LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
LEIA O
TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à
sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele
acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que
o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão
desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de
uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados,
roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.
Fonte:
Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São
Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da
rede dos caçadores porque
(A)
prendeu o ratinho com a pata.
(B)
desistiu de esmagar o ratinho.
(C)
deixou o ratinho ir embora.
(D) o
ratinho roeu as cordas.
QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer
(A)
ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B)
descrever as relações dos animais na floresta.
(C)
revelar grandes segredos ao leitor.
(D)
contar sobre a fuga do leão.
QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma
qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é
(A)
“Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu
as cordas e soltou o leão”.
(C)
“dormia espichado”.
(D) “O
leão ficou preso na rede de uns caçadores”.
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO
MÁGICO
A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do
circo! É incrível como esses caras
conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E
olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada.
Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde.
Dizem que é da manga, mas é tão rápido!
E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para
não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser
aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo
manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
As
palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os
objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:
(A) um
defeito.
(B) o
modo de ser.
(C) uma
qualidade.
(D) uma
circunstância.
QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem
asa, fogueira sem brasa
Sou eu
assim sem você
Futebol
sem bola,
Piu-piu
sem Frajola
Sou eu
assim sem você
Por que é
que tem que ser assim
Se o meu
desejo não tem fim
Eu te
quero a todo instante
Nem mil
alto-falantes
Vão poder
falar por mim [...]
CALCANHOTO,
Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto
que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar
que
(A) é uma
composição poética em versos.
(B) é uma
narrativa curta em prosa.
(C) há
predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D)
apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário