segunda-feira, 27 de abril de 2020

PROF° LUCIANA EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADES PARA 7º ANO C


E.E Maria Montessori.
Trabalho de Educação Física 7°C
Tema: Brincadeiras e jogos.
Dia 27/04 Parte:1
1° BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – JOGOS: DO TRADICIONAL AO ELETRÔNICO. Neste primeiro bimestre daremos continuidade aos nossos estudos com a Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos.  Agora no 7º ano, vamos tratar especificamente de os jogos de tabuleiro e os jogos eletrônicos, Lutas e Praticas Corporais de Aventura.
Hoje iremos iniciar com atividades Jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos .                             
                                          Figura 1: Jogos eletrônicos e Jogos de tabuleiro



ATIVIDADE 1 – VAMOS TESTAR SEUS CONHECIMENTOS?
1. Quais jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a jogá-los?
 2. Em que locais eles podem ser desenvolvidos?  
3. É necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para praticá-los?


Faça um rascunho numa folha, para posterior discussão com seus colegas de classe no retorno.  Aproveitando as contribuições dos demais estudantes, elabore um gráfico no seu caderno com O auxílio dos amigos e dos pais sobre os diferentes locais utilizados para a vivência dos jogos. Exemplo: Gráfico 1: Locais de prática de jogos.

                Exemplo:            
                        Gráfico 1: Locais de prática de jogos.

                                                                  Locais




                  O Residência - OO Rua – OOO Praça – OOO  Projeto Social

                                    Fonte: CÁCERES, CASTRO (2019).

Após essa construção coletiva (gráfico), reflita sobre as questões a seguir: • O que faz com que determinados locais sejam mais citados do que outros? • As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos anos promoveram mudanças nos contextos de vivências dessas práticas (como do público para o privado)? • Nesta investigação, surgiram jogos de tabuleiro e/ou jogos eletrônicos nos depoimentos de seus colegas? Se sim, quais foram citados?  ATIVIDADE 2 – VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO?
 Pesquise a respeito dos jogos de tabuleiro e dos jogos eletrônicos, de modo que os dois assuntos sejam contemplados. É importante que cada pesquisa traga para o debate os aspectos que estruturam tais jogos, no intuito de apresentar à classe diferentes possibilidades de vivência dessas práticas e sua viabilidade.

 Para tornar esse momento mais dinâmico, elabore a pesquisa com bons argumentos para a explanação em aula no retorno presencial. 


Após este exercício, por meio de uma roda de conversa, apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para a pesquisa.



Após este exercício, por meio de uma roda de conversa, apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para a pesquisa.

                           Roteiro para a pesquisa.
______________________________________________________________________ 
Jogos de Tabuleiro                               Jogos Eletrônicos.
    
            Tipos;                                                          Tipos;
Principais características;                              Principais características;
                Regras;                                                      Regras;    
Estratégias do jogo.                                              Evolução dos jogos.
Durante a contribuição de seus  colegas, pais registre em uma folha, como no exemplo abaixo, as estratégias dos diferentes jogos de tabuleiro e as principais mudanças que ocorreram nos jogos eletrônicos desde sua criação.
                                                 Registros da pesquisa.

Jogos de Tabuleiro – Estratégias             Jogos Eletrônicos  - Evolução















ATIVIDADE 3 – TÚNEL DO TEMPO.
 Depois de conhecer um pouco mais sobre jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos, sua vontade de experimentá-los pode ter aumentado. Fique tranquilo, porque essa hora tão aguardada chegou! É claro que, diante da diversidade de jogos presentes, fica inviável vivenciar todos, porém é possível estabelecer critérios para esta seleção. A seguir, é apresentada uma estratégia que, além de organizar esse aprendizado, pode contribuir para o entendimento das transformações sofridas por esses jogos ao longo da história. Na linha de tempo abaixo, é possível agrupar os jogos de acordo com as décadas em que foram criados ou apresentados. Para que você possa realizá-la, inicie criando e preenchendo o quadro do modelo abaixo, no seu caderno. Ele irá subsidiar essa tarefa.
Nome do jogo.               Nome do jogo.              Nome do jogo.          Nome do Jogo.
    



Ano.                                 Ano.                           Ano.                        Ano.



Anotações.               Anotações.                 Anotações.             Anotações.






4- Faça uma pesquisa sobre a história dos jogos eletrônicos e  do jogo de tabuleiro.
5- Elabore uma pesquisa com seus pais, irmãos, tios quais tipos de jogos eletrônicos e jogo de tabuleiro que ele jogavam na  infância .
Boa tarde.
Fazer o trabalho enviar por e-mail.
Colocar nome, nº série.
     Data de entregar para 04\05. Um ótimo trabalho.Obs: Escolham um representante de sala e este representante me manda a proposta no meu e-mail com numero do whatsapp, para criar grupo.





                              









Nenhum comentário:

Postar um comentário