Equipe Gestora
2020
ATENÇÃO
Aluno que não entregar nº mínimo de atividades será reprovado em 2020.
Mais informações - Clique Aqui
Equipe Gestora
2020
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO PAULO
E.E.Maria Montessori
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa |
Professor: Gabriella |
Série: 1º ano A ao E |
Local e data de entrega: REALIZAÇÃO DA AAP (AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – 13/11/2020 A 23/11/2020. |
Habilidades:
|
Procedimentos de encaminhamento:
https://sed.educacao.sp.gov.br/
|
Professora: Maria José - História.
Caros alunos,
Segunda atividade do 4 bimestre .
1)Leiam o texto a seguir, que se refere à Roma Antiga. Depois , façam os cálculos e respondam às questões.
(...)dentro ainda da massa de cidadãos, havia o que se pode chamar de proletariado (...): homens livres que, nada possuindo, viviam unicamente de seu trabalho ou mesmo de trabalhos ocasionais auxiliados por "donativos" privados ou públicos . Além do trabalho escravo , as diferentes atividades econômicas - particularmente a construção de grandes obras -- empregavam também não de obra livre (...). Calcula-se que o desnível social era imenso: uma renda anual de 400 a 800 sestércios (moeda romana) do proletário contrastava com os 100 000 sestércios anuais do senador mais modesto . O salário de um trabalhador livre o colocava no limite da simples subsistência .
CORASSIN, Maria Luiza . A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense 1988.p.47-48.
a) Quanto recebiam por mês, aproximadamente, um proletário e um senador romano ?
b) Atualmente, qual é o valor do salário mínimo no Brasil, e quanto recebe por mês um senador brasileiro ?
2) Pesquise e responda:
a) Durante a República romana, como a população participava das decisões políticas e quem eram os cidadãos ?
b) Você sabe quais línguas atuais têm origem no latim, além do Português ?
c) Quais países do mundo falam português?
3) Pesquise alguns exemplos de criações romanas na arquitetura e na escultura . Em seguida, elabore uma legenda criativa para elas.
4) Você sabe os nomes dos planetas do Sistema Solar ? Você sabia que esses nomes têm origem romana ? O que eles significam ? Pesquise .
5) Hoje, algumas formas de diversão pública da Roma Antiga podem parecer muito violentas .Reflita sobre a questão a seguir .
a) A violência deixou de ser um espetáculo atualmente ?
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 20/11
Boa atividade !
Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3
Habilidades: Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para
a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em
outras situações cotidianas.
Discutir o uso de diferentes tipos de
combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar
sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais
causadas pela produção e uso destes.
Conteúdos: Equilíbrio
termodinâmico e a vida
Para que haja vida, é preciso
existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de
energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em
desequilíbrio termodinâmico.
1- O que é equilíbrio termodinâmico e sua
importância?
2- Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre
os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta
Terra. Por que isso aconteceria?
3-
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72