quinta-feira, 29 de outubro de 2020

4°BIMESTRE - ATIVIDADE 1 (2°ANOS A,B,C,D,E) - SOCIOLOGIA - ADRIANO

 Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classrom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- Não se faz necessário copiar esse texto;

7- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

8- Data de entrega: 09/11/2020

 

4°BIMESTRE (SOCIOLOGIA)

 

TEMA:  Significados de violência no Brasil

 

O que é violência?

Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. E se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc.

Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.

A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).

Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).

Violência domestica

A violência doméstica é o tipo de violência que ocorre em um contexto familiar, ou seja, entre parentes. Poderá ser entre o pai e a mãe, entre os pais e os filhos, etc. Abusos sexuais a crianças e maus tratos a idosos também constituem violência doméstica. Existem cinco tipos de violência doméstica: a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas apresentam queixas na polícia, alegando ter sofrido violência doméstica.

Violência urbana

A violência urbana também consiste em um tipo de violação da lei penal. Consiste na prática de crimes diversos contra pessoas (assassinatos, roubos e sequestros), e contra o patrimônio público, influenciando de forma negativa o convívio entre as pessoas e a qualidade de vida. Esse tipo de violência manifesta-se particularmente nas grandes cidades.

Um dos principais fatores que gera a violência urbana é o crescimento acelerado e desordenado das cidades. Como consequência surgem graves problemas sociais como fome, miséria, desemprego e marginalização, que associados à ineficiência das políticas de segurança pública contribuem para o aumento dos atos de violência.

RESPONDA

1-Defina o que é violência?

2-Como a violência se manifesta em nossa sociedade?

3- Quais os tipos de violência podemos constatar em nossa sociedade?

4- Defina violência domestica.

5- Defina violência urbana.

 

4° BIMESTRE ATIVIDADE 1° ( SOCIOLOGIA - 1°ANOS A,B,C,D,E,F) PROF° ADRIANO

 

Orientações:

1-As atividades deverão ser respondidas e encaminhadas conforme orientação do professor;

2-As atividades deverão ser encaminhadas via e-mail;

3- Para quem utiliza a plataforma classroom enviar por ela;

4-As atividades postadas no blog / classrom serão sempre as mesmas;

5- Enviar a atividade **Sempre com nome, número e serie**

6- Não se faz necessário copiar esse texto;

7- ATENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS JUNTO A GOOGLE MEU E-MAIL MUDOU PARA (adrlaurentino87@gmail.com), favor encaminhar para este e-mail;

8- Data de entrega: 09/11/2020

 

4°BIMESTRE (SOCIOLOGIA)

 

TEMA:  O que nos desiguala como humanos?

 

Desigualdade Social

desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

 

Definição

Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distâncias entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades. Em tese, sempre haverá desigualdade social, pois é impossível que cada um tenha exatamente as mesmas quantidades de bens materiais.

Causas

Inúmeras são as causas que aumentam a distância entre ricos e pobres. As mais comuns estão:

·       Má distribuição de renda

·       Má administração dos recursos

·       Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia)

·       Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação

·       Falta de oportunidades de trabalho

·       Corrupção

 

Consequências

 

Se um país não consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, tampouco irá prosperar de forma equitativa. Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização.

Ademais, a desigualdade social traz:

·       Fome, desnutrição e mortalidade infantil,

·       Aumento das taxas de desemprego

·       Grandes diferenças entre as classes sociais

·       Marginalização de parte da sociedade

·       Atraso no progresso da economia do país

·       Aumento dos índices de violência e criminalidade

 

RESPONDA

1-O QUE É DESIGUALDADE SOCIAL?

2-O QUE GERA A DESIGUALDADE SOCIAL?

3-EM NOSSO COTIDIANO COMO PODEMOS PERCEBER ESSA DESIGUALDADE?

4-QUAIS AS CAUSAS QUE AUMENTAM AS DISTÂNCIAS ENTRE RICOS E POBRES?

5-QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA DESIGUALDADE SOCIAL?


1ª série A-B-C-D - Fisica - Prfª: Mª Regina N. Lanza

1ª série A-B-C-D  -  Prfª: Mª Regina N. Lanza


3ª e 4ª semana de Outubro   -    Atividades de Física.

Colocar o nome:       

n°:     

série:         

data:          

Prazo de entrega: 09/11/20


Atividade de Física e recuperação – Satélites 


Movimento


1) Fazer o resumo e sua conclusão das aulas dos dias:  20 e 27/10/ 20.




2) Pesquisar sobre Satélites naturais e artificiais, a terra tem satélite artificial quais? Para que serve os satélites artificiais e onde são construídos?




3) Como é um satélite natural? E quais são?




4) Quais os planetas que não tem satélites naturais?




5) Qual a diferença entre um planeta e um satélite?




6) Quais são as fórmulas de: MUV, MU, equação da aceleração, equação da velocidade, equação do espaço de deslocamento, equação de Torricelli e o significado da nomenclatura de cada um deles?




7) Explique Cinemática e de exemplo.




8) Coloque ( C ) para a resposta certa e (E) para a resposta errada e justificando suas respostas:

a) Note as extremidades dos ponteiros de um relógio: elas descrevem uma trajetória curvilínea, com movimento uniforme. (    ) 

Justifique sua resposta:_______________________________________________


b) A trajetória circular é aquela descrita pelos satélites artificiais, que percorrem em torno da Terra distância iguais em intervalos de tempo diferentes. (    )

Justifique sua resposta:_____________________________________________


c) Numa usina de tratamento de lixo doméstico, os objetos despejados sobre a esteira rolante percorrem distâncias iguais em intervalos de tempo diferentes, no mesmo sentido descrevemos movimento uniformemente variável. (    ) 

Justifique sua resposta:__________________________________________________


d) Existem movimentos progressivo e retrógrado. (    )

Justifique sua resposta:___________________________________________________ 



9) Explique movimento e de exemplos:





10) Como você entende ponto de referência ou referencial na física?





Bom estudo!









6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

 

01.Leia a tirinha abaixo:

 

 

https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/

O texto acima possui características do gênero textual:

I.Entrevista, porque compõe-se de uma introdução e de um diálogo com perguntas e respostas. Apresenta linguagem formal  ou menos  formal de acordo com o veículo de comunicação em que será divulgada, com o público a que se destina, com o entrevistado e com o assunto.

II.Crônica, porque relata fatos do cotidiano, possui poucas personagens  e a linguagem é simples.

III.Reportagem , porque possui uma linguagem clara e objetiva, tem vários entrevistados, informa a respeito de um assunto e se aprofunda no tema abordado.

Está correta:

a.I

b.II

c.III

d.nenhuma das alternativa anteriores.

Leia a tirinha e responda às questões de 02 a 04

 

                                                                                                                                                   https://wordsofleisure.com/2015/03/22/tirinha-

do-dia-armandinho-e-a-intepretacao-de-texto/

 

02.Na oração: “O problema foi interpretação de texto, Armando!” temos:

a.um período simples;

b.um período composto;

c.uma frase nominal

d.uma frase interrogativa.

 

03.Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:

" _______" não fez a lição hoje?

a. (    ) POR QUE

b. (    ) POR QUÊ

c. (    ) PORQUÊ

d. (    ) PORQUE

a.uma locução adjetiva, porque soube é um verbo que está acompanhado do adjetivo interpretar;

b.uma locução verbal, porque a expressão “soube interpretar” é formada por dois verbos;

c.uma locução prepositiva, porque soube é um verbo que está acompanhado da preposição interpretar;

d.uma locução conjuntiva, porque não é uma conjunção.

 

04.”E será que o senhor soube interpretar minha resposta”? Essa oração transformada em um período simples fica da seguinte forma:

a.Será que o senhor soube interpretar minha resposta de forma correta?

b.O senhor soube interpretar minha resposta?

c.O senhor interpretou minha resposta?

d.E será que o senhor interpretou minha resposta?

 

Texto para às questões de 05 a 10

                  Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme“Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.

Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?

Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.

Revista - Como será a escolha dos atores?

Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)

Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?

Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)

Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?

Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.

Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?

Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 

Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?

Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)

Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que

forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)

https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

 

 

05.Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?

____________________________________________________________________________________

06. Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?

____________________________________________________________________________________________________________________________________

07.Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________

08. De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

09.Explique como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.

____________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

10.Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo,  como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

____________________________________________________________________________________________________________________________________