Atividade sobre as aulas
transmitidas nos dias 14 e 17/08 pelo CENTRO DE MÍDIAS SP
Habilidades: Explicar
a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do
organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar
lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Conteúdo: Órgãos dos sentidos- Visão
Objetivos: Perceber
como os olhos captam a luz e formam a imagem, reconhecendo os fenômenos da
reflexão e da refração, como também um defeito de visão associado; reconhecer
os problemas de miopia e hipermetropia e as respectivas lentes corretivas.
Atividade
1-
Quais os fatores ou condições que nos
possibilitam enxergar?
2-
Desenhe a estrutura do olho e depois responda as
questões seguintes:
a)
Qual é o nome da parte colorida do olho?
b)
Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?
c)
Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico
na visão?
3-
Como ocorre a formação e a interpretação das
imagens?
4-
Cite dois problemas de visão que podem ser
corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser
corrigidos.
5-
Desenhe o que ocorre com a luz quando ela
atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.
Desenho lente convergente:
Desenho lente divergente:
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
Entrega e dúvidas: até o dia 03/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário