segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade para o 2ºA (Clayton - Português)



(Vocês têm este conteúdo no caderno, enviem somente "as respostas" em anexo para o meu e-mail: objetivopereira3000km@yahoo.com

EXERCÍCIOS SOBRE VOCATIVO E APOSTO
Identifique o Aposto (A) e o Vocativo (V) nas Frases Abaixo:


01. (   ) Chegou a hora da verdade, amigos.
02. (   ) Cuidado com o carro, seus loucos!
03. (   )  O senador foi à festa com a namorada, Marcia.
04. (   )  Acorda, São Paulo.
05. (   )  Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
06. (   )  A ordem, meus amigos, é a base do Exército.
07. (   ) Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.
08. (   )  Obrigado, doutor.
09. (   ) Deus, tenha piedade de nós!
10. (   ) Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou.
11. (   ) Médico pobre, o Dr. Bento andava sempre a cavalo.
12. (   )  Correi, correi, ó lágrimas saudosas! (F. Varela)
13. (   )  Olá, meu rapaz, isto não é vida! (M. Assis)
14. (   )  Pedro, meu irmão, foi eleito deputado.
15. (   )  Fiquemos no assunto, minha gente.
16. (   )  Helena, a menina que encontramos, estava triste.
17. (   )  Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
18. (   )  Ó céus, ouvi a minha prece.
19. (   )  Libertai-me, Senhor, de todos os males!
20. (   )  A morte, angústia de quem vive, ocorre ao acaso.
21. (   )  A pesquisa analisou dois grupos: crianças e adolescentes.
22. (   )  Malandro, pare com isso!


23. (   ) A melhor praia de Salvador é a de São Tomé.
24. (   )  A cidade de São Paulo é muito famosa.
25. (   ) Vocês por aqui, meninos?!
26. (   )  Desejo uma única coisa: que plantem novas árvores.
27. Vento, chuva, nada o impediu de cumprir sua missão.
28. (   )  Tenho certeza, amigos, de que isso vai acabar bem.
29. (   )  Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.
30. (   )  Cardoso, eu não quero contrariar você.
31. (   )  Dona Aida servia o patrão, pai de Marina, menina levada.
32. (   )  Serenai, verdes mares! (A. Arinos)
33. (   )  Onde estão os soldados que vão desfilar, Coronel?
34. (   )  Parabéns, leitor.
35. (   ) Vejam, senhores, quem está aqui.
36. (   )  Guimarães Rosa, escritor, era diplomata de carreira.
37. (   )  Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
38. (   )  Cuidado com o carro seus loucos.
39. (   )  Acabo de ler o romance A Moreninha.
40. (   )  Acorda, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário