quarta-feira, 11 de novembro de 2020

 

                      ATIVIDADE DE FÍSICA    1E   1F

PROFESSORA: CIDA

ENTREGAR : 17/11/2020

TEMA : TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA

01-(ENEM) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade.

Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina:

a) hidrelétrica, porque a água corrente baixa a temperatura da turbina.

b) hidrelétrica, porque a usina faz uso da energia cinética da água.

c) termoelétrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento.

d) eólica, porque a turbina é movida pelo movimento da água.

e) nuclear, porque a energia é obtida do núcleo das moléculas de água

 

 

02- (ENEM) No processo de obtenção de eletricidade, ocorrem várias transformações de energia. Considere duas delas:

I. cinética em elétrica                          II. potencial gravitacional em cinética

Analisando o esquema a seguir, é possível identificar que elas se encontram, respectivamente, entre:

a) I – a água no nível h e a turbina, II – o gerador e a torre de distribuição.

b) I – a água no nível h e a turbina, II – a turbina e o gerador.

c) I – a turbina e o gerador, II – a turbina e o gerador.

d) I – a turbina e o gerador, II – a água no nível h e a turbina.

e) I – o gerador e a torre de distribuição, II – a água no nível h e a turbina.

 

3) O funcionamento do ferro elétrico atual pode ser
caracterizado por uma transformação de _______
em _____________, por meio de uma resistência.
Esse efeito é conhecido como efeito ___________.
a) energia térmica ,energia elétrica, Doppler;
b) energia elétrica, energia térmica, Doppler;
c) energia elétrica, energia  térmica, Joule;
d)força elétrica, força térmica, Joule;
e)força elétrica, calor, joule.

4)Marque a alternativa que indica a sequência
de transformações de energia que ocorrem na
execução de um salto em varas.
a) energia potencial gravitacional, energia cinética,
energia potencial elástica, energia mecânica.
b)energia cinética, energia potencial elástica,
energia cinética, energia potencial, energia
cinética.
c)energia cinética, energia cinética, energia
potencial gravitacional, energia potencial
elástica.
d)energia cinética, potencial elástica, energia
cinética, energia potencial elástica, energia
mecânica.
e)energia mecânica, energia cinética, energia
potencial gravitacional, energia potencial
elástica, calor.

5)A figura ilustra uma gangorra de brinquedo feita
com uma vela. A vela é acesa nas duas extremi-
dades e, inicialmente, deixa-se uma das extre-
midades mais baixa que a outra. A combustão
da parafina da extremidade mais baixa provoca
a fusão. A parafina da extremidade mais baixa
da vela pinga mais rapidamente que na outra
extremidade. O pingar da parafina fundida
resulta na diminuição da massa da vela na
extremidade mais baixa, o que ocasiona a
inversão das posições. Assim, enquanto a vela
queima, oscilam as duas extremidades. Nesse
brinquedo, observa-se a seguinte sequência
de transformações de energia:


a) energia resultante de processo químico,
energia potencial gravitacional, energia cinética
b)energia  potencial gravitacional, energia
elástica, energia cinética
c)energia cinética, energia resultante de processo
químico, energia potencial gravitacional.
d)energia mecânica, energia luminosa, energia
potencial gravitacional.
e)energia resultante do processo químico,
energia luminosa, energia cinética.

6) Um ciclista desce uma ladeira,  com forte
vento contrário a seu movimento. Pedalando
vigorosamente, ele consegue manter a
velocidade constante, Pode-se então
afirmar que:
a) sua energia cinética está aumentando.
b) sua  energia cinética está diminuindo.
c)sua energia potencial gravitacional está
aumentando.
d)sua energia potencial gravitacional está
diminuindo.
e) sua energia potencial gravitacional é
constante.

 

 Dúvidas no Whatsapp PV 
ou  e-mail 
cida.am.sousa05@gmail.com


OBS. AS FIGURAS NÃO APARECEM NO

BLOGGER, SÓ WHATSAPP , QUEM NÃO

ESTIVER NO GRUPO ME MANDA UM E-MAIL

COM O NÚMERO DO WHATS PRIVADO

 QUE ENVIO.  OBRIGADA



3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - 4º Bimestre - 3º Tema: Cinema na pandemia - Prof Angela

 

                                      4º Bimestre - 3º Tema: Cinema na pandemia

 

Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 05 e 06. Entregue pelo classroom, data entrega: 16/11

 



 

2ºE Português - 4ºBimestre - 3º Tema: Senhora - Prof Angela

                                          4ºBimestre - 3º Tema: Senhora


Assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 05 e 06, enviar pelo classroom, data entrega: 18/11




terça-feira, 10 de novembro de 2020

 

                     PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  11/11/2020 


Equipe Gestora
2020


6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

 

Item 01. Helga está brava porque:

 

(A) Dinheiro não lhe agrada tanto.

(B)  O trabalho de Hägar não a deixa feliz.

(C)  Não gosta de preparar o jantar para Hägar.

(D) Não gosta de arrumar a casa.

(E)  Hägar está atrasado uma semana.

 

Item 02. Helga muda de humor porque Hägar:

 

(A) Resolveu ajudá-la com o jantar.

(B)  Trouxe um saco de moedas de ouro.

(C)  Chegou um dia mais cedo em casa.

(D) Mentiu que tinha dinheiro no saco.

(E)  Também chegou de bom humor.

 

Como virar um astro canino

 

Para arrasar nas telas, os cachorros recebem um treinamento especial de 2 semanas, em média. Assim, realizam façanhas como saltar de lugares altos, fingir que estão machucados e até dançar.

Mas o mais importante é a obediência dos cãezinhos. “Como as cenas são repetidas muitas vezes, eles têm que estar a fim de fazer”, explica Edivaldo Souza, adestrador do canil de São Bernardo do Campo (SP).

As raças de cães pequenas são mais ágeis, portanto, mais fáceis de serem treinadas.

Fila, São Bernardo e Dogue Alemão, que são pesados, são o terror dos adestradores.

 

(http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/858/1/ como-virar-um-astro-canino.html. 24.11.2015. Adaptado)

 

Item 03. Segundo o texto, as raças de cães mais fáceis de treinar são as de :

 

(A) Cães de pequeno porte e alguns de grande porte que não são pesados nem teimosos.

(B)  Cães obedientes e que recebem treinamento especial.

(C)  Cães pequenos, que são mais ágeis.

(D) Cães pesados e teimosos, como o Fila.

 

Item 04. Analisando o título do texto e seu conteúdo, é correto concluir que os cachorros são treinados para:

 

(A) Serem obedientes em casa.

(B)  Causarem terror nos expectadores.

(C)  Arrasarem nas telas de computador.

(D) Atuarem em filmes

 

 Leia o poema de Mário Quintana para responder à questão 5.

 

Não te abras com teu amigo

Que ele um outro amigo tem

E o amigo do teu amigo

Possui amigos também...

 

Item 05. Nesse poema, há uma recomendação para que, principalmente:

 

(A) Valorizem as boas amizades.

(B)  Coloque a sinceridade acima de tudo.

(C)  Demonstre honestidade em todos os atos.

(D) Pratique a discrição nos comentários.

(E)  Tenha compaixão pelos amigos

 

Texto para o item 06.

 

Eu fui a Corumbá pra no pantanal olhar

A bicharada [...]

Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti [...]

Eu não vi lambari, nem pintado nem mandi [...]

Não vi pé de sapé nem arruda nem guiné Vi quase nada [...]

             (Itamar Assumpção)

 

Item 06. Qual é o tema da letra da composição de Itamar Assumpção?

 

(A) A admiração do eu lírico diante das belezas do pantanal.

(B)  A alegria do eu lírico ao ver o que o homem fez no pantanal.

(C)  A decepção do eu lírico por não ver animais nem peixes nem algumas espécies vegetais no pantanal.

(D) A decepção por não ter conseguido pescar nada no pantanal. 

 

TREINANDO A ORTOGRAFIA

(Consulte o dicionário e responda os exercícios a seguir)

7        - Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:

 

A)    FRANCE__A           

B)    HOLANDE__A        

C)    JAPONE__A           

D)    MARQUE__A         

E)    PRINCE__A            

F)     RAPIDE__              

G)    LEVE__A                

H)    NITIDE__                

I)     CANALI__AR           

J)     TRAUMATI__AR     

K)    PADRONI__AR       

L)     POU__ADA             

M)    COI__A                    

N)    AU__ÊNCIA             

 

8 - Complete as palavras usando G ou J nos espaços:

 

A)    CAN__ICA           

B)    LO__ISTA             

C)    CERE__EIRA     

D)    GOR__ETA          

E)    VIA__AR               

F)     VIA__EM             

G)    ARE__AR             

H)    ENFERRU__AR       

I)     CORA__EM             

 

9 - Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam grafados corretamente: 

 
  X ou CH:

a)  xingar, xisto, enxaqueca       

b)  mochila, flexa, mexilhão
c)  cachumba, mecha, enchurrada
d)  encharcado, echertado, enxotado

 

10 - E ou I:


a)  femenino, sequer, periquito
b)  impecilho, mimeógrafo, digladiar
c)  intimorato, discrição privilégio         
d)  penico, despêndio , selvícola

 

11 - S ou Z:


a)  ananás, logaz, vorás, lilaz
b)  maciez, altivez, pequenez, tez
c)  clareza, duqueza, princesa, rez
d)  guizo, granizo siso, rizo         

 

12 - G ou J:


a)  sarjeta, argila       
b)  pajem, monje
c)  tigela lage
d)  gesto, geito