sexta-feira, 25 de setembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria:  ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Alunos e alunas,

Esta aula é de extrema importância para os nossos alunos. A questão da intertextualidade não é só um tema comum em vestibular, mas também um recurso que valoriza o nosso texto. Portanto, vamos estudar esse conceito.


   Damos o nome de intertextualidade à relação que um texto guarda com o outro, ao qual damos o nome de intertexto ou texto fonte.

Intertexto: 

 Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

  Gonçalves Dias


Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.

            Murilo Mendes


Paráfrase: consiste em transcrever, com novas palavras, as ideias centrais de um texto.

 Exemplo: 

   O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.

Paródia: 

     Nela, imita-se um texto, subvertendo- o, com efeito crítico ou de humor. Evidentemente, é necessário que o leitor reconheça o texto parodiado, para que a paródia atinja os efeitos pretendidos pelo autor:

Exemplos:


   Note que o texto mantém uma relação intertextual com o conhecido filme Tropa de Elite. Como podemos observar, o garoto propaganda da marca é um tomate, que aparece caracterizado com uma boina, parecida com a utilizada pelo personagem Capitão Nascimento no filme.


Citação direta: você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas. “A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo”, disse Nelson Mandela

Exemplo:

OMS considera grave a situação da febre Chikunya nas Américas A Organização Mundial da Saúde (oms) considerou nesta terça-feira que a situação epidemiológica da febre Chikunya nas Américas é grave, no momento em que o número de doentes já supera os 5.000. “A situação na região é realmente grave. Muitos dos países da região estão registrando casos”, disse em Havana a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Chan, que encerrou com uma coletiva de imprensa os dois dias de visita oficial a Cuba, explicou que “sempre que há movimentação de pessoas, bens e serviços, é possível que na bagagem, por exemplo, seja transportado o vetor, o mosquito.”

O discurso direto ou citação direta é facilmente reconhecível por marcas gráficas que estabelecem os limites entre o discurso citante e o discurso citado. Os recursos gráficos mais usados são as aspas, dois pontos e o travessão.

Exemplo 1 (diálogo) 

O menino vendo a mãe, disse:

 -Mãe, ontem eu tive febre e eu não pude sair, mas hoje não tô mais, então eu posso, né?

 Exemplo 2: 

“Enquanto a crise sanitária demanda unidade nacional, articulação e cooperação, a crise política tem como consequência natural a ruptura, como por exemplo um processo de impeachment que se desenrola, disse Julia. Jornal, O Estado De S. Paulo – 31 de maio de 2020)





Nenhum comentário:

Postar um comentário