quinta-feira, 2 de abril de 2020

Professora Ana Paula - Língua Portuguesa – 8ªA


Atenção:


Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.


Atividades:



Leitura do livro:  Infância roubada – Autores:  Telma Guimaraes e Júlio Emilio Braz,  


Como combinado:    Quem quiser pode comprar ou baixar PDF.




Responda as questões após a leitura do livro.

FICHA LITERÁRIA


NOME DO LIVRO:___________________________________________________

AUTOR(A)__________________________________________________________

ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________

EDITORA____________________________________________________________


SOBRE O QUE FALA A  HISTÓRIA?  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________


ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ  MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.

DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.

FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.





Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.

Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um livro.
(     ) contar uma fábula.

Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “supus”.
(     ) “descobri”.
(     ) “compreendi”.

Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
(     ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”

Questão 5 – Na frase “[...] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
(     ) um fato que soma ao fato anterior.
(     ) um fato que é a causa do fato anterior.
(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
(     ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.

Questão 9 – No fragmento “[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
(     ) “o ratinho sozinho”.
(     ) “página em branco”.

(     ) “um vazio de saudade”.





Assistam a vídeo aula abaixo:


Aula de Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos






Após assistirem a vídeo aula:   leia o texto e respondas as questões.
              
                                 
Nome: ________________________Série:_________    nº______


Tirinha A


Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas




Tirinha B
Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas




Tirinha C
Portal do Professor - Lendo nas entrelinhas





1. Sobre a tirinha A, responda:

a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?

b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?

c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e  o sistema capitalista?

d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?



Observe a tirinha B do  Hagar  e responda:


a. Por que Hagar está dizendo ao filho que ele deve ser bastante  agressivo?

b. Qual é a ideia a respeito do casamento  e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?

c. Estas informações estão explícitas no texto?


 Observe a fala do Hagar na tirinha C e responda:.


a. A  resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?

b. Qual é a ideia  que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?

3. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.

4. Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.














Professora Ana Paula - Língua Portuguesa – 7ªA, B e C


Atenção:


  • Você poderá imprimir ou copiar as atividades no caderno.


Leitura do livro:  A droga da obediência – Autor:  Manuel Bandeira

Como combinado:    Quem quiser pode comprar ou baixar PDF.


Responda as questões após a leitura do livro.


FICHA LITERÁRIA


NOME DO LIVRO:___________________________________________________

AUTOR(A)__________________________________________________________

ILUSTRADOR(A):_____________________________________________________

EDITORA____________________________________________________________


SOBRE O QUE FALA A  HISTÓRIA?  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ONDE ACONTECE A HISTÓRIA?____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DESTA HISTÓRIA ?_______________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE A HISTÓRIA:___________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________


ESCREVA A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ  MAIS GOSTOU:_________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________




LI ESSE LIVRO EM __________DIAS.

DE 0 A 10, DOU NOTA________PARA ESSE LIVRO.

FAÇA A SUA ILUSTRAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA.





Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
.

Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um livro.
(     ) contar uma fábula.

Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “supus”.
(     ) “descobri”.
(     ) “compreendi”.

Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
(     ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”

Questão 5 – Na frase “[...] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:
(     ) um fato que soma ao fato anterior.
(     ) um fato que é a causa do fato anterior.
(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7 – Na oração “[...] instigando-o cientificamente com as leis da biologia [...]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa [...]”, os vocábulos sublinhados:
(     ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.
(     ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.

Questão 9 – No fragmento “[...] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:
(     ) “o ratinho sozinho”.
(     ) “página em branco”.

(     ) “um vazio de saudade”.




Assistam a vídeo aula abaixo:


Aula de Português – Interpretação de Textos – Implícitos e Pressupostos









Após assistirem a vídeo aula:   leia o texto e respondas as questões.
              
                                 
Nome: ________________________Série:_________    nº______



QUEIMADAS:



A prática de queimada é utilizada como técnica rudimentar de preparo da terra. As queimadas são uma das principais causas do aquecimento global.
A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.
As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.
Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.
As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.
No caso específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as próximas gerações.



Orientação:


Habilidades



• Localizar as principais informações dos textos.

• Inferir informações implícitas em um texto.

• Inferir o sentido de uma palavra ou expressão do texto.

• Estabelecer relações de causa e consequência no texto



Questões:


1. Em que áreas as queimadas são praticadas com mais frequência?

2. Por que provocar queimadas, do ponto de vista agrícola é considerada uma ação negativa?

3. Por que provocar queimadas influencia o aquecimento global?

4. Por que a queimada é uma técnica rudimentar?

5. Se sabemos que a queimada causa infertilidade da Terra, por quê ainda se usa este tipo de técnica para solo?

6. Qual tipo de gás é liberado quando ocorrem as queimadas?

7. Quais são os principais da emissão de gases tóxicos na superfície terrestre?






Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:

a) Que medo!

b) Ele chutou a porta.

c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola!

d) O povo odeia os governantes corruptos.

e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.

f) Coragem, companheiro!

g) Que voz estranha!

h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava.

i) Luizinho, não!

j) As risadas não eram normais.

k) Que alívio, meu Deus!

l) Mano, que golaço!

m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?

n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola.

o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro.

p) Correram para a garagem e entraram no carro.

q) O sobre verde era gramado céu.

r) Clara passeava com as crianças no jardim.

s) Mão Luizinho trêmula.

t) Fui, vim e venci.

u) Sois anjo que me tenta e não me guarda.

v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo. 











Público alvo : 2A, 2B e 2C
Disciplina; Física
Professora: Cida

Observe ao seu redor para responder as seguintes questões:
1) O que produz calor?
2) O que transmite calor?
3) O que retira calor?
4) O que é usado para manter a temperatura?
5) O que é frio?
6) Explique as diferentes sensações ao pisar descalço em um piso de madeira e um piso de cerâmica.
Por que isso acontece?
7) Por que ao pegarmos em uma maçaneta de metal, ela parece estar mais fria que a porta de
madeira?
8) Distribua os itens listados nas questões de 1 a 4 na seguinte tabela.
a) Fontes de calor:
b)materiais bons condutores de calor:
c) materiais maus condutores de calor:
9) Cenas de filmes mostram habitantes de regiões áridas atravessando desertos, usando roupas
compridas de lã e turbantes. Como você explica o uso de roupas quentes nesses lugares onde a temperatura chega a 50° C ?
10) Por que se coloca a garrafa embaixo da água da torneira quando não se quer tomar
um refrigerante gelado? O que acontece?
11) Dois corpos A e B são colocados em contato. Diga qual corpo cede calor e qual recebe
calor, em cada caso.
a) A tem 30°   e  B tem 30°C
b) A tem -20°C  e  B tem 0°C
c) A tem 5°C e B tem 5°c
12) Qual a diferença entre calor e alta temperatura?

Obs. estas atividades são do caderno do aluno  na pág 27.  eu postando caso algum aluno
não tenha recebido, aí estão.
No caderno do aluno (apostila) não há espaços para respostas, façam no caderno.

Abraços.







Disciplina : Física
Público alvo: 1E    1F
Professora: Cida
 1) Pesquisar quem foi Isaak Newton e  quais suas contribuições para a ciência.

2) Quais são as três leis de Newton?
 Descreva  cada uma delas e dê exemplos.

Fazer em folha de papel almaço, entregar no retorno das aulas.

Professor Cristiano - Filosofia - 1º A

Boa tarde estudantes. Bem vou encaminhar uma atividade referente a continuidade da matéria do 1º Bimestre.

Atividade 1 

- Fazer a leitura do Livro ( Foi entregue o livro de Filosofia para cada estudante). Unidade 1 - Como pensamos? - Filosofia: o que é isso? Pagina 09 à 19 - Vamos relembrar o que estudamos em sala de aula.

- Fazer a leitura da pagina 17 à 19 - Sub Titulo: Os textos filosóficos  e Filosofia e Opinião.
Após a leitura responder as questões em folha separada, copiando as questões abaixo.


Atividade 1 

1 - Quais as formas utilizada pelos filósofos gregos para passar seus ensinamentos sobre filosofia?
2 - Quais as diferenças da pratica de ensinamento adotada por Sócrates e seu discípulo Platão?
3 - Explique a prática discursiva que Sócrates adotava, chamada de Maiêutica.
4 - Explique o método desenvolvido por Platão para chegar ao refinamento das ideias filosóficas.
5 - Elabore um texto com suas próprias palavras, explicando a diferença entre Filosofia e Opinião.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Atividade 2 

Apologia de Sócrates - O papel do filósofo


- Para a Atividade 2 a proposta é de ler o texto do Livro " Textos Básicos de Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein" Danilo Marcondes. - Paginas 19 à 23 e responder as questões de 1 a 3, Novamente em folha separada e copiar as questões.






Questões - O papel do Filósofo


1 - Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo?

2 - Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?

3 - Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?

//////////////////////////////////////////////////////

Para quem preferir os textos estão em formato PDF.

Atividade 2 - Pdf 1
Atividade 2 - Pdf 2
Atividade 2 - Pdf 3
Atividade 2 - Pdf 4