Boa tarde estudantes,
do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte
das notas do 1º Bimestre.
Habilidades:
1 - Descrever e contextualizar os
principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da
República no Brasil.
2 -
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades
da história local e regional.
3 -
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira
e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
4 - Identificar e discutir o papel do trabalhismo
como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas
(nacional, regional, cidade, comunidade).
Assistam aos vídeos que foram
transmitidos no CMSP e respondam as questões. No total são dois (02) vídeos
sobre o A Primeira República (1889-1930) e Tensões na Primeira República.
Encaminhem por email
até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido
no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.
Atividade de Recuperação
1 - Explique o conceito de República. 1,0
2 - Onde surgiu o conceito de República?
1,0
3 - Explique o conceito de
federalismo e de qual país o Brasil se inspirou para implementa-lo. 1,0
4 - Como ficou conhecido o
período da História do Brasil de 1889-1930? 1,0
5 - Quais cidadãos tiveram o
direito de voto após a Constituição de 1891? 1,0
6 - Explique o conceito de
Oligarquia e onde surgiu. 1,0
7 - Como ficou conhecida a
política entre o Governo Federal e as Oligarquias Estaduais? 1,0
8 - Explique o que foi a política
do Café com Leite. 1,0
9 - (PUC–RJ) Durante a Primeira
República (1889–1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito
das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares
quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de
expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. 1,0
Assinale a alternativa que
identifica corretamente revoltas dessa natureza.
a. ( ) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
b. ( ) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.
c. ( ) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
d. ( ) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
e. ( ) Guerra do Contestado e Revolta da Armada
10 – (Fuvest) 1,0
(Stormi, Careta, 19/02/1927. Apud: Renato Lemos (org) Uma
história adaptada através de caricaturas. (1840-2006. Rio de Janeiro. Bom
Texto, 2006, p. 35. Adaptado.
A charge satiriza uma prática
eleitoral presente no Brasil da chamada Primeira República. Tal prática revelava
a:
a. ( ) ignorância, por parte dos eleitores, dos
rumos políticos do País, tornando esses eleitores adeptos de ideologias
políticas nazifascistas.
b. ( ) ausência de autonomia dos eleitores e sua
fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha
e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.
c. ( )
restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de
participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.
d. ( ) facilidade de acesso à informação e
propaganda política, permitindo aos eleitores a rápida identificação dos
candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.
e. ( ) ampliação do direito de voto trazida pela
República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por
políticos inescrupulosos.