Atividades e Pesquisas: Turmas todos os 2º anos e 3º anos.
Fazer numa folha a parte, entregar na volta ás aulas.
Educação Física.
Temas Ginástica em academia.
Capacidades físicas.
Mídias e Ginásticas.
Caro(a) estudante, você está preparado (a) para dar início ás nossas atividades.
Ao longo dos anos anteriores, você vivenciou diferente experiências motoras que puderam contribuir co sua aprendizagem sobre os temas propostos na Educação Física. Lembre-se, a sua participação e de seus (suas) colegas é fundamental e indispensável para a aprendizagem..
Atividade 1- Ginástica em Academia.
- Quais tipos de ginástica de academia que você conhece ou pratica?
- Será que elas sempre foram dessa forma? Explique.
- Quais são os tipos de aparelhos que são utilizados na academia?
- Faça uma pesquisa com algumas pessoas bem mais velhas da sua família e pergunte como eles se exercitavam quando adolescente e como se exercita hoje.
- Por que me exercitar?
- Quais os benefícios comuns que as diferentes práticas de ginásticas proporcionam?
- Quais os interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos de ginásticas?
- Só é possível fazer exercícios físico em academia? Justifique.
- Com qual Prática você mais se identifica?
Para esse objeto de conhecimento espera-se que você possa identificar quais capacidades físicas podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academia e consiga criar exercícios ginásticas adequada para o desenvolvimento das capacidades físicas pretendidas.
Contudo, é desejável que seja ampliada sua compreensão a respeito das capacidades físicas vivenciadas ao longo das séries anteriores: Velocidade , Agilidade, Flexibilidade, Força e resistências.
A-Descreva o que é Agilidade, Flexibilidade, Força, Resistência e Velocidade.
B-Agora que você viu as diferente formas de ginásticas e capacidades físicas, responda: será que seu nível de atividades física influencia em suas capacidades físicas? Justifique.
C- Testando seus conhecimentos: Leia a situação abaixo e responda:
Um coletor de lixo trabalha correndo, subindo,descendo, recolhendo e transportando o lixo para o caminhão, fazendo os mesmos movimentos muitas vezes durante o dia. Após dois meses de trabalho, já percebeu mudanças m suas capacidades físicas. Quais são as capacidades físicas envolvidas respectivamente.
flexibilidade, resistência e força. ( )
resistência e força. ( )
agilidade, força e resistência. ( )
velocidade, força e flexibilidade. ( ).
Atividade 3 - Mídias e Ginásticas.
Estudante, você irá vivenciar outro objeto de conhecimento: mídia e ginástica. Será importante que você aprenda e reconhecer e associar a influência das mídias nas ginásticas ditando os padrões de beleza na sociedade, formando opinião crítica sobre os produtos e mensagens divulgados por esse veículos.
MÍDIAS .
A busca pelo corpo, hipertrofiado, ideal ou perfeito por parte de alumas meninas e meninos movimenta um grande mercado que promete tomar o corpo de seus consumidores igual ao dos modelos que anunciam seus produtos. Desse mercado participam a indústria de alimentos dietéticos,a de equipamentos esportivos, a de cosméticos, as academias, as clinicas de cirurgia plástica etc.Esse é o chamado ¨¨mercado do corpo¨, que não teria um apelo tão grande sem ajuda da mídia. Você já deve ter notado que em revistas, na internet e na televisão sempre aparecem homens e mulheres ¨perfeitos¨ e que, de maneira implícita ou declarada, há uma censura aquelas que estão fora do padrão de beleza.
Vamos lá com base nas informações acima e nos seus conhecimentos, responda:
- O que is diferentes meios de comunicação propõem ou prometem relação á ginástica?
- A ginástica pode ter outros objetivos além dos veiculados pela mídia? Quais?
- Você acredita nas promessas feitas pelo ¨mercado do corpo¨e pela mídia? Por quê?
- Há hoje em dia, um conforto das mídias televisivas X versus mídias de redes sociais. As mídias relacionadas ás praticas físicas e seus produtos também perceberam essa mudança.
A- Onde se encontram as maiores propagandas relacionadas a exercícios físicos de academia?
B - Nessa redes sociais, quais se destacam mais na propaganda de exercícios de academias?
C - Por que,hoje em dia, a mídia televisiva aberta já não mais atrativa aos olhos dos patrocinadores em expor seus produtos?
HORA DE SABER MAIS:
Faça uma pesquisa em jornais, revistas, aplicativos, sites ou na Tv a respeito de matérias ou propagandas sobres a ginásticas e identifique, no material coletado, as respostas para as questões apresentadas a seguir.
- Quais são os objetivos propostos e os efeitos prometidos nas práticas oferecidas?
- Os exercícios são destinados a homens, mulheres ou ambos?
- Quais são as características físicas das pessoas que aparecem nas imagens?
- Qual é o tempo proposto para que as pessoas alcancem o resultados pretendidos?
Bom trabalho.
##Faça atividade física, alongamento e beba água ##
##Fica em Casa##