ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES; COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS. ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05. NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO IMPERIALISMO
FAÇA UMA PESQUISA E DEIXE NO CADERNO REFERENTE AO IMPERIALISMO NEOCOLONIALISTA DO SÉCULO XIX, DESTACANDO OS SEGUINTES TEMAS:
ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTILHA DA ÁFRICA.
SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.
ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACIMA👆;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.
Podem
enviar as respostas em anexo ou fotos para meu
e-mail:
objetivopereira3000km@yahoo.com
“Xenofobia
e Racismo”
O exercício de interpretação de
textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando,
competências que serão cobradas no ENEM. Você deve,
não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a
partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não
dificuldade e se está no caminho certo.
XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)
As recentes revelações das
restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e
asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes
da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo
brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
Já no Brasil atual, a
imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado,
enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de
conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos
imigrantes.
Na Europa, a história se repete com
o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a
mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão
econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser
alvo da violência e da segregação.
(O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do
primeiro período do texto permite dizer que:
a) o adjetivo “recentes”
traz como inferência que as revelações referidas no texto ocorreram
nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) ( ) a escolha do substantivo
revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do
país, deveria permanecer oculto.
c) ( ) o substantivo
restrições indica a presença de limitações oficiais na política
migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como
o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências
históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a
uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
2) Se as restrições de
imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia,
nesse momento, uma discriminação de origem:
a) (
) racial e religiosa.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( ) religiosa, econômica, racial,
geográfica e cultural.
3) Em relação ao primeiro
período do texto, o segundo:
a) ( ) explicita quais as revelações
referidas.
b) ( ) indica, como informação nova,
que os atos cometidos eram negativos.
c) ( ) esclarece qual a razão dos atos
referidos terem chocado os brasileiros.
d) ( ) mostra a consequência dos fatos
relatados anteriormente.
e) ( ) comprova as afirmativas
iniciais do jornalista com dados históricos.
4) Ao classificar os atos
restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:
a) (
) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia
b) ( ) a sua opinião e a de alguns
brasileiros
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores
d) ( ) somente a sua opinião
e) ( ) a sua opinião e a dos
brasileiros em geral
5) Ao escrever que os atos
injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor
do texto mostra que:
a) (
) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação
oficial.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são
vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( ) o povo brasileiro é constituído
de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo
foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram
por momentos históricos difíceis.
6) O segundo parágrafo do texto
é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:
a) (
) uma oposição de local e tempo
b) ( ) uma oposição de tempo
c) ( ) uma consequência do primeiro
parágrafo
d) ( ) uma comparação de duas épocas
e) ( ) uma indicação das causas dos
fatos relatados
7) Ao escrever que a imigração
de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer
indicar que:
a) (
) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas
dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem
os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( ) o processo migratório atual em
nada lembra os erros do passado.
8) De todas as ideias expressas
abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:
a) (
) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes
na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo
perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( ) A expansão econômica da Europa
provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de
colaboração para o progresso das nações.
9) Assinale a resposta em que o "porquê" está escrito “errado” na frase.
a) (
) Por que não foi ao curso?
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso por que estava
com dores de dente.
e) ( ) Não entendo o porque da sua insistência.
10) O único plural “incorreto” é:
a) (
) cidadões.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
[Analisar a mediação cultural, como
abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público
e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos
de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.]
Olá Alunos
Relembrando a questão do contemporâneo em
Arte e a interação da arte com o público, discutimos em aula algumas questões:
1-A subjetividade da arte
2-A quebra do conceito de Arte
3-O respeito ao conceito particular do que pode
ser considerado Arte (ou não)
Após assistir ao vídeo abaixo, responda em seu caderno de Arte ou no Word
(e cole em seu caderno) a seguinte questão:
ATIVIDADE 1
“Vc acha importante a função do mediador cultural para auxiliar nas
questões acima?” (1,2,3). Justifique. ( de 5 a 10 linhas)
Em seu caderno de ARTE, crie um desenho que informe sobre a importância
de se ficar em casa neste período para que não ocorra uma alta propagação do
Coronavírus.
Imagine que você será o mediador da informação para crianças e adultos
que não sabem ler. Por isso a informação através do desenho é MUITO IMPORTANTE!
ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas
para o e-mail : analis71@gmail.comatéa
data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:Nome Número Série – Atividade: MEDIAÇÃO
Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook
para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das
atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as
atividades solicitadas no dia 25/03
[Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Mídias
e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.]
Para dar continuidade ao texto já explicado em sala de aula
( no período presencial) onde discutimos sobre a inquietação dos artistas à
respeito do uso da Tecnologia na Arte, assista aos vídeos a seguir e faça as
atividades.
Atividade 1. (Responda em seu cadernoou no Word [e depois cole em seu caderno] e
envie perguntas e respostas)
1-O que é Contracultura?
2-Dê exemplos de movimentos de Contracultura.
Atividade
2.
Aguce sua criatividade e , com seu celular,
crie um Meme Engraçado com o
Tema: QUARENTENA!
É uma atividade rápida e divertida. Não
sabe como? Veja sugestões de aplicativos (APP) para realizá-la no vídeoa seguir. Após a criação, envie por e-mail.
ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas
para o e-mail : analis71@gmail.comatéa
data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:Nome Número Série – Atividade: MEMES
Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook
para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das
atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as
atividades solicitadas no dia 25/03
Dando continuidade aos
nossos estudos vamos fazer alguns exercícios.
1) Pesquisar na internet uma circunferência trigonométrica
em radianos e fazer no papel quadriculado. Encaminhar para o e-mail: carolbritoff2@gmail.com , Colocar no
assunto nome completo, número e série.
II.A
que campo de pesquisa pertence o estudo da diversidade.
III.Método
de pesquisa como objeto de análise (Quantitativo x Qualitativo).
IV.Apuração
e observação de dados coletados (Pesquisa de campo).
V.Interpretação
de dados.
DIVERSIDADE E DIFERENÇA
As temáticas diversidade e diferença não
são novas. No entanto, ganharam atualidade e visibilidade nas duas últimas
décadas do século XX e início do XXI, com o crescente acirramento das lutas
identitárias, culturais, étnicas e raciais, bem como das políticas afirmativas
no Brasil e no mundo. (LIMA, 2010, n/p). Concepções de gênero, etnia e situação
socioeconômica têm sido discutidas como se fossem naturais na sociedade, sem
que sejam problematizadas numa perspectiva histórica. Em muitos
estudos os conflitos são ignorados, sem que se tente compreendê-los como
fazendo parte do caminho para a solução de possíveis problemas. (Abramowicz,
Levcovitz e Rodrigues, 2009, p. 182,183)
A diversidade e a diferença são
concepções amplamente discutidas na modernidade, mas cujo significado ganha
diferentes versões de acordo com os sentidos que se quer atribuir a elas. São
conceitos que mudam a partir do contexto e dos interesses sociais, políticos e
históricos do momento. A sociedade adota, historicamente, “tipos ideais” de ser
humano com parâmetros físicos, psicológicos e de atitude a serem seguidos e
exercitados.
Fonte: Trechos retirados do artigo (SILVA, Lacouth Motta.
“DIVERSIDADE E DIFERENÇA: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, USP).
ALÉM
DA DIVERSIDADE
De forma geral, a diversidade além de
retratar a “variedade genética” dentro das espécies/populações apresenta-se
como uma das características essenciais da própria natureza, pois possibilita
diretamente o equilíbrio dos ecossistemas. “A categoria denominada seres
humanos, do ponto de vista biológico, apenas representa mais uma das espécies
animais do planeta, cuja semelhança entre humanos é tão imensa, que não poderia
sequer dividi-las em raças” (Cardoso, 2011).
A espécie humana depende da
biodiversidade para a sua sobrevivência. As características físicas, sob o
ponto de vista cultural e social, são consideradas como diferenciais (a exemplo
de cor da pele, cabelo, texturas, formas, etc.) não apresentam praticamente
nenhuma importância genética. Assim, com a mesma importância pela qual se deve
tratar a preservação da biodiversidade para a manutenção do equilíbrio da
natureza, faz-se necessário também a valorização da diversidade humana diante
da saúde e riqueza da sociedade moderna. Compreender, e acima de
tudo respeitar a diversidade humana são fatores iniciais e essenciais para
resguardar os direitos humanos, tanto àqueles que se encontram destinados ao
cumprimento de penas privativas de liberdade, quanto daqueles que devem
desempenhar as devidas atribuições para sua realização.
QUAIS SÃO AS CIÊNCIAS RESPONSÁVEIS POR ESTUDAR, ANALISAR E PROBLEMATIZAR
OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E DIFERENÇA?
1.A História
através da historiografia (Escrita da história), da qual já conhecemos, pois se
faz presente em nossos estudos cotidianos. Busca entender através de fontes
documentais/orais, como surgiu a diversidade, qual período histórico, quem eram
seus atores, em que espaço (região), etc.
2.A Sociologia,
através de pesquisas macroestruturas inerentes à
organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de
instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou
desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos
como relações interpessoais.
3.E a Antropologia
que é um ramo das ciências sociais que estuda o ser
humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as
características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano.
Busca determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os
seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.
PESQUISAS QUALITATIVAS
E QUANTITATIVAS
Surgida inicialmente no selo da Antropologia e da
Sociologia, estes tipos de pesquisas ganharam espaço em áreas como a
Psicologia, a Educação, e a Administração de Empresas.
Pesquisa Qualitativa:-
Enquanto os estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor, um plano
previsível estabelecido a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo
de seu desenvolvimento, além disso não busca enumerar ou medir eventos e
geralmente não emprega instrumento estatístico de dados. Nas pesquisas qualitativas,
é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos segundo a
perspectiva do participante, e assim busca interpretar estes fenômenos.Embora essa abordagem proporcione uma compreensão mais
detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.
Características:
A)Característica descritiva;
B)Não abrange um número grande de entrevistados;
C)Enfoque indutivo;
D)Não gera dados estatísticos;
E)Não busca apenas medir um tema, mas descreve-lo.
Pesquisa Quantitativa: - Dados quantitativos visam coletar fatos concretos:
números. São estruturados e estatísticos, eles formam a base para tirar
conclusões gerais da sua pesquisa. Utiliza
diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para
um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o
raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as
experiências humanas.
Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são
estruturados através de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais
e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas. E estes devem ser
aplicados com rigor para que se obtenha a confiabilidade necessária para os
resultados.
Características:
A)Tem como objetivo medir
(mensurar através de dados numéricos) algo;
B)Não há espaço para
ambiguidades;
C)Análise de respostas
objetivas (dados numéricos, por exemplo);
D)Uso de questionários de
múltipla escolha, entrevistas individuais;
EXEMPLO DE PESQUISA
QUANTITATIVA
As pesquisas de intenção de voto (comuns durante o período eleitoral)
e alguns dos estudos censitários feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística) ou IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são
exemplos de pesquisas quantitativas.
NEVES, Jose Luís. “Pesquisa qualitativa. Características, usos
e possibilidades”. FEA-USP. São Paulo, v1, n°3, 2°SEM./1996.
Analisemos o gráfico:
Fonte:
IBGE (Estatística sociais da população – Tabua
completa de mortalidade. 2018).
ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019 POR MUNICÍPIOS (IPEA)
TAXA DE HOMICÍDIOS NAS CAPITAIS EM 2017
O Atlas da Violência 2019 do
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra as taxas de homicídios
em cada um dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Embora tenha sido divulgado em 2019, a taxa de assassinatos foi calculada com
dados de 2017.
ØPodemos,
portanto, observar que:
vAtravés
da pesquisa efetuada pelo IGBE, podemos analisar quantidade e expectativa de
mortalidade/vida dos jovens brasileiro em idade de 15 a 18 anos em âmbito nacional;
vQuanto
maior a idade, menor a probabilidade de atingir a média de 60 anos;
vObserve
que os óbitos quase dobram entre a faixa de 15 anos em comparativo com a faixa
de 18 anos.;
vQuando
observado o mapa do IPEA percebemos a escalada da violência no Nordeste;
vA
tendencia a diminuição da violência na Região Centro-Oeste;
vComparado
com os dos do IBGE, pode de se verificar que a uma tendência maior de violência
em escala crescente de pessoas de 0-20 anos nas regiões Norte e Sudeste;