- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 15 de maio de 2020
1ABCD - Física - Maria Regina
Física - ( Prof. Maria Regina) - 15 / 05 /20 - Atividade para o ensino médio: 1A, 1B, 1C, e 1D.
Nome: Nº: Série: data: / / .
Aula do Centro de Mídia de São Paulo - Física
Atividade de fixação de aprendizagem.
1) O que foi falado nessa aula? Descreva.
2) Quais são as áreas que atuam a física? E de exemplos:
3) Calcule as grandezas e unidades de medidas: sendo uma polegada e igual a 2,54 cm .
Quais são as polegadas dessas tv medindo sua diagonal em cm as seguintes tv :
a) 38,10 cm =
b) 152,40 cm =
c) 12,50 cm =
d) 177,80 cm =
4) O que envolve nas grandezas físicas: vetoriais e escalares?
5) Efetue a conversão de:
a) 103 km/s para m/s. f) 20 m/s para km/h
b) 125,5 km/ h para m/s. g) 78,25 m/s para km/h
c) 72 km/h para m/s. h) 104 m/s para km/h
d) 115,5 km/h para m/s. i) 25,5 m/s para km/h
e) 70,25 km/ h para m/s j) 125,55 m/s para km/h
6 ) Um cão estava a perseguir um gato a uma velocidade de 5 m/s . Qual a velocidade do gato em km/h?
Bom estudo!
Atividade 15/05 - ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS- 3
ATIVIDADE
(Enviar fotos do caderno com as respostas ou arquivo word das atividades respondidas por e-mail ou pelo grupo do WhatsApp)
Após ler o texto postado no blog e assistir à adaptação cinematográfica do texto de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”, responda às seguintes questões:
01. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
02. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A revolta contra o cristianismo.
b) A obra escrita em prosa.
c) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados.
d) A preocupação com o homem e com a religião.
3. (UEL) As questões de 03 a 05 referem-se ao texto abaixo.
João Grilo: Ah isso é comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver? (Recitando.)
Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher.
Encourado: Vá vendo a falta de respeito, viu?
João Grilo: Falta de respeito nada, rapaz! Isso é o versinho de Canário Pardo que minha mãe cantava para eu dormir. Isso tem nada de falta de respeito!
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me.
Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.
Cena igual à da aparição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora, A compadecida, entra.
Encourado, com raiva surda: Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete!
João Grilo: Falta de respeito foi isso agora, viu? A senhora se zangou com o verso que eu recitei?
A Compadecida: Não, João, porque eu iria me zangar? Aquele é o versinho que Canário Pardo escreveu para mim e que eu agradeço. Não deixa de ser uma oração, uma invocação. Tem umas graças, mas isso até a torna alegre e foi coisa de que eu sempre gostei. Quem gosta de tristeza é o diabo.
João Grilo: É porque esse camarada aí, tudo o que se diz ele enrasca a gente, dizendo que é falta de respeito.
A Compadecida: É máscara dele, João. Como todo fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.
Encourado: Protesto.
Manuel: Eu já sei que você protesta, mas não tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que eu não vou.
(...)
Fonte: Auto da Compadecida. 15 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979.
A obra “Auto da Compadecida” foi escrita para o teatro:
a) Por João Cabral de Mello Neto e aborda temas recorrentes do Nordeste brasileiro.
b) E seu autor, Ariano Suassuna, aborda o tema da seca que sempre marcou o Nordeste.
c) Pelos autores do ciclo armorial, abordando temas religiosos e costumes populares.
d) Por Ariano Suassuna, tendo como base romances e histórias populares do Nordeste brasileiro.
e) Por João Cabral de Mello Neto e aborda temas religiosos divulgados pela literatura de cordel.
4. Ao humanizar personagens como Manuel e a Compadecida, o autor pretende:
a) Denunciar o lado negativo do clero, na religião católica.
b) Exaltar o sentimento da justiça divina ao contemplar os simples de coração.
c) Mostrar um sentimento religioso simples e humanizado, mais próximo do povo.
d) Retratar o sentimento religioso do povo nordestino, numa visão iconoclasta.
e) Fazer caricatura com as figuras de Cristo e de Nossa Senhora.
5. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a obra, as personagens João Grilo e Chicó identificam-se com:
a) Os bobos da corte da Idade Média.
b) Os palhaços dos circos populares.
c) As figuras de arlequim e pierrô da tradição romântica universal.
d) Tipos humanos autenticamente brasileiros.
e) Figuras lendárias da literatura popular nordestina, semelhantes a Lampião e Padre Cícero.
ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 3
ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS
E-mail: rebeca.ramos@unifesp.br
Caras e caros alunos,
O que é um Auto?
O Teatro teve início, em diversas civilizações, como forma de representação religiosa e de culto a divindade, como é o caso da Grécia antiga em cerimônias dionísticas. Na Europa Medieval, a Igreja Católica detinha o monopólio do ensino, das leis, de grande parte das terras e do calendário religioso. Como não poderia deixar de ser, as artes em geral tiveram grande influência da Igreja durante este período, incluindo o teatro, que aparece de maneira hegemônica como forma de representação e afirmação dos dogmas religiosos.
O Auto surge na França, a partir do século XII, como uma modalidade dramática teatral na qual representações alegóricas dos dogmas e da moral católica são encenadas, muitas vezes pelos próprios sacerdotes, de maneira a tornar acessível à população, em sua maioria iletrada, o pensamento cristão da época. A partir do Final da Guerra dos Cem anos (1337-1453), tornou-se cada vez mais comum nas igrejas quadros encenando passagens bíblicas, intervenções dos santos, principalmente de Maria, ou mesmo exaltando as Cruzadas. A encenação da Paixão redentora de Cristo e representações com a temática da páscoa tornaram-se, desde então, tradições até hoje celebradas pela Igreja. A partir do século XIV, são incrementados aos autos a busca pelo realismo e a maior quantidade de textos e episódios.
O drama litúrgico (denominação surgida no século XIX para denominar este teatro de cunho religioso cristão do qual tratamos) chega à Portugal, onde é encenado também com episódios bíblicos, milagres e moralidades com fins didáticos sobre pecados e virtudes conforme a visão católica. Mais tarde, o desenvolvimento da língua vulgar abre espaço para o desenvolvimento do teatro em cada país, com a ampliação do espaço cênico e aumentando a liberdade sobre os temas a serem interpretados.
Há de se atentar para o fato de que estudiosos apontam que, antes mesmo do século XIII, de maneira independente, as encenações profanas populares estavam ligadas aos dramas litúrgico em forma de subversão. As chamadas “farsas”, gênero cômico de maior relevância na Idade Média, exagerava os acontecimentos dos autos litúrgicos, dando enfoque ao povo e provocando na platéia risos fáceis e sem a intenção de transmitir dogmatismo moral ou religioso. Ao mesmo tempo, nos centros urbanos, é notável o surgimento de peças profanas de variados gêneros, com autores como Jean Bodel e Adam de La Halle.
Gil Vicente - O pai do teatro português
Na transição da Idade Média para o Renascimento e a Idade Moderna, Gil Vicente (1465-1536) é considerado o pai do teatro português, antecedendo Luís de Camões (1554-1580). O autor produziu diversas peças as quais são consideradas sagradas ou profanas, dependendo do contexto, por diversas vezes questionando hierarquias e desigualdades sociais em seus autos.
No seio de uma sociedade altamente rígida e hierárquica, o Teatro Vicentino disputa a opinião pública portuguesa de seu tempo, com peças que criticam os vícios, a avareza e a cobiça em seus conselhos. Escreveu em favor da moral católica, em obras sacras, sem deixar de abordar criticamente as mazelas da sociedade em que viveu, de forma sátira, se tornando um dos maiores autores da história da língua portuguesa.
Das dezenas de autos famosos e importantes para compreender a literatura de língua portuguesa dos quais a vasta obra do autor dispõe, indico aqui (de maneira optativa) a leitura, ou mesmo o prestígio fora dos tempos de pandemia, da peça “O Auto da Barca do Inferno”.
Grafite “Auto da Barca do Inferno” no muro do Anfiteatro da Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em Guarulhos.
- AUDIOLIVRO, do canal Audiocult Podcasts https://www.youtube.com/watch?v=tQ_WfKh4taY&t=187s
Autos de José de Anchieta no Brasil
Durante o período colonial, conforme os valores católicos estabelecidos por toda a Europa Ocidental e a crença dos colonizadores de que seriam superiores moral e espiritualmente aos nativos da América (os quais por muito tempo foram chamados de maneira pejorativa de “povos primitivos”), foram enviados pela Igreja ao Brasil os missionários da Companhia de Jesus. Os jesuítas vieram ao novo continente com o objetivos de catequizar e, como eles compreendiam, “salvar a alma” dos povos originários brasileiros, convertendo-os ao cristianismo e rejeitando a cultura já compreendida pelos que aqui nasceram.
O famoso jesuíta espanhol, José de Anchieta (1534-1597), é personagem de destaque na História do Brasil por ter sido o primeiro a criar obras literárias em terras tupiniquins. O missionário, durante sua estadia no Brasil, entrou em contato profundo com culturas indígenas, escrevendo até mesmo uma Gramática de Tupi.
Inspirado por Gil Vicente, o qual havia estudado em Coimbra, Anchieta foi autor de autos famosos como o “Auto da Pregação universal”, no qual criticava certos costumes indígenas, considerados pagãos pela Igreja Católica. O contato mais próximo aos povos originários brasileiros permitiu a José de Anchieta conhecer melhor os costumes e as características culturais de cada aldeia em que esteve, somando aos seus atos elementos culturais indígenas para que melhor compreendessem a moralidade católica.
No século XVI, o teatro jesuítico ensinava os dogmas católicos, assim como a cultura e os costumes portugueses, tanto aos indígenas quanto aos estudantes dos colégios no Brasil. Anchieta montou atos em espanhol, para os falantes dessa língua em vilas e cidades, em português e tupi, nas aldeias indígenas, e em latim, nos colégios.
Regionalismo e o Auto da Compadecida
Ariano Suassuna (1927-2014) foi um importante escritor brasileiro. Criador do Movimento Armorial, o qual une diversas formas de artes, como a pintura, a dança, a música, o teatro e a xilogravura, criando arte erudita através do imaginário cultural popular brasileiro, principalmente da região nordeste.
Na peça de teatro “O Auto da Compadecida”, Ariano Suassuna recria Autos, farsas e comédias do tipo medieval, condensando elementos deste teatro ao imaginário cultural nordestino e do Brasil como um todo. Através da obra, o autor aborda de maneira crítica temas como o pecado, o perdão, a miséria, a riqueza e a desigualdade social em um contexto de fome. Em formas circenses, a obra é prova de que é possível fazer humor e críticas sociais relevantes no mesmo texto.
O sucesso de “O Auto da Compadecida” nos cinemas e na televisão demonstra a acessibilidade de um texto inteligente, cômico e revolucionário em sua variedade de gênero, assim como a empatia do público em relação aos temas abordados pela obra e o agrado que tem para com a estética nordestina dos cordéis.
(Fotos de divulgação da adaptação cinematográfica de “O Auto da Compadecida”)
Indicação musical: Quinteto Armorial - Do romance ao galope nordestino https://www.youtube.com/watch?v=wDC2TJRpF_0
quinta-feira, 14 de maio de 2020
2ºA (Português - Clayton)
(Atividade baseada na aula do dia 4 de maio de 2020 deste blog)
Interpretação
da obra comentada de: "Os Sertões"
1)
Em
qual ano Euclides da Cunha descobriu um sertão muito diferente do que ele e
outros colegas costumavam relatar?
2)
Quantos
meses o autor passou observando de perto o conflito de Canudos?
3)
Qual livro, nos dias de hoje, foi considerado o primeiro livro-reportagem
brasileiro?
4)
Euclides
já havia defendido ferrenhamente em artigos que o movimento de Canudos era
monarquista e tinha como único objetivo derrubar a república, o quê fez ele
rever essa posição?
5)
O
quê traz Em sua terceira e última parte, Os Sertões?
6)
Nas
duas primeiras partes do livro, Euclides situa o leitor sobre dois elementos
decisivos para o entender a Luta, quais são eles?
7)
Qual
parte do livro, fala sobre o sertanejo que padece sob essas condições e o
trecho é visto como um estudo antropológico e sociológico?
8)
Qual
era a formação intelectual de Euclides?
9)
Na obra: “Guerra de Canudos”, quem era tido como profeta por seus
seguidores?
10) Qual o episódio
aparentemente banal desencadeia a Guerra de Canudos?
Tirem foto das respostas e enviem para o
meu e-mail:
6º A,B,C - Português - Profº Clayton
Recapitulando: Discurso Direto e Discurso Indireto
O discurso direto
pertence às personagens. É a reprodução exata das suas palavras.
Ex: “O anjo disse
a Deus: - Senhor, encontrei a estrela que chora. Ela chora porque quer ser
maior!”
O discurso indireto pertence ao narrador. Transmite o que a personagem
disse sem reproduzir exatamente as suas palavras. É a reprodução exata das suas
palavras.
Ex: O anjo disse a
Deus que tinha encontrado a estrela que chorava e que ela chorava porque queria
ser maior.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1. Indique o tipo de discurso ( direto ou
indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem
quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.
_______________________________________________________________
b) Ele prometeu experimentar, mas só se eu
ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois
que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.
_______________________________________________________________
c) - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser
instalado na próxima semana.
_______________________________________________________________
d) Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem”
(mateus, cap. 4).
_______________________________________________________________
3ºD - Inglês - professora Ângela - Simple Past
assista aos vídeos abaixo, copie a matéria em seu caderno, responda aos exercícios e envie para meu email professoraortega@yahoo.com data entrega: 20/05/20
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE NO EMAIL
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE NO EMAIL
ATIVIDADE PARA RESPONDER E ENVIAR PARA MEU EMAIL
Past simple
Follow the example
Regular verbs
Aff: Last night my sister washED the dishes
Neg: Last night my sister DIDN'T WASH the dishes
Int: What did your sister do last night?
Follow the example!
Follow the example
Aff: Last year my brother ________ (live) in another state.
Neg:_______________________________________________________________________
Inter: ______________________________________________________________________
Aff: My mom ______________ ( watch) tv last night.
Neg:______________________________________________________________________
Inter:______________________________________________________________________
Follow the example
1. What did you do last night?
Ex: Last night I cleaned my house
And you?
What did you do last night?
__________________________________________________
Did you dance last night?
Yes, I did.
No, I did not.
Now it is your turn!
Did you wash the dishes last night?
Yes, _____________.
No, ______________.
Did you work yesterday?
_______________________
VERBOS IRREGULARES
Siga o exemplo!
Aff: I WENT to Brazil last month.
Neg: I DIDN'T GO to Brazil last month
Int: Did you go to Brazil last month?
Agora sua vez de praticar!
Aff: They _________ (have) a cup of coffee 5 minutes ago
Neg: They __________ ___________a cup of coffee 5 minutes ago
Int: __________ they ____________ a cup of coffee 5 minutes ago?
What time did you wake up yesterday?
_______________________________________
1ºF, 2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Professora Ângela - Present Continuous x Simple Present
Assista aos vídeos abaixo, copie a matéria no caderno, responda aos exercícios e envie para meu email professoraortega@yahoo.com data entrega: 20/05/2020 NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME, NUMERO E SERIE NO EMAIL
RESOLVER E ENVIAR OS EXERCÍCIOS ABAIXO PARA MEU EMAIL
Exercício: Presente Simples ou Presente Contínuo
1. Complete as sentenças com a forma correta dos verbos no Presente Simples ou Presente Contínuo.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...