segunda-feira, 1 de junho de 2020

1°A - PROJETO DE VIDA (ADRIANO) NOVO!


1ª A (E.M) - Projeto de Vida - Habilidades do século XXI

Tema: Auto-Gestão e como estabelecer uma organização pessoal

Continuando a proposta estabelecida pelo componente Projeto de Vida, SENDO o documento orientador das próximas aulas. Devemos pensar hoje nos:

Pilares da autogestão

Autoconhecimento:
O autoconhecimento tem como essência o “EU” e também se refere a “algo que se faz sozinho”. Não é, porém, o ato de se fazer sozinho, mas sim a troca de experiências entre o interno (busca de quem sou) e o externo (como eles me veem). É o conhecimento da realidade que permeia o indivíduo e todo o universo, é o que exatamente tira a pessoa da sua individualidade egoísta e restabelece os papéis sociais de forma adequada e harmoniosa com o todo. Para isso devemos:

  • Buscar entender, quais os motivos da minha dificuldade ou da minha má organização;
  • Não devemos buscar organizações diferentes do nosso estilo de vida (que não dialogam com quem sou);
  • Nunca utilizar métodos organizacionais que não conversam com meu propósito;
  • As causas decorrentes de uma má autogestão são a Ansiedade e a frustração;
  • Utilizar as habilidades socioemocionais ao nosso favor;


1.    Pensar minha rotina em forma piramidal:

a)    Estudo;
b)    Tarefas;
c)    Diversão;
d)    Vida pessoal;

2.    Perguntas problemas do meu cotidiano:

a)    O que faço DURANTE a semana?
b)    Quanto tempo gasto com isso?
c)    Na minha pirâmide tem o que gosto e o que preciso?

3.    Eu devo me perguntar:

a)    Esta pirâmide está em equilíbrio?
b)    Gasto muito tempo com algo menos importante?
c)    Devo pensar, como remodelar meus horários?

Gestão de tempo:
Para entender de fato o que é gestão do tempo, podemos apresentar uma definição simples: é a gestão de tarefas que tornam os esforços de cada pessoa cada vez mais eficazes, com a ideia central de fazer o melhor trabalho em menos tempo. Pergunte a si mesmo: qual atividade é mais importante e quanto tempo deve ser alocado para ela? Se não tem essa resposta clara, então precisa começar a fazer agora a gestão do tempo. Saber qual trabalho deve ser feito mais cedo e o que pode ser feito um pouco mais tarde é o primeiro passo para trabalhar bem essa ferramenta.
A gestão do tempo não tem um conceito difícil de entender, mas pode se mostrar bem mais difícil de fazer na prática. Ela requer que cada um invista seus esforços para priorizar e se organizar. Mas, uma vez iniciada, você descobrirá que com pequenos ajustes o seu dia passa a ser mais organizado, otimizando o tempo para tudo o que precisa fazer. Portanto devemos:

a)    Utilização de cronogramas para gerir meu tempo total e meu tempo por atividades;
b)    Sempre pensar a questão do cronograma relacionando-o com as necessidades especiais da minha pirâmide;
c)    Sempre definir o horário de tarefas e suas prioridades;
d)    Separar seus objetivos em pequenas metas;

Compromisso:
A origem dos termos compromisso e comprometimento vem do latim: Compromissus/Compromittere, formado pelas palavras COM (junto de) e PROMITTERE (prometer, garantir), ou seja, significa “fazer uma promessa mútua”. Afinal foram quantas as vezes que traçamos uma meta para nossa vida e não concluímos por falta de compromisso com o resultado? Portanto devemos analisar:
a)    Meu compromisso particular com a realização de cada tarefa;
b)    Ter objetivos e ser focado;
c)    Efetuar tarefas que você possa executar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário