sexta-feira, 3 de abril de 2020

1° F - HUMANISMO - PROF TALI - PORT.

Adeus Trovadorismo , nossa próxima parada agora será no Humanismo.

HUMANISMO
1418 - 1527

assista:

Imprima e cole ou copie no caderno

TRANSIÇÃO IDADE MÉDIA PARA O RENASCIMENTO

Humanismo nos remete para "humano, ser humano" ou seja foi a fase em que o homem passa a ser o centro de tudo.

Como toda transição , carrega marcas e costumes da escola literária anterior, (Trovadorismo) e traz novas marcas, novos conceitos , o (antropocentrismo),o homem passa a ser o centro de tudo, o contrário do teocentrismo no qual Deus era o centro de tudo no trovadorismo, com isso o homem rompe com a igreja católica, ele passa a escolher seguir ou não as tais normas.
  • Influências

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos.
Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão dos camponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a Peste Negra, que matou um terço da população da Europa. 
Essa época foi marcada também por um período político chamado Absolutismo, quando o poder, anteriormente descentralizado nas mãos dos senhores feudais, passou para as mãos dos reis.
Outra influência importante foi a queda da hegemonia da Igreja, a qual passou a ser criticada inclusive por seus seguidores, fato que colaborou para uma visão antropocêntrica em oposição ao teocentrismo, ou seja, o pensamento religioso, que até então possuía uma visão teocêntrica (teos = Deus – estaria no centro das preocupações humanas) deu lugar a uma visão antropocêntrica (anthropos = homem – estaria no centro das realizações do universo humano).

Características do movimento

  • Teocentrismo x Antropocentrismo;
  • Separação entre a música e a poesia;
  • Cientificismo;
  • Descrição da figura humana (inclusive a mulher), suas expressões, detalhes e proporções;
  • Descoberta da natureza, dos campos, das florestas, das montanhas, considerados refúgios para as mágoas do amor;
  • Descentralização do conhecimento, até então controlado pela Igreja Católica;
  • Apoio aos valores cristãos e medievais.

→ Principais produções literárias

  • Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.
  • Crônicas históricas: tinham como objetivo relatar a vida dos reis por meio de documentos históricos, por isso houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.
  • Novelas de cavalaria: eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.
  • Textos teatrais: eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.

→ Principais autores

Estes dois últimos foram fortes referências ( Gil Vicente e Fernão Lopes)

Utilizavam suas peças para ironizar e criticar as mudanças, a troca de atitudes bondosas, manter a ordem e preceitos religiosos por viver os prazeres do homem da época do renascimento.

opcional copiar :

curiosidades 


Procure se possível na internet, a peça escrita "O alto da barca do inferno" e analise a forma em que foi escrita, depois veja o quadro abaixo






Boa sorte
Prof. Tali.



Nenhum comentário:

Postar um comentário