sexta-feira, 15 de maio de 2020

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 3

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS
E-mail: rebeca.ramos@unifesp.br

Caras e caros alunos,

O que é um Auto?

O Teatro teve início, em diversas civilizações, como forma de representação religiosa e de culto a divindade, como é o caso da Grécia antiga em cerimônias dionísticas. Na Europa Medieval, a Igreja Católica detinha o monopólio do ensino, das leis, de grande parte das terras e do calendário religioso. Como não poderia deixar de ser, as artes em geral tiveram grande influência da Igreja durante este período, incluindo o teatro, que aparece de maneira hegemônica como forma de representação e afirmação dos dogmas religiosos.
O Auto surge na França, a partir do século XII, como uma modalidade dramática teatral na qual representações alegóricas dos dogmas e da moral católica são encenadas,  muitas vezes pelos próprios sacerdotes, de maneira a tornar acessível à população, em sua maioria iletrada, o pensamento cristão da época. A partir do Final da Guerra dos Cem anos (1337-1453), tornou-se cada vez mais comum nas igrejas quadros encenando passagens bíblicas, intervenções dos santos, principalmente de Maria, ou mesmo exaltando as Cruzadas. A encenação da Paixão redentora de Cristo e representações com a temática da páscoa tornaram-se, desde então, tradições até hoje celebradas pela Igreja. A partir do século XIV, são incrementados aos autos a busca pelo realismo e a maior quantidade de textos e episódios.
O drama litúrgico (denominação surgida no século XIX para denominar este teatro de cunho religioso cristão do qual tratamos) chega à Portugal, onde é encenado também com episódios bíblicos, milagres e moralidades com fins didáticos sobre pecados e virtudes conforme a visão católica. Mais tarde, o desenvolvimento da língua vulgar abre espaço para o desenvolvimento do teatro em cada país, com a ampliação do espaço cênico e aumentando a liberdade sobre os temas a serem interpretados.
Há de se atentar para o fato de que estudiosos apontam que, antes mesmo do século XIII, de maneira independente, as encenações profanas populares estavam ligadas aos dramas litúrgico em forma de subversão. As chamadas “farsas”, gênero cômico de maior relevância na Idade Média, exagerava os acontecimentos dos autos litúrgicos, dando enfoque ao povo e provocando na platéia risos fáceis e sem a intenção de transmitir dogmatismo moral ou religioso. Ao mesmo tempo, nos centros urbanos, é notável o surgimento de peças profanas de variados gêneros, com autores como Jean Bodel e Adam de La Halle.

Gil Vicente - O pai do teatro português

Na transição da Idade Média para o Renascimento e a Idade Moderna, Gil Vicente (1465-1536) é considerado o pai do teatro português, antecedendo Luís de Camões (1554-1580). O autor produziu diversas peças as quais são consideradas sagradas ou profanas, dependendo do contexto, por diversas vezes questionando hierarquias e desigualdades sociais em seus autos. 
No seio de uma sociedade altamente rígida e hierárquica, o Teatro Vicentino disputa a opinião pública portuguesa de seu tempo, com peças que criticam os vícios, a avareza e a cobiça em seus conselhos. Escreveu em favor da moral católica, em obras sacras, sem deixar de abordar criticamente as mazelas da sociedade em que viveu, de forma sátira, se tornando um dos maiores autores da história da língua portuguesa.
Das dezenas de autos famosos e importantes para compreender a literatura de língua portuguesa dos quais a vasta obra do autor dispõe, indico aqui (de maneira optativa) a leitura, ou mesmo o prestígio fora dos tempos de pandemia, da peça “O Auto da Barca do Inferno”.

Grafite “Auto da Barca do Inferno” no muro do Anfiteatro da Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, em Guarulhos.



Autos de José de Anchieta no Brasil

Durante o período colonial, conforme os valores católicos estabelecidos por toda a Europa Ocidental e a crença dos colonizadores de que seriam superiores moral e espiritualmente aos nativos da América (os quais por muito tempo foram chamados de maneira pejorativa de “povos primitivos”), foram enviados pela Igreja ao Brasil os missionários da Companhia de Jesus. Os jesuítas vieram ao novo continente com o objetivos de catequizar e, como eles compreendiam, “salvar a alma” dos povos originários brasileiros, convertendo-os ao cristianismo e rejeitando a cultura já compreendida pelos que aqui nasceram.
O famoso jesuíta espanhol, José de Anchieta (1534-1597), é personagem de destaque na História do Brasil por ter sido o primeiro a criar obras literárias em terras tupiniquins. O missionário, durante sua estadia no Brasil, entrou em contato profundo com culturas indígenas, escrevendo até mesmo uma Gramática de Tupi. 
Inspirado por Gil Vicente, o qual havia estudado em Coimbra, Anchieta foi autor de autos famosos como o “Auto da Pregação universal”, no qual criticava certos costumes indígenas, considerados pagãos pela Igreja Católica. O contato mais próximo aos povos originários brasileiros permitiu a José de Anchieta conhecer melhor os costumes e as características culturais de cada aldeia em que esteve, somando aos seus atos elementos culturais indígenas para que melhor compreendessem a moralidade católica. 
No século XVI, o teatro jesuítico ensinava os dogmas católicos, assim como a cultura e os costumes portugueses, tanto aos indígenas quanto aos estudantes dos colégios no Brasil. Anchieta montou atos em espanhol, para os falantes dessa língua em vilas e cidades, em português e tupi, nas aldeias indígenas, e em latim, nos colégios.

Regionalismo e o Auto da Compadecida

Ariano Suassuna (1927-2014) foi um importante escritor brasileiro. Criador do Movimento Armorial, o qual une diversas formas de artes, como a pintura, a dança, a música, o teatro e a xilogravura,  criando arte erudita através do imaginário cultural popular brasileiro, principalmente da região nordeste.
Na peça de teatro “O Auto da Compadecida”, Ariano Suassuna recria Autos, farsas e comédias do tipo medieval, condensando elementos deste teatro ao imaginário cultural nordestino e do Brasil como um todo. Através da obra, o autor aborda de maneira crítica temas como o pecado, o perdão, a miséria, a riqueza e a desigualdade social em um contexto de fome. Em formas circenses, a obra é prova de que é possível fazer humor e críticas sociais relevantes no mesmo texto. 
O sucesso de “O Auto da Compadecida” nos cinemas e na televisão demonstra a acessibilidade de um texto inteligente, cômico e revolucionário em sua variedade de gênero, assim como a empatia do público em relação aos temas abordados pela obra e o agrado que tem para com a estética nordestina dos cordéis. 

(Fotos de divulgação da adaptação cinematográfica de “O Auto da Compadecida”)

Indicação musical: Quinteto Armorial - Do romance ao galope nordestino https://www.youtube.com/watch?v=wDC2TJRpF_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário