Tema: Preconceito e Ideologia
Em sala de aula, tivemos a oportunidade de analisar o texto da filósofa Agnes Heller; livro didático(p.239).
Após a leitura, chegamos à conclusão de que, para a autora, os preconceitos possuem as seguintes características:
a) Em sua maioria, não todos, preconceitos têm origem nas classes dominantes.
b) O objetivo do preconceito é fragmentar(dividir) as classes subalternas(dominadas) para que elas não se integrem(unam) contra uma dominação que as desfavorece.
c) Não há antídotos, esquemas, conselhos ou receitas que neutralizem ou nos libertem do preconceito, pois muitas vezes só nos percebemos enquanto preconceituosos muito tempo depois de termos agido ou pensado preconceituosamente.
Também em sala de aula( p.32), ao abordarmos o senso comum, aquele tipo de conhecimento absorvido sem maiores reflexões e sem aprofundamento, vimos que a depreciação da mulher por parte das sociedades patriarcais produziu e se mantém via senso comum o preconceito conhecido como machismo.
Atividades escritas:
1) Escreva sobre uma ou mais situações em que você percebeu uma pessoa que sendo vítima de algum tipo de preconceito aceitando o preconceito como normal,legítimo ou natural?
2) Qual seriam, na sua opinião, os prejuízos que esta pessoa passa a ter por achar o preconceito uma coisa normal?
3) Quando muitas pessoas passam a achar o preconceito normal e de pouca significância, o que acontece com a sociedade?
4) Analise as seguintes reflexões e escreva livremente sobre elas:
" A ignorância é o único mal." (Sócrates)
" Fazer o bem apenas ao que lhe faz o bem, que bem há nisso?" (Jesus Cristo)
"Se a aparência e a essência se fundissem toda a ciência seria supérflua."
(Karl Marx)
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
E pra deixar no caderno, ou fazer en folha separa, e quando voltar as aula entregar?
ResponderExcluirResponder e pra fazer oq
ResponderExcluir