quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2°B,C,D Realismo x Naturalismo

REALISMO X NATURALISMO  

copiar no caderno

 O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, relatando acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade.

Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum. Esses tópicos incluíam prostituição, violência, corrupção, vício e outros tópicos.

Definição e características do realismo

O realismo como movimento literário surgiu na França em 1848, e veio como uma tentativa de descrever as vidas das classes baixa e média, em reação ao romantismo, que contava histórias de realeza.

Apontando narrativas da classe trabalhadora, o realismo rompeu com o estilo tradicional. Não havia heróis românticos ou divindades fascinantes, apenas histórias sobre pessoas comuns com as quais as massas poderiam facilmente se identificar. Os autores realistas contam histórias sobre experiências cotidianas de pessoas comuns de forma direta e objetiva.

Principais características estão o objetivismo, a narrativa lenta, uso de linguagem direta e adjetivos realistas.

Definição e características do naturalismo

O naturalismo foi a evolução do realismo, que se tornou popular durante a década de 1880. Nele, foi acrescentada a lógica, uma maior objetividade e demonstração de fatos, concentrando-se no método científico e na observação.

Os naturalistas evitavam o sobrenatural, o simbolismo e a fantasia. Apesar de também expor o dia a dia de pessoas comuns, o naturalismo mostrava um lado mais sombrio da sociedade, abordavam temas como a corrupção, pobreza, violência, prostituição e miséria.

O uso dessas temas sombrios fez com que os naturalistas fossem frequentemente criticados por serem muito pessimistas.

Dentre as principais características do naturalismo estão o realismo exagerado, o uso de linguagem simples e regionalismos, a impessoalidade, o ser humano mostrado como animal, sensualismo e erotismo e objetivismo científico.




Principais Escritores:

Os autores naturalistas brasileiros foram influenciados por escritores europeus, como Émile Zola (França) e Eça de Queiroz (Portugal). Entre os nomes mais famosos, estão:

  • Aluísio Azevedo
  • Adolfo Caminha
  • Inglês de Sousa
  • Raul Pompeia
___________________________________________________________copiar até aqui.______

Leia :

Um dos maiores representantes do Naturalismo no Brasil, assim como o paraense Inglês de Souza, foi Aluísio Azevedo (por vezes influenciado pelo poeta português Eça de Queiróz). Dentre muitos escritos naturalistas de destaque (“O Mulato”, publicado em 1881 e “Casa de Pensão”, publicado em 1884), é a obra “O Cortiço”, de 1890, o foco da discussão neste espaço, mais especificamente a personagem Rita Baiana. Considerada uma das mais venturosas do movimento, “O Cortiço” expõe a miséria econômica e social especialmente do negro e do mestiço explorados diante da crescente burguesia do país sem muitas encobertas, sendo um romance tanto social, quanto crítico-político.

Observe a seguir:

Cercavam-na homens, mulheres e crianças; todos queriam novas dela. Não vinha em traje de domingo; trazia casaquinho branco, uma saia que lhe deixava ver o pé sem meia num chinelo de polimento com enfeites de marroquim de diversas cores. No seu farto cabelo, crespo e reluzente, puxado sobre a nuca, havia um molho de manjericão e um pedaço de baunilha espetado por um gancho. E toda ela respirava o asseio das brasileiras e um odor sensual de trevos e plantas aromáticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia para a direita e para a esquerda, pondo à mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam a sua fisionomia com um realce fascinador. Acudiu quase todo o cortiço para recebê-la. Choveram abraços e as chufas do bom acolhimento. (p.38-39)

Este trecho da obra Naturalista " O cortiço" de Aluísio Azevedo é descrita a chegada de Rita Baiana no cortiço depois de alguns meses sumida do local. A recepção explicita o quanto ela cativara seus vizinhos

Filme completo "O cortiço":



http://obviousmag.org/literatura_em_movimento/2017/um-olhar-sobre-rita-baiana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário