segunda-feira, 4 de maio de 2020

Prof. Cristiano - História - 3º D - "Retomada de conteúdos"


Boa tarde estudantes. Encaminho duas atividades referente ao 1º Bimestre. Por favor leiam o texto, responda as questões e me encaminhe por e mail: cristianohistoria@gmail.com
Não precisa copiar as questões, apenas responder.

Atividade 1 

- Fazer a leitura do Livro ( Foi entregue o livro de História para cada estudante).
Unidade 1 - Coesão e Coerção - Capítulo 1 - Primeira Guerra Mundial - pagina 11 à 21.

Responder Questões

1 – Responder a questão número 1 da pagina 22 do livro.

2 – Explique o que foi o Movimento Nacionalista no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

3 – Explique o que foi a Paz Armada.

4 – Porque a Alemanha considerou o Tratado de Versalhes como e  injustas, vingativas e humilhantes, provocando intensas reações das forças políticas alemãs?

5 – Qual a principal missão da recém criada Liga das Nações após o fim do conflito da Primeira Guerra?

6 – O que levou os Estados Unidos a prosperar economicamente desde às ultimas décadas do século XIX?

7 – Responder a questão número 7 da pagina 23 do livro.

Atividade 1 

Fazer a leitura do Livro - Capítulo 2 - Revolução Russa -  - pagina 25 à 34.

Responder Questões

1 - Quais as características da sociedade russa no começo do século XX?

2 - O que levou os trabalhadores russos criarem um partido socialista?  

3 - Qual a diferença entre os membros do Partido Operário Social-Democrata Russo, conhecidos como Bolcheviques e Mencheviques?

4 – Após o inicio da Revolução de 1917, foi instaurado um governo provisório pelo órgão Conselho dos Comissários do Povo. Quais medidas foram determinadas por esse governo?

5 - Responder a questão número 4 da pagina 35 do livro.
a)
b)
c)

6 – Após o fim da guerra civil a economia e a sociedade russas estavam arrasadas. Foi necessário abandonar o chamado comunismo de guerra que havia mantido a economia dos pais sob o controle governamental entre 1918 e 1921 e adotar em março 1921, a Nova Política Econômica, conhecida como NEP. Foi necessário adotar um partido único que levou uma perseguição implacável contra as oposições internas e externas. Com a morte de Lenin em 1924, Stalin assumi o poder e divergiu com Trotsky sobre como deveria prosseguir na construção do socialismo. Explique quais eram as divergências entre Stalin e Trotsky em relação ao socialismo.

7 – O que foram as “depurações stalinistas”?

8 - Responder a questão número 5 da pagina 36 do livro.
a)
b)

///////////////////////////////////
                  ///////////////////////////////////////
                                      /////////////////////////////////// 
Obs:   Enviar por e mail: cristianohistoria@gmail.com  Colocar o Nome, Atividade em questão 1 ou 2 e responder a caneta.

6º Anos: A,B,C (Professor Clayton - Português) Maratona em Casa com a Turma #FicaemCasa �� | Turma da Mônica

6º ano A, B, C (Professor Clayton - Português) VOCÊ CONHECE OS GÊNEROS TEXTUAIS? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA

2ºA (Clayton Português) Façam a leitura da obra comentada: "Os Sertões" de Euclides da Cunha


Obra comentada de: "Os Sertões"
Os Sertões de Euclides da Cunha: entenda a Guerra de Canudos

Euclides denunciou um dos maiores massacres da história do Brasil

          Foi em outubro de 1987 que o jornalista, engenheiro e militar Euclides da Cunha descobriu um sertão muito diferente do que ele e outros colegas costumavam relatar nas páginas dos jornais da capital. Enviado como correspondente ao nordeste da Bahia pelo jornal O Estado de S.Paulo, o autor passou quase dois meses observando de perto o conflito de Canudos. A cobertura rendeu, em 1902, o livro “Os Sertões”, hoje considerado o primeiro livro-reportagem brasileiro. 
          Antes da experiência, Euclides já havia defendido ferrenhamente em artigos que o movimento de Canudos era monarquista e tinha como único objetivo derrubar a república, mas revê essa posição em Os Sertões, depois de conhecer as condições de vida dos sertanejos e a organização da comunidade liderada por Antônio Conselheiro. 
          Em sua terceira e última parte, Os Sertões traz um relato minucioso da Guerra de Canudos, considerado por críticos literários um estudo historiográfico. Mas, antes disso, nas duas primeiras partes do livro, Euclides situa o leitor sobre dois elementos decisivos para o entender a Luta: A Terra e o Homem. 
          Valendo-se de suas habilidades militares e até científicas, ele descreve na primeira parte a flora, a fauna, o relevo e outros aspectos do sertão nordestino, fazendo um balanço final da seca que assola a região. Na parte central do livro, fala sobre o sertanejo que padece sob essas condições e o trecho é visto como um estudo antropológico e sociológico.
          É importante mencionar que a formação intelectual de Euclides era determinista (teoria filosófica que pregava que o meio e a raça determinam o indivíduo) e positivista (corrente que defendia ideais de moral e progresso), o que sem dúvidas influenciou a forma como ele descreveu os habitantes e sua relação com a terra. O racismo é especialmente latente nessa parte da obra e o autor reafirma diversas vezes que o “mestiço” seria uma raça biologicamente inferior às outras. 
          Vivo em contradições, Os Sertões consegue ser, ao mesmo tempo, um livro preso e a frente do seu tempo, já que embora tenha aderido a correntes racistas e deterministas em voga na época, denunciou a o exército nacional e a República por dizimar Canudos e assassinar milhares de seus habitantes.

A Guerra de Canudos
Antecedentes

          A pequena comunidade de Canudos, no nordeste baiano, já existia desde o século 18, mas viveu seu auge apenas no século seguinte. A partir de 1893, o vilarejo passou por um crescimento vertiginoso com a chegada de uma figura que marcaria para sempre a história do lugar. Antônio Conselheiro era o apelido de Antônio Vicente Mendes Maciel, que há anos vagava pelos sertões pregando valores sociais e cristãos. 
          Tido como profeta por seus seguidores, Conselheiro criticava a recém instaurada república pelo seu afastamento da Igreja e abarcava também em seus discursos as condições miseráveis de vida dos sertanejos e o pouco auxílio que recebiam dos governantes. 
          A República, na verdade, aparecia no sertão quase que unicamente com um objetivo: a cobrança de impostos. A tudo isso, associava-se ainda o histórico de concentração de terras improdutivas e a seca da região. Com seu discurso messiânico, Antônio Conselheiro passou a atrair cada vez mais gente para a região de Canudos, vivendo sob regras e princípios que se descolavam cada vez mais da República. Ele rebatizou o povoado de Belo Monte.
          Incomodados com o crescimento da vilarejo e com a ameaça que seus moradores poderiam representar, os latifundiários da região moldaram pouco a pouco a opinião pública fazendo acreditar que o plano de Antônio Conselheiro era construir um exército para restaurar a monarquia. Em 1896, um episódio aparentemente banal desencadeia a Guerra de Canudos. 

Estopim e as quatro expedições

          Em outubro de 1896, Conselheiro encomenda uma remessa de madeira de Juazeiro, para a construção de uma igreja. Mesmo tendo sido paga, a encomenda não chega, e espalham-se rumores que de que os sertanejos de Canudos pretendiam buscá-la a força. Cem soldados do estado da Bahia são enviados para esperar a chegada dos seguidores de Conselheiro, mas quando estes não chegam, decidem partir para o vilarejo. 
          No meio do caminho, os “conselheiristas” se encontram com os militares e acontece o conflito da primeira expedição de Canudos.    Apesar das tropas do governo terem “vencido”, já que foram 150 sertanejos mortos contra 10 do outro lado, o exército não tinha mais forças para atacar Canudos.
          Depois dessa, foram necessárias mais três expedições até que o exército de fato derrotasse Canudos. Contabiliza-se que entre 20 e 25 mil sertanejos tenham sido mortos, sem distinção entre crianças, idosos e mulheres. Uma parte deles chegou a se entregar sob a promessa de perdão da República, mas, depois de presos, também foram assassinados. As casas do vilarejo foram destruídas e queimadas. 
          O conflito só acaba em 5 de outubro, quando os últimos defensores morrem. Depois disso, o corpo de Antônio Conselheiro, morto há dias em decorrência de uma desinteria, foi encontrado e sua cabeça decepada para ser levada como troféu. 

2ºA (Clayton - Português) Baseado na obra de Euclides da Cunha, uma curta metragem produzida pela turma do Curso Técnico em Carpintaria da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão - Pereiro/CE. Assistam.

Professora Ana Paula de Língua Portuguesa do 8° A. Fazer a apostila vermelha volume 1 que foi entregue na escola semana passada. Páginas 7 até 20. Entregar dia 15/05 no meu e-mail.
OBS: não esqueçam de entregar as atividades que foram passadas aqui no blog logo quando vocês pararam de ir por causa do covid 19. Mandar no meu e-mail.
Professora Ana Paula de língua portuguesa do 7° A,B, C. Fazer à apostila verde volume 1 que foi entregue semana passada na escola. Páginas 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 até atividade 3. Como foi postado nos grupos.
Entregar dia 11/05 no meu e-mail (tirar foto)
E-mail: paulapomarico40@gmail.com
Obs: o que couber fazer na apostila, caso não tenha espaço faça no caderno.
.