Professora Ana Paula - Língua Portuguesa – 7ªA, B e
C
Atenção:
- Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.
Leitura do
livro: A droga da obediência –
Autor: Manuel Bandeira
Como
combinado: Quem quiser pode comprar ou
baixar PDF.
Responda
as questões após a leitura do livro.
FICHA LITERÁRIA
NOME DO LIVRO:___________________________________________________
AUTOR(A)__________________________________________________________
ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________
EDITORA____________________________________________________________
SOBRE O QUE FALA A HISTÓRIA? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.
DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.
FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.
Leia com
atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma
amizade impossível
Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza
de sua amizade desde o encontro com a capa. O jogo de cores entre o
título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem
delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem
deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e
fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos
saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e
como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o
início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um
diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é
possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem
subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as
leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da
amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo
tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.
Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos
escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas
nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a
emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da
constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em
branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão
presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.
Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.
Questão 1 – Identifique o
objetivo da autora do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma fábula.
Questão 2 – Em “Uma amizade
impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – No segmento “Pela
ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado
poderia ser substituído por:
( ) “supus”.
( ) “descobri”.
( ) “compreendi”.
Questão 4 – A autora do texto
expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
( ) “O jogo de cores entre o
título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
( ) “Um não pode viver no mar,
nem o outro em terra firme.”
( ) “[...] os dois amigos se
despedem com lágrimas nos olhos [...]”
Questão 5 – Na frase “[...] a
amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e
encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
( ) um fato que soma ao fato
anterior.
( ) um fato que é a causa do
fato anterior.
( ) um fato que se contrasta
com o fato anterior.
Questão 6 – Escreva por
extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o
cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado
para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva
e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
( ) definem a amizade entre a
baleia e o ratinho.
( ) comparam a amizade entre a
baleia e o ratinho.
( ) caracterizam a amizade
entre a baleia e o ratinho.
Questão 9 – No fragmento
“[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu
também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
( ) “o ratinho sozinho”.
( ) “página em branco”.
( ) “um vazio de saudade”.
Assistam a vídeo aula abaixo:
Aula de
Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos
Após assistirem a vídeo aula:
leia o texto e respondas as
questões.
Nome: ________________________Série:_________ nº______
QUEIMADAS:
A prática de
queimada é utilizada como técnica rudimentar de preparo da terra. As queimadas
são uma das principais causas do aquecimento global.
A prática de
realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato
tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os
que mais utilizam esse tipo de recurso.
As queimadas
são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de
preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o
pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse
recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de
vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é
uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de
exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a
fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao
decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente
resultando na infertilidade.
Outra
questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a
segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases
provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso
acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera
agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
As queimadas
praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento
agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da
flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem
precedentes.
No caso
específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de
importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o
Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o
mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação
original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro
nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes
impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada
para as próximas gerações.
Orientação:
Habilidades
• Localizar
as principais informações dos textos.
• Inferir
informações implícitas em um texto.
• Inferir o
sentido de uma palavra ou expressão do texto.
•
Estabelecer relações de causa e consequência no texto
Questões:
1. Em que áreas
as queimadas são praticadas com mais frequência?
2. Por que
provocar queimadas, do ponto de vista agrícola é considerada uma ação negativa?
3. Por que
provocar queimadas influencia o aquecimento global?
4. Por que a
queimada é uma técnica rudimentar?
5. Se sabemos
que a queimada causa infertilidade da Terra, por quê ainda se usa este tipo de
técnica para solo?
6. Qual tipo de
gás é liberado quando ocorrem as queimadas?
7. Quais são os
principais da emissão de gases tóxicos na superfície terrestre?
Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da
escola!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei
o que procurava.
i) Luizinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio, meu Deus!
l) Mano, que golaço!
m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.
o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.
p) Correram para a garagem e entraram no carro.
q) O sobre verde era gramado céu.
r) Clara passeava com as crianças no jardim.
s) Mão Luizinho trêmula.
t) Fui, vim e venci.
u) Sois anjo que me tenta e não me guarda.
v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo.