quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 


                 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 06/11/2020 


Equipe Gestora
2020

1°F Revisão Homônimos e Parônimos

Os Homônimos e os Parônimos são termos que fazem parte do estudo da semântica (significado das palavras).

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos.

Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

Homônimos

As palavras homônimas são classificadas em:

  • Homógrafas: são palavras iguais na grafia diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).
  • Homófonas: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia, por exemplo: concertar (harmonizar) e consertar (reparar); censo (recenseamento) e senso (juízo); acender (atear) e ascender (subir).
  • Perfeitas: são palavras iguais na grafia e iguais na pronúncia, por exemplo: caminho (substantivo) e caminho (verbo); cedo (verbo) e cedo (advérbio de tempo); livre (adjetivo) e livre (verbo).

Parônimos

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido.

Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão.

A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas:

  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
  • Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)
  • Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil)
  • Comprimento (extensão) e cumprimento (saudação)
  • Coro (música) e couro (pele animal)
  • Delatar (denunciar) e Dilatar (alargar)
  • Descrição (ato de descrever) e discrição (prudência)
  • Despensa (local onde se guardam alimentos) e dispensa (ato de dispensar)
  • Docente (relativo a professores) e discente (relativo a alunos)
  • Emigrar (deixar um país) e imigrar (entrar num país)
  • Eminente (elevado) e iminente (prestes a ocorrer)
  • Flagrante (evidente) e fragrante (perfumado)
  • Fluir (transcorrer, decorrer) e fruir (desfrutar)
  • Imergir (afundar) e emergir (vir à tona)
  • Inflação (alta dos preços) e infração (violação)
  • Infligir (aplicar pena) e infringir (violar)
  • Mandado (ordem judicial) e mandato (procuração)
  • Osso (parte do corpo) e ouço (verbo ouvir)
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo)
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento)
  • Ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
  • Recrear (divertir) e recriar (criar novamente)
  • Tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilegal)
  • Soar (produzir som) e suar (transpirar)

https://www.todamateria.com.br/homonimos-e-paronimos/


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Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos propostos pelas alternativas entre parênteses.

a – O atacante aproveitou a jogada distraída e deu o ___________ no adversário. (cheque/xeque)
b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela)
c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)
d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão)


1°F - REVISÃO DÍGRAFO, ENCONTRO VOCÁLICO E CONSONANTAL

                                                                                                              FAZER NO CADERNO

Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.


Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?

Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lhnhchrrssqu e gu (seguidos de e ou i), scxcxs.
Vejamos alguns exemplos de palavras com dígrafos:

alho = lh
chuva = ch
ninho = nh
carro = rr
assistir = ss
águia = gu
aquilo = qu
nascer = sc
descer = sc
cresça = sç
exceção = xc
exsurgir = xs

Além desses, há os chamados dígrafos vocálicos, os quais são formados pelas vogais nasais seguidas de “m” ou “n” (am, an, em, en, im, in, om, on, um e un): amparar, antigo, lembrar, encontrar, importar, indicar, ombro, onda, umbigo, fundo.

ENCONTRO CONSONANTAL E ENCONTRO VOCÁLICO

Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra.

  • trigo;
  • planeta;
  • advogado;
  • corte;
  • filtro.
  • Encontro vocálico é a sequência de duas ou mais vogais numa palavra:

    • caixa;
    • chapéu;
    • iguais;
    • saúde;
    • poesia.

Encontro vocálico

Os encontros vocálicos podem ser classificados em ditongo, tritongo e hiato.

DitongoEncontro de uma semivogal e de uma vogal na mesma sílaba.limão
quatro
ouro
TritongoEncontro de uma semivogal, de uma vogal e de outra semivogal na mesma sílaba.quaisquer
enxaguei
Uruguai
HiatoEncontro de duas vogais que se encontram em sílabas diferentes.piada
oceano
cme

Os ditongos podem ser ainda classificados em:

  • ditongo decrescente (ai, au, ui, éu,…)
  • ditongo crescente (ui, oe, ia, ua,…)
  • ditongo oral (ai, ei, eu, ou, oi,…)
  • ditongo nasal (ão, õe, ãe,…)

Os tritongos podem ser ainda classificados em:

  • tritongo oral (uai, uei)
  • tritongo nasal (uão, uõe)

ENCONRO CONSONANTAL

encontro consonantal fonético ocorre quando a consoante x assume o som cs, representando assim a dois fonemas consonantais:

  • táxi (4 letras, 5 fonemas)
  • boxe (4 letras, 5 fonemas)
  • oxigênio (8 letras, 9 fonemas)

Tipos e exemplos de encontros consonantais

Existem dois tipos principais de encontros consonantais:
encontro consonantal perfeito (também chamado de próprio ou puro);
encontro consonantal imperfeito (também chamado de impróprio ou disjunto).

Alguns autores defendem ainda a existência de um terceiro tipo de encontro consonantal: o encontro consonantal misto.

Encontro consonantal perfeito

Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba.

É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras:

  • Brasil (Bra-sil);
  • claro (cla-ro);
  • flores (flo-res);
  • fritadeira (fri-ta-dei-ra);
  • palavra (pa-la-vra);
  • prateleira (pra-te-lei-ra);
  • psicólogo (psi-có-lo-go);
  • gnomo (gno-mo);
  • pneumático (pneu-má-ti-co);

Encontro consonantal imperfeito

Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes:

  • advogado (ad-vo-ga-do);
  • aftas (af-tas);
  • almoço (al-mo-ço);
  • costas (cos-tas);
  • forte (for-te);
  • magnético (mag-né-ti-co);
  • objetivo (ob-je-ti-vo);

Encontro consonantal misto

Há encontro consonantal misto quando, na divisão silábica, os encontros consonantais apresentam características dos encontros consonantais perfeitos e imperfeitos:

  • destreza (des-tre-za);
  • destruição (des-tru-i-ção);
  • displicência (dis-pli-cên-cia);
  • filtração (fil-tra-ção);

VÍDEO APOIO PARNASIANISMO 2°B,C,D



 

2°B, C, D - PARNASIANISMO "A ARTE PELA ARTE"

 PARNASIANISMO                         FAZER NO CADERNO



parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no final do século XIX, tendo como principal bandeira a oposição ao realismo e ao naturalismo, movimentos que ocorriam nesse contexto. No Brasil, esse movimento opunha-se principalmente ao romantismo, já que, apesar dos ideais românticos terem dado lugar ao realismo e ao naturalismo na prosa, ainda eram fortes suas características na poesia. Assim, os poetas parnasianos incorporaram em suas produções poéticas traços que se opunham diretamente à poesia romântica.

Em 1882, Fanfarras, de Teófilo Dias, é a obra que inaugura o parnasianismo brasileiro, movimento que se prolonga até a Semana de Arte Moderna, em 1922.

De postura anti-romântica, o Parnasianismo é baseado no culto da forma, na impassibilidade e impessoalidade, na poesia universalista e no racionalismo.

Os autores parnasianos criticavam a simplicidade da linguagem, a valorização da paisagem nacional e o sentimentalismo. Para eles, essa era uma forma de subjugar os valores da poesia.

A proposta inovadora era de uma poesia de linguagem rebuscada, racional e perfeita do ponto de vista formal. Acreditavam que, se estivessem apoiados no modelo clássico poderiam contrapor os exageros e a fantasia típica do movimento literário Romantismo.

Ao Parnasianismo, seguiu-se o Simbolismo, movimento que exalta a realidade subjetiva e que nega a razão explorada pelos parnasianos.

Características do Parnasianismo

Os parnasianos são esteticamente detalhistas. Ao se preocupar com a forma, valorizam o vocabulário culto, os sonetos, bem como as rimas raras.

Também de forma marcante, os temas da antiguidade clássica são observados nessa escola literária, cujos autores são realistas e objetivos e mostram as coisas como elas se apresentam, ou seja, de forma descritiva e sem lirismo, ou com exaltação de sentimentos muita vaga. Isso porque entendem que a arte já seja bela, de modo que não precisa ser explicada, pois ela vale por si.

Muitas características do Parnasianismo encontram-se presentes no Realismo. Observe, no entanto que, no Parnasianismo foram criadas apenas poesias, não existe prosa parnasiana.

Em resumo, as características do Parnasianismo são:

  • Idealização da arte pela arte
  • Busca da perfeição formal
  • Preferência pelo soneto
  • Preferência pela descrição
  • Rimas raras
  • Vocabulário culto
  • Objetivismo
  • Racionalismo
  • Universalismo
  • Apego à tradição clássica
  • Gosto pela mitologia greco-latina
  • Rejeição do lirismo

Contexto histórico

O fato dos parnasianos interpretarem o mundo de forma cientificista e positivista resulta do período em que esteve inserido, época de muitas invenções e avanços que traziam mudanças não só à economia, mas que transformavam a mentalidade das pessoas.

Isso porque, a valorização da ciência rompe com o subjetivismo, marca da escola literária anterior, o Romantismo.

Parnasianismo no Brasil

parnasianismo brasileiro começou a ser difundido no país a partir de 1870, pois, no final dessa década, criou-se uma polêmica no jornal Diário do Rio de Janeiro, que reuniu, de um lado, os adeptos do romantismo e, de outro, os adeptos do realismo e do parnasianismo. Como resultado dessa querela literária, desenvolvida em artigos, conhecida como “Batalha do Parnaso”, houve uma difusão das ideias e das características do parnasianismo nos meios artísticos e intelectuais.

Autores do Parnasianismo no Brasil

Os principais autores do Parnasianismo no Brasil foram Olavo Bilac (1865- 1918), Raimundo Corrêa (1859-1911) e Alberto de Oliveira (1857-1937). Os três formavam a chamada tríade parnasiana.

Além deles, outros autores também merecem destaque: Augusto de Lima (1859-1937), Bernardino Lopes (1859-1916), Fontoura Xavier (1856-1922), Francisca Júlia (1871-1920) e Múcio Teixeira (1857-1926).


Olavo Bilac (1865-1918): Foi jornalista, inspetor de ensino e poeta. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Publicou as seguintes obras: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Sagres (1898), Crítica e fantasia (1904), Poesias infantis (1904), Conferências literárias (1906), Tratado de versificação (com Guimarães Passos) (1910), Dicionário de rimas (1913), Ironia e piedade (1916), Tarde (1919). 

Hino à Bandeira do Brasil

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Apresentado no ano de 1906, o Hino à Bandeira do Brasil foi uma encomenda de Francisco Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro, ao poeta parnasiano. Posteriormente, a letra foi musicada por Francisco Braga e visiva apresentar a nova bandeira nacional ao povo brasileiro.

Assim, aparenta ser uma declaração de amor ao país, transmitindo uma mensagem positiva e solar de esperança, paz e grandeza. Fazendo referência às cores e aos elementos da bandeira, a composição fala de um povo que ama a sua terra e tem mantém a fé num futuro risonho, num Brasil "poderoso" e "feliz".

 






https://www.todamateria.com.br/parnasianismo-caracteristicas-e-contexto-historico/

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/parnasianismo.htm

2°A, B, D - Revisão CMSP aula Narrativas digitais

 Revisão aula CMSP sobre Narrativas digitais, o que são, para que servem, etc.

Aula 2 como elaborar, sua história ou outra na narrativa digital, o que representa a narrativa digital e outros








RESPONDA E ENVIE POR EMAIL, OU RESPONDA PELO CLASS:

O QUE SÃO NARRATIVAS DIGITAIS E PARA QUE SERVEM?



E-MAIL: envieseutrabalho.tali@gmail.com




2°B, C ,D ADVERBIO , LOCUÇÃO ADVERBIAL, LOCUÇÃO VERBAL

Advérbio                      FAZER NO CADERNO

 Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Classificação dos Advérbios

De acordo com a circunstância que os advérbios exprimem nas frases, eles podem ser:

Advérbio de Modo

Bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, devagar, acinte, debalde e grande parte das palavras que terminam em "-mente": cuidadosamente, calmamente, tristemente, dentre outros.

Exemplos:

  • Fui bem na prova.
  • Estava andando depressa por causa da chuva.

Advérbio de Intensidade

Muito, demais, pouco, tão, quão, demasiado, bastante, imenso, demais, mais, menos, quanto, quase, tanto, assaz, tudo, nada, todo.

Exemplos:

  • Comeu demasiado naquele almoço.
  • Ela gosta bastante dele.

Advérbio de Lugar

Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, defronte, atrás, detrás , atrás, além, aquém, antes, algures, nenhures, alhures, aonde, longe, perto.

Exemplos:

  • Minha casa é ali.
  • O livro está embaixo da mesa.

Advérbio de Tempo

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente.

Exemplos:

  • Ontem estivemos numa reunião de trabalho.
  • Sempre estamos juntos.

Advérbio de Negação

Não, nem, tampouco, nunca, jamais.

Exemplos:

  • Jamais reatarei meu namoro com ele.
  • Não saiu de casa naquela tarde.

Advérbio de Afirmação

Sim, deveras, indubitavelmente, decididamente, certamente, realmente, decerto, certo, efetivamente.

Exemplos:

  • Certamente passearemos nesse domingo.
  • Ele gostou deveras do presente de aniversário.

Advérbio de Dúvida

Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente.

Exemplos:

  • Provavelmente irei ao banco.
  • Quiçá chova hoje.

Flexão dos Advérbios

Os advérbios são consideradas palavras invariáveis pois não sofrem flexão de número (singular e plural) e gênero (masculino, feminino); porém, são flexionadas nos graus comparativo e superlativo.

Grau Comparativo

No Grau Comparativo, o advérbio pode caracterizar relações de igualdade, inferioridade ou superioridade.

  1. Igualdade: formado por "tão + advérbio + quanto" (como), por exemplo: Joaquim é tão baixo quanto Pedro.
  2. Inferioridade: formado por "menos + advérbio + que" (do que), por exemplo: Joana é menos alta que Sílvia.
  3. Superioridade:
  • analítico: formado por "mais + advérbio + que" (do que), por exemplo: Ana é mais alta que Carolina.
  • sintético: formado por "melhor ou pior que" (do que), por exemplo: Paula tirou nota melhor que Júlia na prova.

Grau Superlativo

No Grau Superlativo, o advérbio pode ser:

  1. Analítico: quando acompanhado de outro advérbio, por exemplo: Isabel fala muito baixo.
  2. Sintético: quando é formado por sufixos, por exemplo: Isabel fala baixíssimo.



Locução Adverbial

Locução adverbial é uma expressão formada por uma ou mais palavras que, juntas, têm a função de advérbio. É dessa forma que alteram o sentido de um verbo, de um adjetivo ou mesmo de um advérbio.

As preposições iniciam a maior parte das locuções adverbiais, que também podem ser formadas pela união a um substantivo, adjetivo ou advérbio.

Exemplos:

Preposição + substantivo - com certeza

O incentivo chegará com certeza

Preposição + adjetivo - em breve

Choverá em breve

Preposição +advérbio - por ali

O caminho é por ali

Classificação

As locuções adverbiais podem ser classificadas em:

  • Locução adverbial de lugara distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui.
  • Locução adverbial de tempoàs vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, às vezes, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, hoje em dia.
  • Locução adverbial de modode cor, em vão, em geral, de soslaio, frente a frente, de viva voz.
  • Locução adverbial de quantidadeem excesso, de todo, de muito, por completo.
  • Locução adverbial de afirmaçãosem dúvida, de fato, por certo, com certeza.
  • Locução adverbial de negaçãode modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de forma nenhuma.
  • Locução adverbial de intensidadede muito, de pouco, de todo, em excesso.
  • Locução adverbial de dúvidacom certeza, quem sabe, por certo.
  • Locução adverbial de inclusãoalém disso.

Locução Verbal

As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase.

São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.

Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, sempre é empregado em uma das formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares.

Exemplos:

  • Nenhuma pessoa poderá sair após o fechamento dos portões.
  • Está havendo uma revolução silenciosa.
  • É provável que ele seja convocado para a Copa.
  • Começou a gritar sem nenhuma explicação.

Principais Verbos Auxiliares

O verbo auxiliar exerce a função de ampliar o significado do verbo principal. Os verbos auxiliares mais utilizados são: ser, estar, ter e haver.

Exemplos:

  • Estamos saindo.
  • Havia saído.

Saiba mais em Verbo Haver.

Gerúndio na Locução Verbal

gerúndio combina-se com os verbos auxiliares estar, andar, ir e vir como forma de marcar diferentes aspectos no processo verbal.

Verbo Estar

O verbo estar seguido de gerúndio indica uma ação que dura em um rigoroso espaço de tempo. Exemplo:

  • As coisas estão mudando por lá.
  • A violência está adquirindo novas formas.

O verbo andar seguido de gerúndio indica uma ação em que predomina a ideia.

Exemplo:

  • Andei pensando em mudar de faculdade.
  • A imprensa anda publicando os fatos após checar os documentos.

Verbo Ir

O verbo ir seguido de gerúndio expressa uma ação que vai acontecendo de maneira progressiva ou por etapas.

Exemplo:

  • Ia passando, passando pelas lembranças.
  • Irei fazendo a medida que puder.

O verbo vir seguido de gerúndio expressa uma ação que se desenvolve à época ou lugar em que nos encontramos.

Exemplo:

  • Vinha, entre nuvens, o luar nascendo. (Olavo Bilac)
  • Vinha telefonando, mas nunca me atendia


https://www.todamateria.com.br/adverbio/Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

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