Ola, Caros.
Espero
que estejam todos bem.
Irei
disponibilizar a vocês alguns links de pesquisa e estudo separados por turmas:
Para 1°Anos do ensino Médio: (A,B,C,D,E,F)
Link
do texto :
1° Atividade:
Leitura das
páginas 12 a 22:
1 - Breve Histórico: A
Sociologia e o Mundo Moderno
2 - A Construção do
Conhecimento em Sociologia:
A)
Senso
Comum. B) Conhecimento Científico
Em suas
anotações diferencie ambos os aspectos, buscando exemplificar suas características.
2° Atividade:
Ler a nota
(publicada no G1, em 14/03/2007, por Laura Naime:
Ver caso possível o
filme: “A grande aposta 2015”.
Atividade de reflexão:
Analisar a nota publicada
no G1 em 2007 e relacione com o filme “A grande aposta”, referenciando a ação
dos personagens principais com o sistema mercadológico americano. Busque pensar
se as ações tomadas pela dupla, são de senso comum e pura especulação ou
existiu uma pesquisa cientifica aprofundada nos riscos concretos desta ação.
Obs: Vou verificar a
melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.
Para 2°Anos do ensino Médio: (A,B,C,D,E)
Estou disponibilizando a vossas senhorias, o link do texto “Migrações
no Brasil”.
Ler: “MOTIVOS DE MIGRAÇÃO SEGUNDO ORIGEM E DESTINO DOS MIGRANTES”.
Texto pág. 138 – http://www.scielo.br/pdf/spp/v19n4/v19n4a09.pdf
Fazer
um comparativo com o texto:
“O PRECONCEITO CONTRA IMIGRANTES” – SUB.TITULO:
“PRECONCEITO E A IMIGRAÇÃO NO BRASIL”
Texto pág. 9 a 12 - http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-Caderno05-Xenofobia-Site.pdf
Atividade de reflexão:
Fazer um comparativo entre os textos, abordando as principais características
encontradas para o aumento da migração interna no decorrer das últimas décadas,
relacionando este aumento demográfico de algumas regiões acompanhado do
preconceito exercido sobre estas populações.
Obs: Vou verificar a
melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.
Para 3°Anos do ensino Médio: (A, D)
Analisemos o texto:
Ler: “A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE
CIDADANIA: O QUE SIGNIFICA SER CIDADÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?”
Atividade de reflexão:
Explorar em pesquisas adicionais o “Conceito de cidadania”, a diferença
da ideia do ser cidadão para os gregos e suas transformações a partir das revoluções
burguesas:
- Cidadania na Grécia antiga - Cidadania
nas Revoluções burguesas (Rev. Industrial, Rev. Francesa e Independência dos
Estados Americanos).
Leitura adicional/complementar:
Ver: Os contratualistas (John Locke, Rousseau e Hobbes)
Obs: Vou verificar a
melhor forma de receber estas atividades, em breve data aviso.