quarta-feira, 13 de maio de 2020


Professor: Sandro R. Espinoli                                     8°B  e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa

Data: 14/05/2020

Na aula de hoje, vamos estudar o gênero texto teatral.

  O que é texto? 
 

      Na era da informação tudo é texto. Um slogan político ou publicitário, um anúncio visual sem nenhuma palavra, uma canção, um filme, um gráfico, um discurso oral que nunca foi escrito, enfim, os mais variados arranjos organizados para informar, comunicar, veicular sentido são texto. O texto não é exclusivamente da palavra.

O que é tipologia textual?       

 É a estrutura de como o texto vai se organizar.

O que é gênero textual? 
         
Gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Eles apresentam características sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal de propagação.

Conceituando Peça Teatral:
 

     Uma peça teatral é a forma literária normalmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada – não apenas lida. As peças teatrais tais como conhecemos, surgiram na Grécia Antiga. Nas encenações, os autores devem respeitar um roteiro, feito por um dramaturgo. O diretor tem o papel de fazer o roteiro nos mínimos detalhes.


     Exemplos de discurso direto e indireto
 

Texto 1 – discurso direto
 

   Quando eu estava saindo para jogar bola com meus amigos, minha mãe perguntou:      - AONDE VOCÊ PENSA QUE VAI? JÁ FEZ A LIÇÃO DE CASA?


Texto 2 – discurso indireto

     QUANDO EU ESTAVA SAINDO PARA JOGAR BOLA COM MEUS AMIGOS, MINHA MÃE PERGUNTOU AONDE EU PENSAVA QUE IRIA E SE JÁ TINHA FEITO MEU DEVER DE CASA.


Da leitura literária à produção do seu texto 

    Como vocês já devem ter notado, na linguagem escrita, para produzirmos um diálogo se faz necessário recorrermos a alguns sinais de pontuação, deixando claro para o leitor as reais intenções dos personagens envolvidos na conversa, ou seja, quando exclamamos, interrogamos, interrompemos um pensamento e depois voltamos.
 
Uso dos sinais de pontuação:  


Travessão ( - )  É um sinal maior que o hífen. É empregado nos seguintes casos:
. Indica início da fala de cada personagem.
. Marca a mudança de interlocutor.

Exemplo: (texto narrativo com diálogo - o texto abaixo não é do gênero teatral.  No texto teatral não utilizamos o travessão  para iniciar a fala dos personagens. Na próxima aula, eu faço a distinção entre o gênero teatral e os demais textos narrativo que contém diálogo).

    Uma mãe muito preocupada perguntou ao filho: 
   - Está se alimentando bem? 
     O filho respondeu: 
    - Não, mãe. 
     Então ela disse: 
    - Vou cozinhar algo gostoso e nutritivo para você. 
     - Que bom, mãe!

Dois ponto ( : ) Os dois pontos são indicados para:
. Indicar o início da fala do personagem. (consultar o exemplo do travessão e do discurso direto)

Exclamação ( ! ) Emprega para:
. Expressar emoção, tristeza, alegria, medo, espanto, indignação, admiração...
Exemplos:
Bom, Dia!  - Feliz Natal!  

Aspas ( “ ” )  Indica citação de uma pessoa ou de um livro, matéria de jornal, revista...
René Descartes disse: “ Penso, logo existo.”

Prezados alunos,

Copie a matéria. Na próxima aula, eu vou passar mais informações sobre o gênero teatral.

Na próxima aula, vou postar a continuação do gênero teatral

Bons estudos, galera!

Prof. Cristiano - Projeto de Vida - 8º A




Atividades 8º Ano A – Projeto de Vida

Boa tarde estudantes. Para dar continuidade nas discussões sobre profissões desenvolvidas em sala de aula, proponho o acesso do site do Futuraplay e assistir os videos relacionado à profissão que cada um escolheu.

Atividade 1
Acessar site e assistir as profissões de interesse. São 4 temporadas, é possível mudar de temporada no canto superior direito da pagina.

Atividade 2

Solicitei uma atividade em sala de aula, onde propus que fizessem a leitura do texto sugerido e depois fazer um resumo com as partes mais importantes. Assista o vídeo juntamente com a leitura do texto e elabore um Trabalho com as informações pertinentes a sua escolha.

- Capa
- Resumo 1 a 2 paginas.
- Encaminhar pelo e mail: cristianohistoria@gmail.com
- Indique no assunto do E mail: Nome, série e Projeto de Vida.


Assistir as aulas do APP sobre o Projeto de Vida.

Aula 01: Quem sou eu?  

Aula 02: Ser protagonista no Mundo e no meu Projeto de Vida.

Professora de Português: Fazer a apostila volume 2 parte 1.
Página 20 até 26. Fazer a leitura dos textos e responder as perguntas que estão no quadrado azul. ( pergunta e resposta)
Pode ser no caderno, tirar foto e enviar no e-mail.
 Obs: valer nota.
Entrega até dia 22 da semana que vêm. Sexta- feira.
 Apostila azul: Aprender sempre.
Fazer páginas 2 até 15 ( responder e mandar foto por e-mail)


ATIVIDADES FÍSICAS PARA REALIZAR NA PRÁTICA EM CASA

ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS POR :
VÍDEO CURTO NÃO PRECISA FILMAR A ATIVIDADE INTEIRA
PODE SER UM POUCO DE CADA ATIVIDADE
MEU EMAIL: jamesisee@outlook.com 








AVISO - Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro

Bom dia,

gostaria de informar, que minha atividades precisam ser entregues em arquivo word, ou pelo google sala, todas essas ferramentas podem ser usadas pelo celular. As fotos que estão sendo enviadas, não estão com boa qualidade e algumas letras impossíveis de entender. Então a partir da semana que vem, entrega por uma dessas ferramentas. Se precisarem de ajuda, só mandar um e-mail ou mensagem no celular.

Até mais.

Professora Rebeca.

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 13/05/20 



Equipe Gestora

terça-feira, 12 de maio de 2020

  • 8A,8B e 8C . História- Maria José.


Atividade sobre Revolução Francesa . A aula foi transmitida no dia 06/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. 
Atividade.

1) Descreva como era a sociedade francesa às vésperas da Revolução.

2) Leia a seguir um trecho de uma mensagem divulgada em folheto distribuído durante a Revolução Francesa.

O que é o Terceiro Estado?(...)
Tudo.
O que ele foi até agora na ordem política ?
Nada.
Que quer ele ?
Torna-se alguma coisa.

     Guy Chaussinand- Nogaret . A queda da Bastilha: o começo da Revolução Francesa
Rio de janeiro: Zahar, 1989. P 35 .

a) Por que o texto diz que o Terceiro Estado é Tudo ?

b) Qual é o significado da resposta dada à pergunta " O que ele foi até agora na ordem política"?

c) Para o Terceiro Estado, o que significava " torna-se alguma coisa" ?

3) Leia abaixo o trecho de um livro escrito por Louis-Antoine de Saint - Just, revolucionário francês. Em seguida, responda ás questões.

 A servidão consiste em depender de leis injustas; a liberdade, de leis sensatas   (...).
O espírito da igualdade consiste em que cada indivíduo seja uma porção igual da soberania (...).
Um povo é livre quando não pode ser oprimido nem conquistado, gozo de igualdade quando é soberano, é justo quando é dirigido por leis.

                   Louis- Antoine Léon de Saint - Just. O espírito da revolução e da Constituição na França . São Paulo: Ed. da Unesp , 1989 p. 37-38.

a) Quais são as "leis  injustas" que o autor menciona ?

b) Para Saint - Just, o que é a liberdade ?



Atenção!
Enviar para o  email profmariajose9@gmail.com até 19/05