domingo, 30 de agosto de 2020

3° bimestre. 8°A prof.(a) Ana Paula língua portugusa. Esse exercicio é baseado nas aulas do CMMSP dos dias 18, 20 e 21. Assunto diversos tipos de gêneros!
Eu escolhi um argumentativo para trabalhar essas aulas.
Fazer o que se pede abaixo no caderno. Depois tirar foto e manda por e-mail paulapomarico40@yahoo.com

PARTE 2 – DISCUSSÃO DE IDEIAS
É OFENSIVO MULHER PAGAR MENOS EM FESTA?
E como fica essa história de mulher pagar menos ou entrar de graça até uma determinada hora da festa ou do baile?
É uma velha tradição. Não somente brasileira, como bem sabemos. Do tempo em que os bichos falavam e as moças estavam longe de ganhar uma grana, comandar trens, metrôs, aviões, plataformas de petróleo e a presidência da República.
Agora muitas fêmeas reclamam do desconto ou da entrada livre. Não sei se é a mesma turma que blasfema aos céus contra os gestos de cavalheirismo em extinção: como ter a conta do jantar quitada pelo homem, por exemplo, além de outros mimos & delicadezas.
Toco no tema, para debate aqui no nosso boteco filosófico, por causa de uma consulta de um leitor de Maceió. Ele é produtor de festas. Decidiu por não cobrar do mulherio até um certo horário da tertúlia dançante.
A regalia lhe custou caro. Haja protesto das moças. Seu machista, porco chauvinista, direitos iguais, rapaz, queremos pagar decentemente, sem essa de cortesia da casa.
O amigo produtor ficou assustado e me escreveu em consulta. Eu disse que era um clássico esse tipo de distinção de festas e casas noturnas. Das boates modernas de SP ao cabaré Ladylaura lá no Crato.
Disse-lhe que não via ofensa machista na proposta. Também deixei claro, o moço também sabia,
que as mulheres estão certas em um tratamento igualitário mesmo para pagar mais e evitarem certos privilégios.
Enfim, tempos complexos.
Disse e desdisse um monte de argumentos. Tanto de homem sensível quanto de macho-
jurubeba.
O meu querido leitor estava assustado com a reação das meninas modernas.
Bom assunto pra gente botar aqui na roda da fogueira. O que vocês acham? É ofensiva a catraca livre para as moças? Mesmo sendo de graça a mulher deve ir lá e exigir o direito de pagar igual
aos cabras?
Lembro também que os restaurantes em sistema rodízio também fazem a deferência: muitos cobram só a metade. Aí e fácil. A maioria das mulheres comem menos mesmo do que seus selvagens maridos, amantes ou namorados.
Agora me ocorre o velho bordão do feirante: mulher bonita não paga. No que o outro vendedor de frutas emendas: mas também não leva.
É com vocês que eu aprendo. Sintam-se em casa, mais uma vez, e comentem!
http://xicosa.blogfolha.uol.com.br/page/2/

1. Leia novamente:
―Bom assunto pra gente botar aqui na roda da fogueira. O que vocês acham? É ofensiva a catraca livre para as moças? Mesmo sendo de graça a mulher deve ir lá e exigir o direito de pagar igual aos cabras?‖

Escreva uma carta argumentativa, entre 25 e 30 linhas, endereçada ao autor da crônica, propondo uma resposta para as perguntas por ele levantadas e apresentando argumentos que sustentem essa visão:
Ao terminar, assine como ―um leitor‖ ou ―uma leitora‖.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020


Prezados Pais, alunos  e/ou responsáveis!




A Fundação SEADE - Sistema Estadual de Análise de Dados, está  entrando em contato, via telefone, com os responsáveis de alunos da rede estadual para uma pesquisa sobre este período da pandemia. Por favor, quando ligarem atendam para que todos participem da pesquisa.

 “A Secretaria da Educação enviará aos celulares dos responsáveis SMS com perguntas que nos ajudem a combater a evasão escolar.
A campanha visa engajar os alunos a participarem das aulas no CMSP e sobre a retomada das atividades presenciais.
Nas mensagens de SMS, pais, responsáveis e alunos serão instigados a responder gratuitamente tais perguntas: você vai continuar indo para a escola na volta às aulas presenciais? Como está sendo sua experiência de estudar em casa no período da quarentena? Ou ainda: como você está se sentindo sem ver seus amigos e professores nesse tempo?”

Não perguntamos dados pessoais de aluno nas pesquisas.

Atenciosamente
E.E. Maria Montessori
Gestão


domingo, 23 de agosto de 2020


QUERIDOS ALUNOS!!!


Amanhã, vamos dar aquela merecida pausa🧘!!

Mas, como estamos sempre com vocês, preparamos atividades e momentos especiais só para os alunos!!!

Confira toda a programação aqui: https://bit.ly/32fRvXU.


#estamosjuntos
#VaiLáNoApp
#NinguémFicaPraTrás
#cmsp
#EuNoCMSP
#HoraDoIntervalo






EQUIPE GESTORA
2020

sexta-feira, 21 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 22/08/2020




EQUIPE GESTORA
2020

Hello!!!





EQUIPE GESTORA
2020
GEOGRAFIA 3A- PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
SEGUIMOS COM À NOSSA AULA DE GEOGRAFIA DESSA SEMANA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO.  ENTREGAR ATÉ 27/08
LEIAM O TEXTO, RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO, TIREM FOTO E ENVIEM PARA EMAIL OU WHATSAP.
EMAIL adriana.barbosa33@yahoo.com
whatsap 95791-8631

                                     


                                           ÁFRICA E EUROPA

A ÁFRICA É CONSIDERADA O BERÇO DA HUMANIDADE E DA CIVILIZAÇÃO, POIS TEM EM SUA HISTÓRIA UMA DAS MAIORES DIVERSIDADES CULTURAIS DO MUNDO. NO CONTINENTE AFRICANO HÁ MAIS DE MIL LÍNGUAS E DIALETOS DIFERENTES, E CONFLITOS POLÍTICOS E ÉTNICOS QUE ACARRETAM, AO LONGO DO TEMPO, CRISES SOCIAIS, ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E CULTURAIS. M
MUITOS PAÍSES QUE COLONIZARAM A ÁFRICA SE APROPRIARAM DOS RECURSOS NATURAIS E, AO MESMO TEMPO, ACIRRARAM AS DESIGUALDADES, A SEGREGAÇÃO E A EXCLUSÃO SOCIAL. ATUALMENTE, OS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS TÊM UM ENORME PESO NAS IMPORTAÇÕES AFRICANAS, GERANDO UM DÉCIFIT EM SUAS BALANÇAS COMERCIAIS. PODE-SE EXPLICAR A ESCASSEZ DE ALIMENTOS POR UM CONJUNTO DE FATORES: PROCESSO COLONIAL, CLIMÁTICOS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, AGRÍCOLAS, ETC.

ATIVIDADE

a) DE ACORDO COM OS SEUS CONHECIMENTOS E O TEXTO ACIMA, COMENTE A QUESTÃO DA APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E O ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTINENTE AFRICANO:
GEOGRAFIA 2 E - PROFESSORA ADRIANA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!
SEGUE AULA DESSA SEMANA, LEIAM O TEXTO RESPONDAM NO CADERNO, TIREM FOTO, ENVIAR PARA EMAIL OU WHATSAP, CONFORME ACHAREM MAIS PRÁTICO.
ENTREGAR ATÉ 27/08. ESTOU À DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA.
EMAIL   adriana.barbosa33@yahoo.com
WHATSAP 95791-8631


                                                                ETNIA E RAÇA

É TOTALMENTE ERRADO PENSAR QUE ETNIA E RAÇA SÃO AS MESMAS COISAS, POIS ESSAS PALAVRAS TÊM SIGNIFICADOS SEPARADOS.
RAÇA É A PALAVRA USADA PARA DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UMA PESSOA. ESSAS CARACTERÍSTICAS ESTÃO ASSOCIADAS À COR DA PELE, COR DOS OLHOS, COR DOS CABELOS E ESTRUTURA FÍSICA.
ETNIA É A PALAVRA USADA PARA DESCREVER A IDENTIDADE CULTURAL DE UMA PESSOA. ESSAS IDENTIDADES PODEM INCLUIR IDIOMA, RELIGIÃO, NACIONALIDADE, ASCENDÊNCIA, VESTIMENTA E COSTUMES.
OS GRUPOS ÉTNICOS COMPARTILHAM UMA ORIGEM COMUM, APRESENTAM UMA NOÇÃO DE HISTÓRIA EM COMUM E PROJETAM UM FUTURO COMO POVO.



ATIVIDADE

1)  O BRASIL É CONHECIDO POR SER PAÍS MULTIÉTNICO. SÃO COLOCADOS COMO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS FORMADORES NA NAÇÃO BRASILEIRA:

a) OS NATIVOS BRASILEIROS, BRANCOS EUROPEUS, INDÍGENAS, NEGROS AFRICANOS.
b) INDÍGENAS, ITALIANOS, AFRICANOS
c) EUROPEUS, AFRICANOS, ÁRABES, LATINOS.

2) EXPLIQUE O QUE É XENOFOBIA E COMO ELA AFETA A PLURALIDADE CULTURAL NO ESPAÇO BRASILEIRO: