- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 23 de março de 2020
2° B, C, D - PROF. TALITA - PORTUGUES EXERCÍCIOS 20.03.2020
20.03.2020
EXERCÍCIOS DE REVISÃO ( Fazer no caderno)
TEMA SUBSTANTIVOS
1- Para se formar o feminino de alguns substantivos, é preciso recorrer a uma palavra diferente, e não à flexão da mesma palavra, como ocorre em pai e mãe. Dê o feminino dos substantivos abaixo. Se necessário consulte dicionário ou gramática.
Cavaleiro
Confrade
Padrasto
Cavalheiro
Padre
Bode
Frei
Patriarca
Burro
EXERCÍCIOS DE REVISÃO ( Fazer no caderno)
TEMA SUBSTANTIVOS
1- Para se formar o feminino de alguns substantivos, é preciso recorrer a uma palavra diferente, e não à flexão da mesma palavra, como ocorre em pai e mãe. Dê o feminino dos substantivos abaixo. Se necessário consulte dicionário ou gramática.
Cavaleiro
Confrade
Padrasto
Cavalheiro
Padre
Bode
Frei
Patriarca
Burro
2- Alguns substantivos causam dúvida em relação à flexão de gênero, de acordo com a norma-padrão. Em seu caderno, construa uma tabela com três colunas e, na primeira , inclua os substantivos masculinos da lista a seguir; na segunda os femininos; na terceira, os que podem ser indiferentemente, masculinos ou femininos. Se necessário, consulte dicionário ou gramática.
champanha personagem diabete(s)
sabiá sósia laringe
grama cal cólera
telefonema avestruz guaraná
alface dó libido
1° F - PROF. TALITA (CONTEÚDO TROVADORISMO) 20.03.2020
20.03.2020
O Trovadorismo
Movimento Literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da
Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio
no século XIV, quando começou o humanismo.
Contexto Histórico
A Idade Média, foi um longo período da história que esteve marcado por uma
sociedade religiosa. Quem dominava era o clero = Igreja Católica dominava
inteiramente a Europa.
O teocentrismo (Deus no centro do
mundo) foi sua principal característica. Sendo assim, o homem ocupava um lugar
secundário e estava à mercê dos valores cristãos onde a igreja medieval ditava
os valores e assim, dominava e manipulava o comportamento e no pensamento do homem.
Esse sistema, chamado de feudal,
estava baseado numa sociedade rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia
miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder. Naquele
momento, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação.
Trovadorismo em Portugal
O Trovadorismo representa um período da literatura que ocorreu entre 1189 e
1434. Em Portugal, esse movimento literário teve início com a “Cantiga da
Ribeirinha”, escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós.
A principal característica da produção literária trovadoresca
foi, sem dúvida, a relação entre a poesia e a música, isso porque os textos
eram acompanhados por instrumentos musicais, sendo eles cantados em coro e estavam divididos em
cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas satíricas (escárnio e maldizer).
Os principais autores
são: Garcia de Resende, João Ruiz de Castelo Branco, Nuno Pereira, Fernão da
Silveira, Conde Vimioso, Aires Teles, Diogo Brandão, Gil Vicente, etc.
Cantigas Trovadorescas (3 tipos)
1. Cantigas de Amigo
Originárias da Península Ibérica
Nelas, o trovador procura traduzir os sentimentos femininos,
falando como se fosse uma mulher. Nessa época, a palavra “amigo” significava
“namorado” ou “amante”.
2. Cantigas de Amor
Originárias da região de Provença, apresenta uma expressão
poética sutil e bem elaborada. Os sentimentos são analisados com mais
profundidade sendo o tema mais frequente: o sofrimento amoroso.
3. Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer
Cantigas satíricas e irreverentes, reuniam versos que
ridicularizavam os defeitos humanos.
Exercício no caderno:
1- É correto afirmar sobre
o trovadorismo:
A) Os poemas são produzidos
por serem encenados.
B) As cantigas de escárnio
e maldizer tem temáticas amorosas
C) Nas cantigas de amigo o “Eu
lírico” é sempre feminino.
2-
Assinale a alternativa incorreta referente ao trovadorismo de
Portugal:
A)
Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de
vista feminino
B)
Durante o trovadorismo ocorre a separação de música e poesia.
C)
Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros que
receberam o nome de cancioneiros.
REFERÊNCIAS e material de apoio
https://www.youtube.com/watch?v=Tal3Ll0Rd1w&t=332s
https://www.youtube.com/watch?v=AnuhzGgD2Zo&t=5s
Aula 3 e 4 - Matemática Professora Carol - 3º A,B,C
Aulas revisão - Matemática 3º Anos
Professora Carol
Aula 3 e 4 - Distância entre dois pontos
Dados dois pontos A e B, a distância entre eles, que será indicada por
d(A,B), é a medida do segmento de extremidade A e B.
Caso 1):
d= (final – inicial)
1) No gráfico acima, qual a distância
entre:
a)
A
e B
b)
C e D
c)
E e F
d)
G e H
Neste
caso, como temos um triângulo retângulo, usamos o teorema de Pitágoras:
[d=(A,B)]2
= 32 + 22
[d=(A,B)]2
= 9 + 4
[d=(A,B)]
= √13
Fórmula da distância entre dois pontos
Exemplo:
Qual a distância do ponto A(-3,-1) ao ponto B(3,7)?
dAB
= √(xB-xA)2 + (yB –yA)2
dAB
= √(3-(-3))2 + (7-(-1))2
dAB
= √ (3+3)2 + (7+1)2
dAB
= √62 + 82
dAB
= √36+64
dAB=
√100
dAB
= 10
Exercícios:
Calcule distância entre os pontos dados
a) A (4, 8) e N (1, 3)
b) E ( 3, -2) e F ( 3, 4)
c) H (-2, -4) e J ( 0, 1)
d) P (-1, 5) e Q ( -2, -3)
e) T (0, 2) e U ( -3, 2)
Material para consulta:
Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 3º A, B, C - Atividade 1 e 2
1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências.
Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família.
2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar
Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.
Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências.
Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família.
Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 2º A, B, C, D, E - Atividade 1 e 2.
1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências.
Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família.
2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar
Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.
Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências.
Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família.
Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro - 1º B,C,D,E,F - Atividade 1 e 2
1ª Atividade - Seu Diário de Práticas e Vivências.
Vamos aproveitar nossa quarentena, e encontrar em nossa casa um caderno, agenda ou um bloco de anotações e fazer dele, nosso diário de bordo. Nele vamos registrar como está sendo nossa quarentena, quais atividades estamos fazendo, como está sendo ficar esse tempo com nossa família.
2ª Atividade - Linha do Tempo da Vida Familiar
Habilidades: resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando os episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida.
Recursos necessários: música O pescador de ilusões, de O Rappa; barbante; folhas de papel kraft; canetas coloridas; revistas para recorte; fotos de situações familiares importantes; Diário de Práticas e Vivências.
Desenvolvimento da atividade: ao contar sobre sua linha do tempo, irá destacar quais foram os momentos mais marcantes, podem fazer por meio de texto, desenho ou até recorte de jornal ou revista. Quando você destacar o ponto importante, também em uma folha separada irá contar, como esse acontecimento reflete na sua vida nos dias de hoje. Em seu diário você irá contar, como se sente ao lembrar da sua vida desde o seu nascimento. Construa sua linha do tempo, junto com a sua família.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...