E.E
Maria Montessori.
Trabalho
de Educação Física 7°C
Tema: Brincadeiras e jogos.
Dia 27/04 Parte:1
1° BIMESTRE
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 – JOGOS: DO TRADICIONAL AO
ELETRÔNICO. Neste primeiro bimestre daremos continuidade aos nossos estudos com
a Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos.
Agora no 7º ano, vamos tratar especificamente de os jogos de tabuleiro e
os jogos eletrônicos, Lutas e Praticas Corporais de Aventura.
Hoje iremos iniciar com
atividades Jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos .
Figura 1: Jogos eletrônicos e Jogos de tabuleiro
ATIVIDADE 1 – VAMOS TESTAR SEUS
CONHECIMENTOS?
1.
Quais jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a jogá-los?
2. Em que locais eles podem ser
desenvolvidos?
3. É
necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para
praticá-los?
Faça um rascunho numa folha, para posterior
discussão com seus colegas de classe no retorno. Aproveitando as contribuições dos demais
estudantes, elabore um gráfico no seu caderno com O auxílio dos amigos e dos
pais sobre os diferentes locais utilizados para a vivência dos jogos. Exemplo:
Gráfico 1: Locais de prática de jogos.
Exemplo:
Gráfico 1: Locais de prática de jogos.
Locais
Fonte:
CÁCERES, CASTRO (2019).
Após essa construção coletiva (gráfico), reflita sobre as
questões a seguir: • O que faz com que determinados locais sejam mais citados
do que outros? • As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos anos
promoveram mudanças nos contextos de vivências dessas práticas (como do público
para o privado)? • Nesta investigação, surgiram jogos de tabuleiro e/ou jogos
eletrônicos nos depoimentos de seus colegas? Se sim, quais foram citados? ATIVIDADE
2 – VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO?
Pesquise
a respeito dos jogos de
tabuleiro e dos jogos
eletrônicos, de modo que os dois assuntos sejam contemplados. É
importante que cada pesquisa traga para o debate os aspectos que estruturam
tais jogos, no intuito de apresentar à classe diferentes possibilidades de
vivência dessas práticas e sua viabilidade.
Para tornar esse
momento mais dinâmico, elabore a pesquisa com bons argumentos para a explanação
em aula no retorno presencial.
Após este exercício, por meio de uma roda de conversa,
apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para
auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para
a pesquisa.
Após este exercício, por meio de uma roda de conversa,
apresente aos demais estudantes os argumentos que foram elaborados. Para
auxiliar nesta missão, utilize o seguinte roteiro para a pesquisa roteiro para
a pesquisa.
Roteiro para a pesquisa.
______________________________________________________________________
Jogos de Tabuleiro Jogos
Eletrônicos.
Tipos;
Tipos;
Principais
características;
Principais características;
Regras;
Regras;
Estratégias
do jogo.
Evolução dos jogos.
Durante a contribuição de seus colegas, pais registre em uma folha, como no
exemplo abaixo, as estratégias dos diferentes jogos de tabuleiro e as
principais mudanças que ocorreram nos jogos eletrônicos desde sua criação.
Registros da
pesquisa.
Jogos de Tabuleiro – Estratégias Jogos Eletrônicos - Evolução
ATIVIDADE
3 – TÚNEL DO TEMPO.
Depois de conhecer um pouco mais sobre jogos
de tabuleiro e jogos eletrônicos, sua vontade de experimentá-los pode ter
aumentado. Fique tranquilo, porque essa hora tão aguardada chegou! É claro que,
diante da diversidade de jogos presentes, fica inviável vivenciar todos, porém
é possível estabelecer critérios para esta seleção. A seguir, é apresentada uma
estratégia que, além de organizar esse aprendizado, pode contribuir para o
entendimento das transformações sofridas por esses jogos ao longo da história.
Na linha de tempo abaixo, é possível agrupar os jogos de acordo com as décadas
em que foram criados ou apresentados. Para que você possa realizá-la, inicie
criando e preenchendo o quadro do modelo abaixo, no seu caderno. Ele irá
subsidiar essa tarefa.
Nome do jogo. Nome do jogo. Nome do jogo. Nome do Jogo.
Ano. Ano. Ano. Ano.
Anotações. Anotações. Anotações. Anotações.
4- Faça uma pesquisa sobre
a história dos jogos eletrônicos e do
jogo de tabuleiro.
5-
Elabore uma pesquisa com seus pais, irmãos, tios quais tipos de jogos
eletrônicos e jogo de tabuleiro que ele jogavam na infância .
Boa
tarde.
Fazer
o trabalho enviar por e-mail.
Colocar
nome, nº série.
Data de entregar para 04\05. Um ótimo
trabalho.Obs: Escolham um representante de
sala e este representante me manda a proposta no meu e-mail com numero do
whatsapp, para criar grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário