quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

               PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  10/12/2020


Equipe Gestora
2020

8A, B e C RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

 Caros alunos, 


Segue recuperação de História.


TEMA: Iluminismo.


HABILIDADES: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.


1) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede: 


(...) A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana . Isto era tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplismente de racionalismo . (...)

    Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou - se especial atenção à educação . (...) Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivesse difundido entre é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. (...)


           Jostein Gaarder. O mundo de Sofia.

São Paulo : Companhia das letras. 1998 p. 338 e 340.


O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo . Quais são elas ? 


2- Identifique a errada e corrija-a 

Para os iluministas: 


a) A razão é um valor secundário , e com ela ou sem ela os homens poderiam alcançar o esclarecimento . 


b) A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância .


c) Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplismente porque havia sido dito por uma autoridade . 


d) Todo conhecimento devia ser aberto à crítica .


3- Explique com suas palavras, o que foi o Iluminismo . 


4) Cite o nome dos principais pensadores iluministas . 


5)Explique  por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 11/12



Atenciosamente, 


Prof Maria José 

História

6A,B e C Recuperação de História.


Caros alunos, 


Segue recuperação de História. 


OBSERVAÇÃO:  Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.


Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.


Habilidades:  Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. 


1)Leiam os textos e respondam as questões propostas. 


Brasil pandeiro 


Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro . 


Ao som dos tambores 


No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América. 


Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques . 


A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores  de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .


As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro. 


Glossário

Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .  


Respondam:


1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ? 


2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?


3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ? 


4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato. 


5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ? 


6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas . 


7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12 


Atenciosamente, 

Professora Maria José - História.

 3A- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. AS QUESTÕES SÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Cite alguns fluxos materiais:

2) O que são Redes Geográficas?

3) O que são hidrovias?

4)  Fale sobre a integração rodoviária nacional:

5) Cite alguns fluxos de informação:
 2E- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU EM TODOS OS BIMESTRES. ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DO QUE FOI TRABALHADO DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é Domínio Morfoclimático?
2) Como é feita a gestão dos Recursos Naturais?

3) Discorra um breve texto com a análise de como a educação ambiental pode ajudar na preservação do meio ambiente:

4) Em quais biomas brasileiros estão localizadas reservas da Biosfera?

5) Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global:

 8A,B,C- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTA EM ALGUM OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. ESSA ATIVIDADE É UM RESUMÃO DE TUDO QUE FOI TRABALHADO NO QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631

1) O que é uma Bacia Hidrográfica?

2) Cite alguns fatores que podem estar ligados as causas da fome no Brasil e no mundo:

3) Quais os principais países africanos produtores de petróleo?

4) Discorra um breve testo sobre a importância da Antártica para o equilíbrio ambiental na Terra:

5) Assinale a alternativa correta:
Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas parte do mundo. Assim, aquele que possuir uma maior quantiade ou ou para a sua população quanto para a sua exploração comercial.
a) Madeira e Algodão
b) Água e Petróleo
c) Latex e Carvão  Mineral
d) Ouro e Diamante
e) Solo e Florestas