terça-feira, 26 de maio de 2020

Prof. Cristiano - História - Atividade 9º Anos A e B - "Atividade de Recuperação"


Boa tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte das notas do 1º Bimestre.


Habilidades:
1 - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

2 - Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional.

3 - Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

4 - Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).


Assistam aos vídeos que foram transmitidos no CMSP e respondam as questões. No total são dois (02) vídeos sobre o A Primeira República (1889-1930) e Tensões na Primeira República.
Encaminhem por email até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.



Atividade  de Recuperação


1 - Explique o conceito de República. 1,0
2 - Onde surgiu o conceito de República? 1,0
3 - Explique o conceito de federalismo e de qual país o Brasil se inspirou para implementa-lo. 1,0
4 - Como ficou conhecido o período da História do Brasil de 1889-1930? 1,0
5 - Quais cidadãos tiveram o direito de voto após a Constituição de 1891? 1,0
6 - Explique o conceito de Oligarquia e onde surgiu. 1,0
7 - Como ficou conhecida a política entre o Governo Federal e as Oligarquias Estaduais? 1,0
8 - Explique o que foi a política do Café com Leite. 1,0



9 - (PUC–RJ) Durante a Primeira República (1889–1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. 1,0

Assinale a alternativa que identifica corretamente revoltas dessa natureza.
a. (  ) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b. (  ) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.
c. (  ) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d. (  ) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
e. (  ) Guerra do Contestado e Revolta da Armada

10 – (Fuvest) 1,0


(Stormi, Careta, 19/02/1927. Apud: Renato Lemos (org) Uma história adaptada através de caricaturas. (1840-2006. Rio de Janeiro. Bom Texto, 2006, p. 35. Adaptado.

A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada Primeira República. Tal prática revelava a:

a. (  ) ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do País, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.
b. (  ) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
 c. (  ) restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d. (  ) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e. (  ) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.

8 A e 8 B MATEMÁTICA prof. Antonio Carlos .

REVISÃO 1 BIMESTRE  .   ENTREGA ATÉ   28.05.2020

ASSISTIR A AULA DE MATEMÁTICA DO  "C M S P " NA QUARTA FEIRA  (27.05) AS 10:30 HS. E FAZER A SEGUINTE ATIVIDADE :

EXERCÍCIOS QUE APRENDI A RESOLVER
.RELACIONAR 3 (TRÊS) EXERCÍCIOS DADOS NA AULA DO CMSP DE 27.05 QUE VOCÊ APRENDEU A FAZER.
(caso não consiga copiar todo o exercício, basta copiar o início do exercício).

EXERCÍCIOS QUE TENHO DIFICULDADE
.SUPONDO QUE HÁ ALGUM EXERCÍCIO QUE TENHA DIFICULDADE EM RESOLVER,  ENVIAR PARA MIM E TENTAR EXPLICAR QUAL SUA DIFICULDADE.
(caso não consiga copiar todo o exercício, basta copiar o início do exercício).


8 A e 8 B MATEMÁTICA prof. Antonio Carlos

REVISÃO 1 BIMESTRE . ENTREGAR ATÉ  29.05.2020

. ASSISTIR A AULA DO  "C M S P" DE  27.05.2020 AS 10:30 HS.

EXERCÍCIO QUE APRENDI A FAZER.
.COPIAR E ME MANDAR  3 EXERCÍCIOS DADOS NESSA AULA DE 27.05,  QUE VOCÊ ENTENDEU COMO RESOLVER    .   
 (SE NÃO CONSEGUIR COPIAR TODO O EXERCÍCIO, BASTA COPIAR O INÍCIO DO EXERCÍCIO.)

EXERCÍCIO QUE NÃO ENTENDI.
.CASO NÃO TENHA ENTENDIDO COMO RESOLVER ALGUM EXERCÍCIO DA AULA DE 27.05 , ENVIAR INDICANDO QUAL SUA DIFICULDADE.
(SE NÃO CONSEGUIR COPIAR TODO O EXERCÍCIO, BASTA COPIAR O INÍCIO DO EXERCÍCIO) .

Prof. Cristiano - História - 3º D - Atividade de Recuperação


Boas tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade de Recuperação.

Habilidades:
1 - Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).
2 - Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas análises de fatos e processos histórico-sociais.
3 - Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações políticas, econômicas e sociais.
Assistam aos vídeos que foram transmitidos no CMSP e respondam as questões. No total são três vídeos sobre o Imperialismo, Neocolonialismo e teorias raciais do final do século XIX e inicio do século XX.
Encaminhem por email até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com


Atividade de Recuperação


-------------------------------Vídeo: “Imperialismo: A partilha da África” --------------------------------


1 - Explique o que é imperialismo e o Neocolonialismo. Cite três países da África que sofreram com o imperialismo e relacionando os países que promoveram essa exploração neocolonialista. Exemplo: Nigéria -- Império Britânico. 1,0
2 - Explique o que foi a Conferência de Berlin. 1,0
3 - Qual a principal motivação dos países europeus para ocupar o continente africano? 1,0

-----------------------Vídeo: “Imperialismo na África e Ásia e seus desdobramentos”------------------


4 - O imperialismo e neocolonialismo, que surgiu no final do século XIX e começo do século XX, estava embasado em duas teorias que justificaram essa ocupação. Quais são essas teorias? 1,0
5 - Explique o que foi o Darwinismo Social. 2,0
6 - Explique o que foi o Evolucionismo Social. 2,0
7 - Quais foram as consequências futuras causadas por essa exploração do continente africano? 1,0

-----------------------Vídeo: “Imperialismo, Neocolonialismo, Gobineau e o Racismo”----------------



8 - O francês Conde de Gobineau esteve no Brasil na corte de D.Pedro II, e se surpreendeu com a miscigenação brasileira de forma negativa. Expliquem quais foram às conclusões de Gobineau a observar a sociedade brasileira? 1,0

Boa Sorte!!!!




Recuperação 6A, 6B e 6C.História - Prof Maria José.

Atividades

1- O que são fontes Históricas? Qual é o papel dessas fontes no trabalho de pesquisa do historiador ?

2- Por que a ampliação da noção de fontes contribuiu para que o conhecimento histórico também se tornasse mais abrangente ?

3- O que é tempo histórico e como ele é organizando?

4- Se você fosse fazer uma pesquisa e escrever sobre a história de vida de alguém que mora em sua casa, quais fontes Históricas utilizaria ? Por quê?

Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 29/05
Recuperação de Língua Portuguesa

Prof. Sandro R. Espinoli

Alunos e alunas,

Nesta aula, vamos estudar os elementos da comunicação e algumas funções da linguagem, afim de compreender situações e fenômenos capazes de tornar a interação entre os seres humanos um evento fascinante.

 Agora, comece a copiar no caderno.

Os elementos da comunicação (1° parte)

     A comunicação humana é realizada com base em conjunto de elementos que, combinados, permitem estabelecer interação entre duas ou mais pessoas. O esquema abaixo reproduz a forma como o processo comunicacional se efetiva.

Veja a seguir a explicação sobre cada elementoque compõe a comunicação:



Elementos da Comunicação & Funções da Linguagem | ELTIGRIS

Emissor: também conhecido como remetente ou destinador, tem como função compartilhar uma mensagem que se pode compreender com seu interlocutor.

Receptor: também chamado de destinatário ou interlocutor, é aquele a quem se destina a comunicação. Não se limita a um indivíduo, pode ser um grupo de pessoas.

Mensagem: conjunto das informações trocadas entre emissor e o receptor.

Código: combinação de símbolos, signos e idioma utilizados na mensagem. A comunicação só é possível quando o receptor compartilha do mesmo código transmitido pelo emissor, permitindo a compreensão da comunicação.

Canal: meio pelo qual a mensagem é veiculada. Exemplos: jornal, rádio, telefone, televisão, entre outros.

Contexto: também chamado de referente. É a situação específica em que ocorre o processo comunicacional.

    Na próxima aula, eu vou passar a segunda parte do conteúdo - Funções da Linguagem.

Enviar a foto do caderno para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br

PRÓXIMA POSTAGEM - QUINTA-FEIRA   (28/05/2020)