Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Na aula de hoje vamos tratar do texto argumentativo, um tipo de texto que visa a intervir diretamente nas opiniões, atitudes ou comportamentos das pessoas. No texto argumentativo, o efeito buscado é a persuasão, ou o convencimento.
O que é argumentar?
É a atividade discursiva de influenciar o nosso interlocutor.
Tipos de argumento:
A eficácia de um texto argumentativo depende da correta seleção e articulação de argumentos. Existem alguns tipos de argumentos. Vamos ver:
Argumento baseado em citação: cita a opinião de uma autoridade no assunto em pauta.
Argumento baseado em evidências: apresenta fatos (dados estatísticos, pesquisas, informações científicas, exemplos reais ou hipotéticos etc) que comprovem a tese
Argumentos baseados em alusão histórica: o autor retoma acontecimentos do passado para explicar fatos do presente.
Características do texto argumentativo
- Defende-se um ponto de vista de determinado assunto.
- O ponto de vista é fundamentado em argumentos.
- Estrutura básica: introdução (contextualização da ideia), desenvolvimento (argumentos), conclusão (confirmação da ideia principal, solução para o problema ou agradecimentos).
- O autor pode colocar-se de modo pessoal 1° pessoa (subjetivo) ou de modo impessoal na 3° pessoa (objetivo).
- Presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais. (veja o exemplo de duas frases que podem trazer um efeito de persuasão.
Editorial é um texto de caráter opinativo que geralmente reflete o posicionamento da empresa jornalística sobre um ou mais assuntos relevantes abordados naquela edição. O editorial normalmente aparece em uma das páginas iniciais da publicação. O autor de um editorial chama-se editorialista.
O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário