quarta-feira, 6 de maio de 2020

Prof. José Luis - Geografia - 9º Anos





Trabalho 
Tema: Comparar costumes e tradições de diferentes populações e grupos sociais inseridos no seu bairro ou comunidade em que vive, comentando a importância do respeito às diferenças das diversidades étnicas,geográficas e cultural.



- Entregar por e mail até o dia 25.

porto_2170@yahoo.com.br

terça-feira, 5 de maio de 2020

6A, 6B e 6C
PROFESSORA: Maria José
DISCIPLINA: História
Por favor enviar para (e-mail: profmariajose9@gmail.com) até 15/05.

Retomada de Conteúdos

1) Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um
determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento.
Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. Escreva uma
frase explicando o que são fontes históricas.

2) Faça uma pesquisa, utilizando diferentes tipos de fonte. O tema a ser pesquisado é o
ano em que você nasceu, para saber o que aconteceu naquele ano consulte livros, internet,
jornais, etc. Apresento a seguir algumas ideias de informações que você pode procurar:
a) Grupos Musicais e Músicas Mais Tocadas;
b) Acontecimentos Políticos;
c) Lançamentos de Livros, Jogos e Brinquedos;
d) Resultados Esportivos.

3) Indique a que século pertencem os seguintes anos: 1996, 716, 1750, 1800, 2000, 1822,
1000, 1500 e 2020.
4) Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, Jornais e Leis.
b) Pinturas, Utensílios Domésticos e Certidões de Nascimento.
c) Revistas, Livros e Vestimentas.
d) Brinquedos, Documentos e Móveis.
e) Cartões-Postais, Fósseis e Lendas.

5) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos
períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DOS DIAS 04/05/ à 08/05/2020 




Clique na imagem:






                                                                                     Equipe Gestora

PROF° ADRIANO - PROJETO DE VIDA (1°A) Novo!!


6º Ano: A,B,C (Professor Clayton - Português) - Reportagem | Gêneros textuais - Brasil Escola. Assistam este vídeo com atenção.

2ºA - Grande Sertão Veredas - Atividade (Clayton - Português)


                   EXERCÍCIOS SOBRE GUIMARÃES ROSA
 “Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d‘angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe.”
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).

               Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador:

a) (    ) relata a seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho.

b) (    ) descreve o processo de transformação de um meeiro — espécie de agregado — em proprietário de terra.

c) (    ) denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terra.

d) (    ) mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente.

e) (    ) mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras.

2A . 2B . 2C e 2D MATEMÁTICA prof. Antonio Carlos

Circunferência Trigonométrica.
Sabendo que independente do tamanho da circunferência,  seu arco inteiro (volta completa)  sempre será 2 Pi radianos, metade de seu arco será  PI radianos ,  um quarto do arco da circunferência será  metade de Pi radianos,
responda :
Atividade 5 - 6  e  7  da  página 13

Responder Atividade 8 - Página 14  e Atividade 9 página 15
Considere que :
. Y = seno X  portanto se o Seno = 1/2 ,  significa que o Y = 1/2 .
Para saber onde o Y vale 1/2, basta traçar uma reta paralela ao eixo do X passando por y = 1/2 e verificar onde ela curta a curva, no intervalo definido.

Enviar atividades realizadas para e.mail  escola.ac@hotmail.com  prof. Antonio Carlos.