quinta-feira, 7 de maio de 2020

PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA- DOS 3º ANOS: A,B,C.

DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA MARLI

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.

DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br


LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO

                                IMPERIALISMO

FAÇA UMA PESQUISA E DEIXE NO CADERNO REFERENTE AO IMPERIALISMO NEOCOLONIALISTA DO SÉCULO XIX, DESTACANDO OS SEGUINTES TEMAS:



















ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTILHA DA ÁFRICA.



SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.


ROTEIRO DE ESTUDOS

ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;

LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACIMA👆;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.

DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 29/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
*********************************************************************************
                                    2º Bimestre
Seguem abaixo atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 08/06 até 12/06.

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
FAÇAM OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ABAIXO;
TIREM FOTOS DAS ATIVIDADES E ME ENVIEM NO E-MAIL
mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br OU NO whatsapp: 98592-7098 (PARTICULAR);
HABILIDADE:
* RELACIONAR SOCIEDADE E NATUREZA, ANALISANDO SUAS INTERAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. 
DURAÇÃO: 2 AULAS.
DATA DE ENTREGA: 12/06.

LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
RESPONDA AS ATIVIDADES (ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA).
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2
QUESTÃO 3
QUESTÃO 4
FAÇA UMA PESQUISA E REGISTRE NO CADERNO REFERENTE AO FASCISMO NA ITÁLIA E NAZISMO NA ALEMANHA. 




ASSISTAM A VIDEOAULA ABAIXO:

******************************************************
Atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 15/06 até 19/06.
DEVIDO AO FERIADO PERMANECEM AS ATIVIDADES DA SEMANA ANTERIOR. 
DATA DA ENTREGA: 19/06.
******************************************************






2ºA - Atividade de Português (Professor: Clayton)

Nome: _________________________________________________Número: ____ Série:  2ºA

Atividade de Português (Professor: Clayton)

Podem enviar as respostas em anexo ou fotos para meu
e-mail:  objetivopereira3000km@yahoo.com


“Xenofobia e Racismo”

exercício de interpretação de textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando, competências que serão cobradas no ENEM. Você deve, não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não dificuldade e se está no caminho certo.



XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)


              As recentes revelações das restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
              Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
              Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
 (O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do primeiro período do texto permite dizer que:

a) o adjetivo  “recentes”  traz como inferência que as  revelações  referidas no texto ocorreram nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) (    ) a escolha do substantivo  revelações  se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) (    ) o substantivo  restrições  indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) (    ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.

2) Se as restrições de imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia, nesse momento, uma discriminação de origem:

a) (    ) racial e religiosa.
b) (    ) exclusivamente racial.
c) (    ) econômica e racial.
d) (    ) racial e geográfica.
e) (    ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.

3) Em relação ao primeiro período do texto, o segundo:

a) (    ) explicita quais as revelações referidas.
b) (    ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) (    ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) (    ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) (    ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.

4) Ao classificar os atos restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:

a) (    ) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia
b) (    ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) (    ) a sua opinião e a dos leitores
d) (    ) somente a sua opinião
e) (    ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral

5) Ao escrever que os atos injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor do texto mostra que:

a) (    ) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação oficial.
b) (    ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) (    ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) (    ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) (    ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.

6) O segundo parágrafo do texto é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:

a) (    ) uma oposição de local e tempo
b) (    ) uma oposição de tempo
c) (    ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) (    ) uma comparação de duas épocas
e) (    ) uma indicação das causas dos fatos relatados

7) Ao escrever que a imigração de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer indicar que:

a) (    ) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) (    ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) (    ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) (    ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.

8) De todas as ideias expressas abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:

a) (    ) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) (    ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) (    ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) (    ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) (    ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.

9) Assinale a resposta em que o "porquê" está escrito “errado” na frase.

a) (    ) Por que não foi ao curso?
b) (    ) Qual o porquê da sua demora?
c) (    ) Não foi embora ainda por quê?
d) (    ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) (    ) Não entendo o porque da sua insistência.


10) O único plural “incorreto” é:

a) (    ) cidadões.
b) (    ) açúcares.
c) (    ) quaisquer.
d) (    ) artesãos.
e) (    ) florezinhas.

2º Anos- A,B,C,D,E - ARTE- PROF ANA CARLA




[Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.]

Olá Alunos
Relembrando a questão do contemporâneo em Arte e a interação da arte com o público, discutimos em aula algumas questões:
1-      A subjetividade da arte
2-      A quebra do conceito de Arte
3-      O respeito ao conceito particular do que pode ser considerado Arte (ou não)


Após assistir ao vídeo abaixo, responda em seu caderno de Arte ou no Word (e cole em seu caderno) a seguinte questão:

ATIVIDADE 1
“Vc acha importante a função do mediador cultural para auxiliar nas questões acima?” (1,2,3). Justifique. ( de 5 a 10 linhas)

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FwoLWUyiZOQ



ATIVIDADE 2
Mediando a informação através da ARTE.

Em seu caderno de ARTE, crie um desenho que informe sobre a importância de se ficar em casa neste período para que não ocorra uma alta propagação do Coronavírus.
Imagine que você será o mediador da informação para crianças e adultos que não sabem ler. Por isso a informação através do desenho é MUITO IMPORTANTE!


ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas para o e-mail : analis71@gmail.com  até  a data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:  Nome Número Série – Atividade: MEDIAÇÃO

Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as atividades solicitadas no dia 25/03


3o ANOS A, B, C - ARTE- PROF ANA CARLA



[Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.]


Para dar continuidade ao texto já explicado em sala de aula ( no período presencial) onde discutimos sobre a inquietação dos artistas à respeito do uso da Tecnologia na Arte, assista aos vídeos a seguir e faça as atividades.



Atividade 1. (Responda em seu caderno  ou no Word [e depois cole em seu caderno] e envie perguntas e respostas)

1-      O que é Contracultura?
2-      Dê exemplos de movimentos de Contracultura.


Atividade 2.

Aguce sua criatividade e , com seu celular, crie um Meme Engraçado com o
Tema: QUARENTENA!
É uma atividade rápida e divertida. Não sabe como? Veja sugestões de aplicativos (APP) para realizá-la no vídeo  a seguir. Após a criação, envie por e-mail.


ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas para o e-mail : analis71@gmail.com  até  a data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:  Nome Número Série – Atividade: MEMES

Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as atividades solicitadas no dia 25/03

Beijos! 




3º Ano A, B , C - Matemática - Prof Carol


Matemática 3º Ano A,  B , C
Professora Carol


Aula 9- Equação da reta na forma reduzida e na forma geral

1º passo -  Assistir aos seguintes vídeos




2º passo – Responder os exercícios abaixo:


1 - Determine a equação fundamental da reta:

a) A ( -1,4) e m = 2

b) A (-2,1) e B (0,1)

c) A (5,7) e B (2,1)

2- Escreva as seguintes equações na forma reduzida e indique o coeficiente linear (h):

a) x+y+3=0

b) -4x + y +11 = 0

c) 2x – y + 6 = 0

d) y – 1 = 0

e) 2x – y – 3 = 0

2ºE - Matemática - Prof Carol


Matemática 2º ano E
Professora Carol

Aula 9 – Seno e Cosseno na circunferência


Dando continuidade aos nossos estudos vamos fazer alguns exercícios.

1)   Pesquisar na internet uma circunferência trigonométrica em radianos e fazer no papel quadriculado. Encaminhar para o e-mail: carolbritoff2@gmail.com , Colocar no assunto nome completo,  número e série.


2) Assistir ao seguinte vídeo:


quarta-feira, 6 de maio de 2020

Sociologia 2°Anos/todos (ADRIANO) Novo!! 07/05/2020


Componente Curricular Sociologia
CMSP – Aula 06/05/2020




Tema: Diversidade nacional

Objetivos Gerais:
  •       I.    Buscar entender o que é diversidade.
  •     II.        A que campo de pesquisa pertence o estudo da diversidade.
  •    III.        Método de pesquisa como objeto de análise (Quantitativo x Qualitativo).
  •   IV.        Apuração e observação de dados coletados (Pesquisa de campo).
  •     V.        Interpretação de dados.


DIVERSIDADE E DIFERENÇA

As temáticas diversidade e diferença não são novas. No entanto, ganharam atualidade e visibilidade nas duas últimas décadas do século XX e início do XXI, com o crescente acirramento das lutas identitárias, culturais, étnicas e raciais, bem como das políticas afirmativas no Brasil e no mundo. (LIMA, 2010, n/p). Concepções de gênero, etnia e situação socioeconômica têm sido discutidas como se fossem naturais na sociedade, sem que sejam problematizadas numa perspectiva histórica. Em muitos estudos os conflitos são ignorados, sem que se tente compreendê-los como fazendo parte do caminho para a solução de possíveis problemas. (Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues, 2009, p. 182,183)
A diversidade e a diferença são concepções amplamente discutidas na modernidade, mas cujo significado ganha diferentes versões de acordo com os sentidos que se quer atribuir a elas. São conceitos que mudam a partir do contexto e dos interesses sociais, políticos e históricos do momento. A sociedade adota, historicamente, “tipos ideais” de ser humano com parâmetros físicos, psicológicos e de atitude a serem seguidos e exercitados.
Fonte: Trechos retirados do artigo (SILVA, Lacouth Motta. “DIVERSIDADE E DIFERENÇA: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, USP).

ALÉM DA DIVERSIDADE

De forma geral, a diversidade além de retratar a “variedade genética” dentro das espécies/populações apresenta-se como uma das características essenciais da própria natureza, pois possibilita diretamente o equilíbrio dos ecossistemas. A categoria denominada seres humanos, do ponto de vista biológico, apenas representa mais uma das espécies animais do planeta, cuja semelhança entre humanos é tão imensa, que não poderia sequer dividi-las em raças” (Cardoso, 2011).
A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência. As características físicas, sob o ponto de vista cultural e social, são consideradas como diferenciais (a exemplo de cor da pele, cabelo, texturas, formas, etc.) não apresentam praticamente nenhuma importância genética. Assim, com a mesma importância pela qual se deve tratar a preservação da biodiversidade para a manutenção do equilíbrio da natureza, faz-se necessário também a valorização da diversidade humana diante da saúde e riqueza da sociedade moderna. Compreender, e acima de tudo respeitar a diversidade humana são fatores iniciais e essenciais para resguardar os direitos humanos, tanto àqueles que se encontram destinados ao cumprimento de penas privativas de liberdade, quanto daqueles que devem desempenhar as devidas atribuições para sua realização.

Fonte: Trechos retirados do artigo (Campanha Educativa: Diversidade Humana. Governo do Estado de São Paulo), link: http://www.eap.sp.gov.br/cecad/pdf/Compendio_Diversidade_Humana_Outubro.pdf


QUAIS SÃO AS CIÊNCIAS RESPONSÁVEIS POR ESTUDAR, ANALISAR E PROBLEMATIZAR OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E DIFERENÇA?

1.     A História através da historiografia (Escrita da história), da qual já conhecemos, pois se faz presente em nossos estudos cotidianos. Busca entender através de fontes documentais/orais, como surgiu a diversidade, qual período histórico, quem eram seus atores, em que espaço (região), etc.
2.     A Sociologia, através de pesquisas macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos como relações interpessoais.
3.     E a Antropologia que é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano. Busca determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.

PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS

Surgida inicialmente no selo da Antropologia e da Sociologia, estes tipos de pesquisas ganharam espaço em áreas como a Psicologia, a Educação, e a Administração de Empresas.
Pesquisa Qualitativa: - Enquanto os estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor, um plano previsível estabelecido a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo de seu desenvolvimento, além disso não busca enumerar ou medir eventos e geralmente não emprega instrumento estatístico de dados. Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos segundo a perspectiva do participante, e assim busca interpretar estes fenômenos. Embora essa abordagem proporcione uma compreensão mais detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.

Características:

A)    Característica descritiva;
B)    Não abrange um número grande de entrevistados;
C)    Enfoque indutivo;
D)    Não gera dados estatísticos;
E)    Não busca apenas medir um tema, mas descreve-lo.

Pesquisa Quantitativa: - Dados quantitativos visam coletar fatos concretos: números. São estruturados e estatísticos, eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa. Utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.
Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são estruturados através de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas. E estes devem ser aplicados com rigor para que se obtenha a confiabilidade necessária para os resultados.

Características:

A)   Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo;
B)   Não há espaço para ambiguidades;
C)   Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);
D)   Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais;

EXEMPLO DE PESQUISA QUANTITATIVA

As pesquisas de intenção de voto (comuns durante o período eleitoral) e alguns dos estudos censitários feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são exemplos de pesquisas quantitativas.

Fonte:
IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística). Link https://www.ibge.gov.br/
IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Link https://www.ipea.gov.br/
NEVES, Jose Luís. “Pesquisa qualitativa. Características, usos e possibilidades”. FEA-USP. São Paulo, v1, n°3, 2°SEM./1996.

Analisemos o gráfico:

Fonte: IBGE (Estatística sociais da população – Tabua completa de mortalidade. 2018).


ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019 POR MUNICÍPIOS (IPEA) 
TAXA DE HOMICÍDIOS NAS CAPITAIS  EM 2017



O Atlas da Violência 2019 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra as taxas de homicídios em cada um dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Embora tenha sido divulgado em 2019, a taxa de assassinatos foi calculada com dados de 2017.


Ø  Podemos, portanto, observar que:

v  Através da pesquisa efetuada pelo IGBE, podemos analisar quantidade e expectativa de mortalidade/vida dos jovens brasileiro em idade de 15 a 18 anos em âmbito nacional;
v  Quanto maior a idade, menor a probabilidade de atingir a média de 60 anos;
v  Observe que os óbitos quase dobram entre a faixa de 15 anos em comparativo com a faixa de 18 anos.;
v  Quando observado o mapa do IPEA percebemos a escalada da violência no Nordeste;
v  A tendencia a diminuição da violência na Região Centro-Oeste;
v  Comparado com os dos do IBGE, pode de se verificar que a uma tendência maior de violência em escala crescente de pessoas de 0-20 anos nas regiões Norte e Sudeste;