segunda-feira, 23 de março de 2020

1° F - PROF. TALITA (CONTEÚDO TROVADORISMO) 20.03.2020

20.03.2020


Trovadorismo

            Movimento Literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.

Contexto Histórico

Idade Média, foi um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Quem dominava era o clero = Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.
O teocentrismo (Deus no centro do mundo) foi sua principal característica. Sendo assim, o homem ocupava um lugar secundário e estava à mercê dos valores cristãos onde a igreja medieval ditava os valores e assim, dominava e manipulava o comportamento e no pensamento do homem.
Esse sistema, chamado de feudal, estava baseado numa sociedade rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder. Naquele momento, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação.

Trovadorismo em Portugal

Trovadorismo representa um período da literatura que ocorreu entre 1189 e 1434. Em Portugal, esse movimento literário teve início com a “Cantiga da Ribeirinha”, escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós.
A principal característica da produção literária trovadoresca foi, sem dúvida, a relação entre a poesia e a música, isso porque os textos eram acompanhados por instrumentos musicais,  sendo eles  cantados em coro e estavam divididos em cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas satíricas (escárnio e maldizer).
Os principais autores são: Garcia de Resende, João Ruiz de Castelo Branco, Nuno Pereira, Fernão da Silveira, Conde Vimioso, Aires Teles, Diogo Brandão, Gil Vicente, etc.

Cantigas Trovadorescas (3 tipos)

 

1. Cantigas de Amigo

Originárias da Península Ibérica
Nelas, o trovador procura traduzir os sentimentos femininos, falando como se fosse uma mulher. Nessa época, a palavra “amigo” significava “namorado” ou “amante”.

2. Cantigas de Amor

Originárias da região de Provença, apresenta uma expressão poética sutil e bem elaborada. Os sentimentos são analisados com mais profundidade sendo o tema mais frequente: o sofrimento amoroso.

3. Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer

Cantigas satíricas e irreverentes, reuniam versos que ridicularizavam os defeitos humanos.

Exercício no caderno:

1-    É correto afirmar sobre o trovadorismo:

A)   Os poemas são produzidos por serem encenados.
B)   As cantigas de escárnio e maldizer tem temáticas amorosas
C)   Nas cantigas de amigo o “Eu lírico” é sempre feminino.

2-    Assinale a alternativa incorreta referente ao trovadorismo de Portugal:
A)   Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino
B)   Durante o trovadorismo ocorre a separação de música e poesia.
C)   Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros que receberam o nome de cancioneiros.



REFERÊNCIAS e material de apoio

https://www.youtube.com/watch?v=Tal3Ll0Rd1w&t=332s
https://www.youtube.com/watch?v=AnuhzGgD2Zo&t=5s


Aula 3 e 4 - Matemática Professora Carol - 3º A,B,C


Aulas revisão - Matemática 3º Anos
Professora Carol

Aula 3 e 4 - Distância entre dois pontos

Dados dois pontos A e B,  a distância entre eles, que será indicada por d(A,B), é a medida do segmento de extremidade A e B.
Caso 1):

d=  (final – inicial)


1)    No gráfico acima, qual a distância entre


a)     A e B
b)   C e D
c)    E e F
d)   G e H


 Caso 2):

Neste caso, como temos um triângulo retângulo, usamos o teorema de Pitágoras:
[d=(A,B)]2 = 32 + 22

[d=(A,B)]2 = 9 + 4

[d=(A,B)] = √13


Fórmula da distância entre dois pontos




Exemplo: Qual a distância do ponto A(-3,-1) ao ponto B(3,7)?

dAB = √(xB-xA)2 + (yB –yA)2
dAB = √(3-(-3))2 + (7-(-1))2
dAB = √ (3+3)2 + (7+1)2
dAB = √62 + 82
dAB = √36+64
dAB= √100
dAB = 10

Exercícios:

Calcule  distância entre os pontos dados
a)    A (4, 8) e  N (1, 3)

b)    E ( 3, -2) e F ( 3, 4)
c)    H (-2, -4) e J ( 0, 1)
d)    P  (-1,  5) e Q ( -2, -3)
e)    T (0, 2) e U ( -3, 2)





Material para consulta:

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 3º A, B, C - Atividade 1 e 2


1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências. 
Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família. 

2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar  
Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.  

Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências. 

Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família. 

Observação: se vocês tiverem alguma dúvida, enviem e-mail para bekacarneiro2@hotmail.com 

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 2º A, B, C, D, E - Atividade 1 e 2.

1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências. 

Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família. 

2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar  

Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.  

Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências. 

Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família. 

Observação: se vocês tiverem alguma dúvida, enviem e-mail para bekacarneiro2@hotmail.com. 

Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 1º B,C,D,E,F - Atividade 1 e 2





1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências. 

Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família. 


2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar  

Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.  

Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências. 

Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família. 

Observação: se vocês tiverem alguma dúvida, enviem e-mail para bekacarneiro2@hotmail.com.  

domingo, 22 de março de 2020

Professor Cristiano - História - Atividade 9º Anos A e B - Atividade 1 - Tensões Sociais e Resistência

Boa Tarde Estudantes. Envio em anexo as atividades do primeiro bimestre. Havia solicitado uma tarefa de "Seminário Aula" que ficara para posteriori, mas digitalizei as paginas do Livro de História para darmos continuidade aos nossos estudos. Para esta semana proponho a leitura do Capitulo 3 - Tensões Sociais e Resistência - Ainda sobre a Unidade 1 - Inicio da Republica Brasileira.

- Leitura e responder as questões em folha separa a ser entregue no retorno das aulas.
- Na quarta feira irei propor uma nova atividade.

Observação: 

1 - As atividades devem ser feitas individualmente, portanto as que constarem " Fazer atividade com o colega, em dupla" favor desconsiderar. Não saiam de casa!!!! 

2 - Aqueles que não conseguirem abrir o arquivo será necessário baixar o Adobe Reader:
Para computador e notebook usar esse link:  http://www.superdownloads.com.br/download/179/adobe-reader/
Para celular procurar no Play Store.

3 - Qualquer duvida pode entrar em contato pelo Zap no meu numero 987904577.

Abraços!!!

Atividade 1 - Tensões Sociais e Resistência

Professor Cristiano - História - Atividade 7º Anos A e C - Atividade 1 - Povos Iorubá

Boa Tarde estudantes, envio em anexo as digitalizações do Livros de História. Vamos trabalhar nessa semana do dia 23/03 à 27/03 os capítulos 2 e 3 do livros, dando continuidade aos nossos estudos sobre o continente africano. Alguns de vocês ficaram com os livros, mas como a grande maioria não levou para casa, então podem faze a leitura pelo arquivo em pdf.

Atividade 1 -Povos Iorubá

Leiam o capítulo 2 e respondam a atividade, sendo em folha separada para ser entregue no retorno das aulas. 

Atividade 2 - Povos da África Central à África Meridional

Leiam o capítulo 3 e respondam a atividade, sendo em folha separada para ser entregue no retorno das aulas.

Observação: 

1 - As atividades devem ser feitas individualmente, portanto as que constarem " Fazer atividade com o colega, em dupla" favor desconsiderar. Não saiam de casa!!!! 

2 - Aqueles que não conseguirem abrir o arquivo será necessário baixar o Adobe Reader:
Para computador e notebook usar esse link:  http://www.superdownloads.com.br/download/179/adobe-reader/
Para celular procurar no Play Store

3 - Qualquer duvida perguntar no grupo do 7C ou no meu tel 98790-4777. Anexo a Atividade 1 e na quarta posto a Atividade 2. Abraços.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////