segunda-feira, 30 de março de 2020

Língua Portuguesa 9ºA e 9ºB - semana de 30/03 até 03/04 - profª Elizabeth



Atividade 1: leitura da sinopse e resenha crítica
Título: A Boa Mentira
Título Original: The Good Lie
Direção: Philippe Falardeau
Paris Filmes
Ano: 2014
Sinopse:
A guerra entre o Sudão do norte e do sul iniciou-se em 1983, destruindo vilarejos e devastando o país. Em 1987, milhares de crianças começam uma marcha em direção à Etiópia e depois ao Quênia, estas crianças ficaram conhecidas como ‘os garotos perdidos do Sudão’. O filme retrata a história dos sudaneses Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany), Paul (Emmanuel Jal) e Abital (Kuoth Wiel), que esperam no campo de refugiados do Quênia para serem levados aos Estados Unidos, conseguindo suas passagens apenas treze anos depois. Os quatro são recebidos por Carrie Davis (Reese Witherpoon), uma agente de empregos que foi destinada a lhes conseguir empregos, que é a condição de permanência no país.
Resenha crítica do filme
Como dito na sinopse (escrita por mim porque todas as que encontrei ou focam na personagem da Reese, o que não é o caso do filme ou são muito pobres em descrever o assunto), os quatro conseguem, depois de passarem treze anos aguardando, suas passagens para os Estados Unidos. Eles já se tornaram inseparáveis, tanto pelos tormentos passados juntos, já que foram várias as perdas pretéritas e durante os 1.500 quilômetros caminhados até o Quênia, assim como a dificuldade do trajeto por si só. A fome, a exaustão, a morte de dois irmãos e de várias outras crianças que tentavam fugir. No início do filme, acompanhamos toda a luta das crianças até que elas conseguem chegar ao campo de refugiados.
A partir daí, o filme salta, para quando os quatro vão embarcar para os Estados Unidos. Mamere e Abital são irmãos de sangue, mas os quatro sentem como se fossem todos irmãos e os laços afetivos são abalados assim que eles chegam no aeroporto. Mamere, Jeremiah e Paul vão para o Kansas e Abital, para Boston. Pelas regras da imigração, uma mulher somente pode ser recebida por famílias e, nenhuma família quis ficar com Abital no Kansas, já que os três estão sendo recebidos pelo ‘Caridade Baseada na Fé’, um instituto cristão.
Assim, os três seguem para a vida em Kansas, levados por Carrie Davis até o local onde irão se alojar. De fato, Carrie não é a representante da Caridade Baseada na Fé, mas como a responsável fica presa no trânsito, é ela quem os acolhe e leva até a casa.
As diferenças culturais e o desconhecimento das novidades tecnológicas pelos três é visível desde o primeiro momento em que eles chegam no país e logo, surgem as dificuldades de adaptação, o choque cultural, os problemas com os empregos. E, nesse meio tempo, Carrie, junto de seu amigo Jack, começam a se aproximar dos três.
Após um tempo, Carrie consegue que Abital se mude para sua própria casa, assim, ela pode permanecer junto de seus irmãos, no Kansas.
A história parecia evoluir de um modo tranquilo a esta altura (dentro do possível, é claro), parecendo que os problemas seriam todos solucionados com o tempo. Eles trabalham, Mamere, que desejava ser médico começara a estudar. E a proximidade de Abital deixava a todos mais felizes.
Mamere sempre fora muito inteligente e, uma parte específica em que ele está tendo aulas, analisando o livro As Aventuras de Huckleberry Finn, a professora pergunta qual o significado de ‘uma boa mentira’. A resposta de uma das alunas é de que Huck mente para ‘sobreviver em situações desagradáveis’. A professora então, diz que as mentiras mudam durante o livro e questiona o porquê disso. A resposta de Mamere, que reproduzo da cena em questão, é uma das melhores falas do filme e dá o link com o título:
Mudam porque o Huck muda. […] Quando diz aos caçadores de escravos que não tem escravos, sua mentira é crível. Ele mente bem. Mas ainda mais importante que é uma mentira altruísta, porque salva o Jim. A liberdade do Jim é mais importante para o Huck do que o dinheiro que ganharia ao entregá-lo. Então é uma boa mentira.

Contudo, surge uma reviravolta inesperada. Mamere recebe uma carta vinda do campo de refugiados. A carta dizia que seu irmão mais velho ainda estava vivo e estava no campo de refugiados a esta altura. O irmão mais velho, Theo, entregou-se aos soldados do norte quando estes estavam prestes a descobrir a ele e as outras crianças, salvando, em especial, Memere, que foi quem os soldados avistaram primeiro.
Jack e Carrie se disponibilizam a ajudar Memere a tentar trazer o irmão de volta, contudo, nada poderia ser feito. O mundo acabara de mudar. Os ataques de 11 de setembro acabaram de ocorrer e não havia previsão de quando outro avião de refugiados sairia, ou se sequer sairia. A única chance seria Mamere voltar até o campo de refugiados e, tendo certeza de que se tratava de seu irmão, tentar com todas as embaixadas amigas o visto de seu irmão.
E é o que ele faz, viaja de volta para o Quênia e lá, depois de muita procura, encontra com seu irmão Theo. Então, começam as inúmeras tentativas de buscar ajuda com as embaixadas, mas nenhuma se mostra flexível, disposta a negociar ou ajudar. E é assim que Memere decide dar seus documentos ao irmão Theo e fazer com que apenas o irmão embarque para os Estados Unidos, retornando para o campo de refugiados, em seu lugar.
Eu devo dizer que meu coração doeu – ainda mais – nessa parte do filme, Memere queria devolver a vida que ele sentia ter tomado do irmão, então é isso que ele faz, com uma ‘boa mentira’, dá a chance de uma vida diferente para Theo. Ninguém iria desmenti-lo ou qualquer coisa do gênero, não sua irmã, seus irmãos ou Carrie ou Jack. Porque é uma boa mentira, porque é altruísta.
O filme traz uma excelente reflexão não apenas neste ponto, mas também de muito que se desconhece ou se passa despercebido pela história. São milhares de refugiados, milhares de vidas. E cada uma delas merece o melhor, ainda que isso esteja longe de seu alcance.
 A mensagem final do filme mostra que milhares de refugiados, até o ano de 2000, chegaram aos Estados Unidos, a maioria tendo obtidos seus vistos e chegado até mesmo a cursar faculdade. tornando-se profissionais das mais diversas áreas.
Arnold Ocen, o ator que interpretou Mamere é filho de pai refugiado do Sudão. Ger Duan, o ator que interpretou Jeremiah é refugiado do Sudão e ex criança soldado. Emmanuel Jal, o ator que interpretou Paul, é refugiado do Sudão e ex criança soldado. Kuoth Wiel, a atriz que interpretou Abital é refugiada do Sudão.
Fonte de sinopse e resenha:    retipatia.com

Atividade 2: análise de sinopse e resenha crítica

1-      Tanto a sinopse quanto a resenha crítica falam sobre o mesmo filme. O objetivo desses dois textos é o mesmo?
2-      Pela leitura da resenha é possível identificar alguns personagens. Quais são eles?
3-      É possível determinar o tempo cronológico no qual ocorre a história?
4-      Cite em quais parágrafos da resenha predominam mais informações sobre a história do filme, e em quais parágrafos constam mais a opinião do resenhista.
5-      Quais as características comuns entre a sinopse e a resenha?
6-      Comente como você entendeu a explicação, no 8º parágrafo, sobre o que é uma boa mentira.


Atividade 3: elaboração de resenha crítica sobre o filme

Siga a seguinte ordem de elaboração de sua resenha:

1º e 2º parágrafos:  um breve resumo sobre o filme, falando sobre a história, as personagens e os cenários presentes
3º parágrafo: citar pontos bons e ruins do filme, mostrando o que aconteceu de melhor e alguma coisa que ficou a desejar, que poderia ser mais explorado
4º parágrafo: colocar sua opinião mais precisa, pontual sobre a história, o que mais chamou sua atenção e deixando um convite para que outros assistam.

OBS 1: a recomendação acima é sugestão e acontece para facilitar a escrita da resenha; sendo assim, você aluno pode começar pela parte que considerar mais fácil (história, opinião, pontos ruins ou bons etc)

OBS 2: as atividades escritas devem ser colocadas em folhas separadas a fim de serem entregues posteriormente; e nenhum texto colocado nestas atividades deve ser copiado, apenas as questões devem ser respondidas

sábado, 28 de março de 2020

MATÉRIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS OS 1º ANOS ENSINO MÉDIO

PROFESSOR JAMES - EDUCAÇÃO FÍSICA

OLÁ PESSOAL, DANDO SEQUÊNCIA OS QUESTIONÁRIOS REFERENTE AO BIOTIPO 
IREMOS FALAR SOBRE OS MÚSCCULOS E SUAS FUNÇÕES, PRIMEIRO IREMOS CONHECER OS MÚSCULOS DO CORPO HUMANO:

MUSCULOS DO CORPO HUMANO
VISÃO ANTERIOR

VISÃO POSTERIOR


APÓS CONHECERMOS O NOME DE CADA MÚSCULO IREMOS PESQUISAR AS FUNÇÕES DE CADA MÚSCULO DO NOSSO CORPO.


          Qual a função de um músculo AGONISTA?
          Qual a função de um músculo ANTAGONISTA?
        Quais são os músculos responsáveis pela FLEXÃO DE BRAÇO?
        Quais são os músculos responsáveis pela FLEXÃO DO QUADRIL?
        Qual o músculo responsável pela extensão do QUADRIL?
        Quais são os músculos utilizados no agachamento?
        Quais são os músculos que compõem o QUADRÍCEPS?
       Quais são os músculos que compõem o ISQUIOTIBIAIS?
        Quais as ações realizadas pelo QUADRICEPS?
      Quais as ações realizadas pelo ISQUIOTIBIAIS?
      Quais são os músculos da PERNA?
      Quais são os músculos do BRAÇO E ANTEBRAÇO?
ALONGAMENTO
Conhecendo algumas funções dos músculos, vamos pesquisar agora o ALONGAMENTO MUSCULAR.
        Oque é alongamento?
        Quais os tipos de alongamentos podemos realizar?
        Oque é um alongamento balístico?
        Oque é (PNF) Facilitador Neuromuscular Propioceptivo?
        Quais os benefícios dos alongamentos?
        Em um alongamento do EXTENSOR de cotovelo, qual músculo está sendo alongado?
        Em um alongamento do FLEXORES do Ombro, quais músculos estão sendo alongados?
        Em um alongamento do EXTENSORES do quadril e das coxas, quais músculos estão sendo alongados?
        Em um alongamento do FLEXORES do quadril e EXTENSORES do joelho, quais músculos estão sendo alongados?
     Em um alongamento do FLEXORES do joelho (EM PÉ), quais músculos estão sendo alongados?
      Em um alongamento do EXTENSORES do joelho (SEMI-AJOELHADO), quais músculos estão sendo alongados?

RESPONDA NO CADERNO E NA VOLTA IREI CORRIGIR E VISTAR

sexta-feira, 27 de março de 2020

Recado da Coordenação


Bom dia alunos da EE Maria Montessori


Estamos trabalhando para tentar atendê-los da melhor forma possível.Os professores tem se empenhado no preparo das atividades, postando aqui, e na medida do possível tem atendido alguns de vocês por outros meios. Eles me relataram as dificuldades que muitos tiveram, mas parece que tudo está se ajeitando.
É claro que não estávamos preparados para uma situação dessa. Aliás, o planeta não estava. Daí alguns atropelos e dúvidas surgiram.
Estamos seguindo as determinações oficiais, e estou em contato direto com a Diretoria de Ensino, que tem acompanhado as ações da escola. Os professores também está sendo orientados e têm atendido prontamente todas as demandas, na tentativa de minimizar os efeitos negativos da suspensão das aulas.
As aulas foram suspensas por determinação superior e sem previsão de retorno até a presente data. A Secretaria da Educação tem feito esforços para que os alunos, não tenham seu ano letivo prejudicado, e que tenham as 800 horas anuais garantidas por lei. Por isso que é muito importante que vocês também se empenhem nesse momento, no que diz respeito à execução das atividades enviadas. Caso o professor não solicite que as mesmas sejam feitas em folha separada para posterior entrega, deixem-as registradas no caderno. Vamos precisar delas posteriormente.

Vocês não estão sozinhos. Estamos aqui...

Fiquem bem, se cuidem e cuidem dos seus familiares...


Um abraço. Vejo vocês em breve.

Professora Coordenadora: Ester Bottasin

27/03/2020

TURMAS " 8 A " E " 8 B " MATEMÁTICA prof. Antonio Carlos


Olá  senhores,   A matemática chegou  ! ! ! !
Agora é   "mãos na massa"   ou melhor    "foco na matemática"
.Vamos usar como base, o caderno do aluno que foi distribuído a todos os alunos.
A T I V I D A D E  1   página 23   do caderno do aluno  (capa vermelha)
1.1 - Pinte, formando  quadrados e escrevendo quantos cubos cada quadrado tem.
1.2 - Para fazer o exercício 1.2   considere que : Quadrado Perfeito é o  resultado de um número multiplicado por ele mesmo . Exemplos ;
4 é um quadrado perfeito pois é o resultado de   2  x   2 .
9 é um quadrado perfeito pois é o resultado de  3 x 3 . 
Acima tem o quadrado perfeito dos dois primeios números naturais, faça os outros 8 números como pede o exercício.
1.3 desenhe  um quadrado com 4  cubos de cada lado outro com 5 cubos de cada lado.
1.4 Responda todas as letras, sabendo que a letra a) a resposta é  = 1 cubo.
1.5 Responda considerando que;
 O primeiro número natural elevado ao cubo é 1 elevado ao cubo (3)  é = 1 x 1 x 1 = 1
O segundo número natural é  2 elevado a 3 que é =  2 x 2 x 2 = 8
O terceiro numero natural 3 elevado a 3  é  =   3 x 3 x 3 = 27
Depois vem o 4 elevado a 3 ...  depois o 5 elevado a 3 .  Faça até o 10 elevado a 3 = 10 x 10 x 10 = 1.000
1.6 Responda sabendo a resposta da a) que é   7 elevado a 2 =  7 x 7 = 49 (quarenta e nove)
1.7 Responda sabendo a respota da letra a) 3 elevado a 4 é  =  3x3x3x3 = 81
Importante = Caso esteja seguro e confiante em seus conhecimentos matemáticos, tente responder a questão   1.9  sabendo que  a teoria que lhe permite  fazer  foi dado em classe.
A Porcentagem no Cotidiano   .    página  27
Trata.se de um exercício muito complexo, porém se você ter calma, ler várias vezes e com muita atenção, saberá resolve.lo .    Tente, você conseguirá  !  !  !
IMPORTANTE =  Estes exercícios devem ser feitos na apostila. Logo no retorno das aulas, farei avaliação de cada um
EM CASO DE DÚVIDA = mande  e.mail para   escola.ac@hotmail.com
.
APROVEITE O TEMPO LIVRE E ESTUDE ! ! !
                                                              SONHE COM UM FUTURO MARAVILHOSO.

          ESTUDE PARA REALIZAR SEUS SONHOS   

Crie uma História em Quadrinhos - 6ºAnos: A,B,C - Professor Clayton (Português)


Trabalho destinado aos 6ºAnos: A,B,C - Professor Clayton (Português)

Use sua imaginação e criatividade e crie uma "História em Quadrinhos", seguindo a orientação deste vídeo, pode consultar outros vídeos no Youtube também ok?!

Bom trabalho!

Pesquisa Bimestral de Língua Portuguesa - 2ºA / Professor: Clayton - Português


E. E. MARIA MONTESSORI

PESQUISA BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2ºA
Professor: Clayton (Língua Portuguesa)


Tema: Gonçalves Dias

          Fazer uma pesquisa cujo tema representa o escritor acima. O trabalho deve conter: sua biografia, o período literário em que ele pertenceu, o contexto histórico, suas principais obras, escolher uma de suas obras e escrever um breve resumo sobre ela. Essa pesquisa deverá ser feita de acordo com o modelo a seguir e será um importante “Instrumento de Avaliação Bimestral”. O trabalho pode conter: figuras, recortes e colagens e ilustrações.
Segue abaixo o modelo, bem como a explicação detalhada de como deve ser elaborado o trabalho:

1-      Capa: deve ser no formato abaixo. (Observação: não se deve escrever: “Capa”),
2-      Introdução: é um breve comentário sobre os assuntos contidos no trabalho,
(Observação: deve ser escrita a palavra: “Introdução”),
3-      Índice: são os assuntos e suas páginas correspondentes, (Observação: deve ser escrita a palavra: “Índice”),
4-      Desenvolvimento: é onde ficará todo o conteúdo do trabalho, podendo conter figuras, recortes e colagens e ilustrações... (Observação: não se deve escrever a palavra: “Desenvolvimento” no trabalho),
5-      Conclusão: Você deverá escrever o que aprendeu sobre o trabalho. (Observação: deve ser escrita a palavra: “Conclusão”),
6-      Bibliografia: é a parte onde você irá colocar a fonte de onde você tirou o trabalho (livro, revista, internet...). (Observação: deve ser escrita a palavra: “Bibliografia”),

Observação importarte: O trabalho deverá ser feito “manuscrito”.


E. E. MARIA MONTESSORI
Professor: Clayton - Português
Série: 2ºA




GONÇALVES DIAS



              Aluno:
                             João Pedro -------------N° 80





Introdução

------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------


                                                        




Índice

ABC------------------------------- 02
DEF------------------------------- 03
GHI------------------------------- 04
JKL-------------------------------- 05
MNO----------------------------- 06
PQR------------------------------ 07
STU------------------------------ 08




------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

02




------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

03


------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

04


------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

05


------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

06


------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

07


------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------

08




BIBLIOGRAFIA
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------





CONCLUSÃO
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------
------------------------------------------