b) Que horas é a sessão
de filmes na televisão?
c)
No Nosso
Clubinho, você encontra muitos jogos interessantes na seção de games.
d) Há uma promoção exclusiva em
nossa seção
de games.
e) Pedrinho está fazendo sessão
de fonoaudiologia para falar melhor.
f)
Estará
passando o filme “A Era do Gelo 4” na sessão de filmes na televisão.
g) Hoje, irá passar o filme do Bob
Esponja na sessão
da tarde.
h) A sessão das 20:00h foi cancelada.
i)
Sempre
trabalhamos na mesma seção.
j)
Aquela seção da
biblioteca está desatualizada.
2°A,B,D TECNOLOGIA ATIVIDADE
BOM DIA,
ASSISTAM O FILME "WIFI RALPH 2"
NOSSA AVALIAÇÃO FUTURA ,SERÁ REFERENTE ESSE FILME (DESENHO) DA DISNEY. TEM TUDO A VER COM NOSSA DISCIPLINA, E É UM DESENHO MUITO ENGRAÇADO.
O ALUNO QUE CONSEGUIR BAIXAR O ARQUIVO, ENTRE EM CONTATO COMIGO NO PV, PARA QUE EU POSSA DISPONIBILIZAR PARA SEUS COLEGAS.
OBG.
PROF TALI
ASSISTAM O FILME "WIFI RALPH 2"
NOSSA AVALIAÇÃO FUTURA ,SERÁ REFERENTE ESSE FILME (DESENHO) DA DISNEY. TEM TUDO A VER COM NOSSA DISCIPLINA, E É UM DESENHO MUITO ENGRAÇADO.
O ALUNO QUE CONSEGUIR BAIXAR O ARQUIVO, ENTRE EM CONTATO COMIGO NO PV, PARA QUE EU POSSA DISPONIBILIZAR PARA SEUS COLEGAS.
OBG.
PROF TALI
2ºA (Clayton - Português) Devolutiva.
Devolutiva de: segunda-feira, 17 de agosto de 2020
1ª exercício de interpretação de texto – PUC-PR (2018)
[…]
O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
“Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […]
Disponível em: . Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é:
a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei
O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
“Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […]
Disponível em: . Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é:
a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei
Resposta do exercício 01 – E – Considere que questões como esta são muito frequentes,
pois os examinadores querem saber se você consegue combinar o dito popular com
o texto que acabou de ler. Assim eles avaliam duas coisas: se você compreendeu
o texto e se consegue trazer uma frase que combine com ele.
___________________________________________________________
2ª exercício de interpretação de texto – FAMERP (2018)
[…] dia desses, uma equipe de
reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar
sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de
o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele
sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle
remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o
intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar;
pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”
Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.
(“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)
Segundo o repórter, o telespectador típico:
Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.
(“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)
Segundo o repórter, o telespectador típico:
a) tem dificuldade para entender a Era Vargas
b)
é imaturo
c)
é capaz de entender qualquer explicação
d)
evita mudar de canal
e)
busca informações históricas ao acaso
Resposta do exercício 02 – B – Atente sempre para o enunciado da questão. Veja que apesar
de o texto enfocar diversos aspectos e ter mais de um personagem, a pergunta é
bem específica e versa sobre quem é o telespectador típico. Vá eliminando as
opções que não fazem sentido e chegará à letra B. Ele é considerado imaturo
porque de acordo com o próprio texto tem idade mental baixa, além de apresentar
outros comportamentos que podem reforçar isso.
______________________________________________________________
3ª exercício (Fuvest – SP)
“Diga ---- elas que estejam
daqui----pouco-------porta da biblioteca”.
a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a
a) à, há, a
b) a, há, à
c) a, a, à
d) à, a, a
e) a, a, a
Questão 3
Alternativa
“c”.
___________________________________________________________
4ª exercício de interpretação de texto – UNIFESP (2017)
Enquanto
fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse.
Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito
tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto
uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez
gestos indicando onde ela estava escondida.
Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”
(Fábulas completas, 2013.)
A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:
a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes
Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”
(Fábulas completas, 2013.)
A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:
a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes
Resposta do exercício 04 – B – Se não sabe o que é uma fábula, pesquise a respeito. Você
saberá que cada uma tem uma moral. A ideia é que você possa apontar, depois de
ler a fábula, que moral ela quer nos apresentar.
Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B
Atividade sobre as aulas
transmitidas nos dias 14 e 17/08 pelo CENTRO DE MÍDIAS SP
Habilidades: Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura,
análise e comparação de indicadores de saúde- taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica, entre outros e de resultados de políticas públicas destinadas à
saúde.
Conteúdo: Saúde
Objetivos: Conhecer as doenças de veiculação
atmosférica com ênfase nas infecções virais; conhecer as doenças de veiculação
atmosférica e hídricas com ênfase nas infecções bacterianas.
Atividade- Conhecendo vírus e
bactérias
1-O que é um vírus? Quais suas
principais características?
2- Como os vírus agem no organismo?
3- O que é uma bactéria? Quais suas
principais características?
4- Como as bactérias agem no
organismo?
5- Cite três doenças provocadas por vírus
e explique como essas doenças são transmitidas.
6- Cite três doenças provocadas por
bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
Entrega e dúvidas: até o dia 03/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...