terça-feira, 5 de maio de 2020

Professora Maria Cristina - Química - 3 A,B,C,D - Cinética Química

Olá meus amores ... como vocês estão?
Segue atividade referente a aula exibida pelo Centro de Multimídia da semana passada.
Você entregará  as minhas atividades sempre pelo email...

         cristinamcma75@gmail.com

data da entrega:12/05



Química – 3ANO – Profa. Maria Cristina Alves ( aula do dia 29/04)

Fatores que aceleram a velocidade da reação

1) (PUC-RS) Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.
Coluna I
1-Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando;
2-Conservação dos alimentos no refrigerador;
3-Efervescência da água oxigenada na higiene de ferimentos;
4 - Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de madeira.
Coluna II
A - superfície de contato
B - catalisador
C - concentração
D – temperatura
A alternativa que contém a associação correta entre as duas colunas é
a) 1 - C; 2 - D; 3 - B; 4 – A.
b) 1 - D; 2 - C; 3 - B; 4 – A.
c) 1 - A; 2 - B; 3 - C; 4 – D.
d) 1 - B; 2 - C; 3 - D; 4 – A.
e) 1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 – B.
2) A temperatura é um fator que controla a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo. Quando a temperatura corporal aproxima-se de 41,7 ºC, pode causar morte, pois acelera todas as reações do corpo, destruindo substâncias vitais como as enzimas, que atuam como catalisadores de reações bioquímicas. A partir do que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da temperatura provoca o aumento da velocidade das partículas formadoras de um sistema reacional, consequentemente, diminui a velocidade das reações.
II. Os catalisadores, em qualquer reação química, são consumidos, aumentando a energia de ativação do processo.
III. Enzimas são catalisadores biológicos que diminuem a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
Assinale a alternativa que apresenta o item ou itens correto(s):
a) III
b) IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
3) Como funciona um catalisador? Dê exemplos.
4) Quais são as condições favoráveis para que uma colisão seja de fato efetiva?Explique

9º Ano A - PROF. ANA CARLA . PROJETO DE VIDA

Tema: Protagonismo

Na última aula de Projeto de Vida do Centro de Mídias SP , a professora cita o termo "Protagonismo" que significa:

"Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação."

Pensando nisso, a atividade da semana é, escrever em uma folha avulsa (para que possamos colar em nosso diário de bordo que está na escola):
 1) O que é, para você, ser um Jovem Protagonista?
 2) O que isso implica em seu Projeto de Vida?


Esta atividade deverá ser enviada para o e-mail : analis71@gmail.com  até o dia 12/05/20

IMPORTANTE!!! Colocar Nome, Número, Série - PV - PROTAGONISMO para identificar a atividade. 

Qualquer dúvida estou no grupo do Face todas as manhãs para conversar com vocês. 

Grupo do Face: ARTE. PROFESSORA ANA.      EE MARIA MONTESSORI

Até mais!!! 

1os anos A,B,C,D,E,F. ARTE- PROF. ANA CARLA

Tema: Patrimônio Histórico.

[Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea.]


Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. 
Nos vídeos a seguir, vocês encontrarão explicações bem simples para o tema e, após assisti-los respondam, no CADERNO DE ARTE, as perguntas abaixo.

IMPORTANTE!!!!!  Esta atividade deve ser enviada para o e-mail analis71@gmail.com até o dia 12/05/20.
Ao enviar escrevam : Nome Completo , número, série Atividade: Patrimônio

 Vocês podem digitar as questões e respondê-las no Word para ficar mais fácil o envio, ou tirar foto do caderno (de forma que eu consiga ler as perguntas e respostas) .

Qualquer dúvida, estou todas as manhãs no grupo do Face para tirar dúvidas ou através do mesmo e-mail. 

https://www.youtube.com/watch?v=GxX8XRf1Ktw&list=PLk_Z46iyKq-2FWgqguOA2v1SmYvvA6Oiv&index=2&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=RJX-wTMONWM


Questões:
1- O que você entendeu pelo termo Patrimônio Histórico?
2- Cite a diferença entre Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial.
3- Quando pensamos em preservação do Patrimônio explique a utilização dos termos "Tombamento" e "Registro". 
4- Pesquise sobre a diferença entre Restauro e Reforma. 


Imagem: Cidade de Paraty. RJ



segunda-feira, 4 de maio de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DOS DIAS 04/05/ à 08/05/2020 




Clique na imagem:










                                                                                                          Equipe Gestora

SOCIOLOGIA 1° ANOS A,B,C,D,E,F (ATIVIDADE) 04/05/2020 Novo!!

Boa noite, Caros coleguinhas!!

Segue atividade para resolução conforme aula aplicada hoje pelo CMSP (04/05/2020), aula de Sociologia para os 1°Anos.

Para quem não assistiu, ver a vídeo aula através do link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wbgHY4_dGOY e Responda:

1° O que é sociologia?

2° Como a sociologia é pensada hoje?

3° O que a Sociologia busca analisar hoje são questões próximas as de sua criação no século XIX?

4° O que diferencia a Sociologia das outras Ciências da Humanidade?

5° As “desigualdades humanas” (renda, classe social, relação homem x mulher), podem ser consideradas relações naturais, ou são ideias irrefletidas?

6° As ideias irrefletidas, ou seja, aquelas que são construídas sem reflexão, sem elaboração cientifica, fazem parte do Senso Comum? Lembrando que a ideia de senso comum já foi apresentada em sala de aula (Texto – Como pensar diferentes realidades: “O imediatismo no olhar”).

7° Cite alguns exemplos de falas de Senso Comum que estão disseminadas na sociedade?

8° A sociologia se propõe a combater os preceitos do Senso Comum disseminados na sociedade. Explique?

9° Crie uma charge relacionando a Sociologia com o Senso Comum?


OBS: Cada atividade vale 1 ponto e a Charge (Exercício 9) 2 pontos, contabilizando nota final 10. A Charge poderá ser feita no caderno ou na sulfite, basta encaminhar uma foto e as demais atividades também.

Observe o poema:

“Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti” (John Donne, Meditações VII).


Atividade de reflexão:

- Faça uma redação (mínimo 30 linhas), com título, começo, meio e fim. Relacionando o poema de Jonh Donne com nosso cotidiano atual, pensando nas questões de isolamento social impostas pela pandemia do covid-19. (nota de 0 a 10).

*Vale ressaltar que John Donne (nasceu em 1572 e morreu em 1631) , não era filosofo como informado na vídeo aula, mas sim poeta e escritor, lembrando também que este poeta viveu no século XVII e não XVIII. E só para concluir, seu pensamento esta mais relacionado a questões religiosas do que propriamente filosóficas, ou pior ainda sociológicas, pois como sabemos a sociologia somente surgira no seculo XIX  :) #ficaadica

A duas atividades deverão ser entregues separadamente até o dia 08/05/2020 (sexta-Feira)





PROFJAMES ED.FÍSICA MATÉRIA PARA 9º A/B E 1º A/B/C/D/E/F







Uso de suplementos alimentares por adolescentes

Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas.
A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.


              QUESTIONÃRIO SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

1)- Segundo o texto acima qual a finalidade da ingestão desses suplementos por adoslecentes?

2)- Segundo o texto acima, as doses diárias recomendadas são respeitadas?

3)- Oque são suplementos alimentares?

4)- Quem precisa usar suplementos alimetares e por quê?

5)- Quem deve prescrever suplementos alimentares para as pessoas?

6)- O que é WHEY PROTEIN, para que serve?

7)- O que é BCAA e para que serve?

8)- O que é MALTODEXTRINA e para que serve?

9)- O que é ISOTÔNICO e para que serve?

10)- O que é dieta LOW CARB?

MEU E-MAIL: jamesisee@outlook.com

Geografia - 3º D - Prof. Ester

Olá alunos do 3 D

Segue atividade de Geografia:

Como Funciona a ONU

https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac


Assista ao vídeo com o link acima, e em seguida faça uma pesquisa sobre a OMS ( Organização Mundial da Saúde) e elabore um texto de no mínimo 15 linhas abordando:

 De que forma a OMS está atuando na pandemia da Covid 19?
Qual a importância das orientações da OMS em relação a pandemia de Covid 19?
De que forma os países recebem e  acatam as orientações da OMS?



Entregar a pesquisa e o texto elaborado por você para o email: esterbottasin@professor.educacao.sp.gov.br

Data: 08/05/2020

Até.