01.Leia
a tirinha abaixo:
https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/
O texto acima possui características do gênero textual:
I.Entrevista, porque compõe-se de uma introdução e de
um diálogo com perguntas e respostas. Apresenta linguagem formal ou menos
formal de acordo com o veículo de comunicação em que será divulgada, com
o público a que se destina, com o entrevistado e com o assunto.
II.Crônica, porque relata fatos do cotidiano, possui
poucas personagens e a linguagem é
simples.
III.Reportagem , porque possui uma linguagem clara e
objetiva, tem vários entrevistados, informa a respeito de um assunto e se
aprofunda no tema abordado.
Está
correta:
a.I
b.II
c.III
d.nenhuma das alternativa anteriores.
Leia a tirinha e responda
às questões de 02 a 04
https://wordsofleisure.com/2015/03/22/tirinha-
do-dia-armandinho-e-a-intepretacao-de-texto/
02.Na oração: “O problema foi
interpretação de texto, Armando!” temos:
a.um período simples;
b.um
período composto;
c.uma
frase nominal
d.uma
frase interrogativa.
03.Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:
" _______" não fez a lição hoje?
a. ( ) POR QUE
b. ( ) POR QUÊ
c. ( ) PORQUÊ
d. ( ) PORQUE
a.uma
locução adjetiva, porque soube é um verbo que está acompanhado do adjetivo
interpretar;
b.uma locução verbal, porque a expressão “soube interpretar” é
formada por dois verbos;
c.uma
locução prepositiva, porque soube é um verbo que está acompanhado da preposição
interpretar;
d.uma
locução conjuntiva, porque não é uma conjunção.
04.”E será que o senhor soube
interpretar minha resposta”? Essa oração transformada em um período simples
fica da seguinte forma:
a.Será
que o senhor soube interpretar minha resposta de forma correta?
b.O
senhor soube interpretar minha resposta?
c.O senhor interpretou minha resposta?
d.E
será que o senhor interpretou minha resposta?
Texto para às questões de 05 a 10
Criada há mais de 50
anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar
tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de
estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para
celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de
sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e
osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no
filme“Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a
seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar
filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a
criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de
verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio
de Sousa - Estamos
ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de
encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai
trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais
parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A
Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós
temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de
forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua
vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase
trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às
diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à
praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú
(cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia,
os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente
vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no
Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos
tempos?
Mauricio de Sousa - No
começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais
doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela
continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a
revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é
líder de mercado?
Mauricio de
Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder
inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã
(risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam
metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que
visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram
vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era
justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela
cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi
aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no
Brasil. De que
forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma
maior aceitação do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância,
solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem
felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
05.Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
____________________________________________________________________________________
06. Por que Mauricio de Sousa decidiu
colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será
lançado em 2018?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
07.Explique quais adaptações precisaram ser feitas
para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é
veiculado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
08. De acordo com o texto, explique de que
forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no
Brasil.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
09.Explique como a maça passou a ser
comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
____________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________
10.Diante de
tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior
aceitação do outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________