quarta-feira, 25 de março de 2020

PROF°ADRIANO (SOCIOLOGIA)


Ola, Caros.

Espero que estejam todos bem.

Irei disponibilizar a vocês alguns links de pesquisa e estudo separados por turmas:

Para 1°Anos do ensino Médio: (A,B,C,D,E,F)

Link do   texto  :   



1° Atividade:

Leitura das páginas 12 a 22:

1 - Breve Histórico: A Sociologia e o Mundo Moderno
2 - A Construção do Conhecimento em Sociologia:
A)   Senso Comum.  B) Conhecimento Científico

Em suas anotações diferencie ambos os aspectos, buscando exemplificar suas características.


2° Atividade:

Ler a nota (publicada no G1, em 14/03/2007, por Laura Naime:


Ver caso possível o filme: “A grande aposta 2015”.

Atividade de reflexão:
Analisar a nota publicada no G1 em 2007 e relacione com o filme “A grande aposta”, referenciando a ação dos personagens principais com o sistema mercadológico americano. Busque pensar se as ações tomadas pela dupla, são de senso comum e pura especulação ou existiu uma pesquisa cientifica aprofundada nos riscos concretos desta ação.

Obs: Vou verificar a melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.


Para 2°Anos do ensino Médio: (A,B,C,D,E)


Estou disponibilizando a vossas senhorias, o link do texto “Migrações no Brasil”.

Ler: “MOTIVOS DE MIGRAÇÃO SEGUNDO ORIGEM E DESTINO DOS MIGRANTES”.


Fazer um comparativo com o texto:

“O PRECONCEITO CONTRA IMIGRANTES” – SUB.TITULO: “PRECONCEITO E A IMIGRAÇÃO NO BRASIL”


Atividade de reflexão:
Fazer um comparativo entre os textos, abordando as principais características encontradas para o aumento da migração interna no decorrer das últimas décadas, relacionando este aumento demográfico de algumas regiões acompanhado do preconceito exercido sobre estas populações.

Obs: Vou verificar a melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.


Para 3°Anos do ensino Médio: (A, D)


Analisemos o texto:


Ler: “A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE CIDADANIA: O QUE SIGNIFICA SER CIDADÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?”

Atividade de reflexão:
Explorar em pesquisas adicionais o “Conceito de cidadania”, a diferença da ideia do ser cidadão para os gregos e suas transformações a partir das revoluções burguesas:
- Cidadania na Grécia antiga - Cidadania nas Revoluções burguesas (Rev. Industrial, Rev. Francesa e Independência dos Estados Americanos).
Leitura adicional/complementar:

Ver: Os contratualistas (John Locke, Rousseau e Hobbes)

Obs: Vou verificar a melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário