- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
8A, B e C RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA
Caros alunos,
Segue recuperação de História.
TEMA: Iluminismo.
HABILIDADES: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
1) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede:
(...) A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana . Isto era tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplismente de racionalismo . (...)
Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou - se especial atenção à educação . (...) Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivesse difundido entre é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. (...)
Jostein Gaarder. O mundo de Sofia.
São Paulo : Companhia das letras. 1998 p. 338 e 340.
O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo . Quais são elas ?
2- Identifique a errada e corrija-a
Para os iluministas:
a) A razão é um valor secundário , e com ela ou sem ela os homens poderiam alcançar o esclarecimento .
b) A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância .
c) Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplismente porque havia sido dito por uma autoridade .
d) Todo conhecimento devia ser aberto à crítica .
3- Explique com suas palavras, o que foi o Iluminismo .
4) Cite o nome dos principais pensadores iluministas .
5)Explique por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 11/12
Atenciosamente,
Prof Maria José
História
6A,B e C Recuperação de História.
Caros alunos,
Segue recuperação de História.
OBSERVAÇÃO: Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.
Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.
Habilidades: Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada.
1)Leiam os textos e respondam as questões propostas.
Brasil pandeiro
Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro .
Ao som dos tambores
No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América.
Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques .
A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .
As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro.
Glossário
Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .
Respondam:
1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ?
2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?
3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ?
4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato.
5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ?
6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas .
7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?
Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12
Atenciosamente,
Professora Maria José - História.
1) O que é uma Bacia Hidrográfica?
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...