segunda-feira, 8 de junho de 2020

2ºA (Clayton - Português) Correção / devolutiva da atividade do dia: quinta-feira, 7 de maio de 2020



 “Xenofobia e Racismo”

exercício de interpretação de textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando, competências que serão cobradas no ENEM. Você deve, não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não dificuldade e se está no caminho certo.




XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)


              As recentes revelações das restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
              Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
              Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
 (O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do primeiro período do texto permite dizer que:

a) o adjetivo  “recentes”  traz como inferência que as  revelações  referidas no texto ocorreram nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) (    ) a escolha do substantivo  revelações  se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) (  x  ) o substantivo  restrições  indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) (    ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.

2) Se as restrições de imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia, nesse momento, uma discriminação de origem:

a) (    ) racial e religiosa.
b) (    ) exclusivamente racial.
c) (    ) econômica e racial.
d) (    ) racial e geográfica.
e) (  x  ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.

3) Em relação ao primeiro período do texto, o segundo:

a) (    ) explicita quais as revelações referidas.
b) (    ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) (  x  ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) (    ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) (    ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.

4) Ao classificar os atos restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:

a) (    ) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia.
b) (  x  ) a sua opinião e a de alguns brasileiros.
c) (    ) a sua opinião e a dos leitores.
d) (    ) somente a sua opinião.
e) (    ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral.

5) Ao escrever que os atos injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor do texto mostra que:

a) (    ) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação oficial.
b) (    ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) (  x  ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) (    ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) (    ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.

6) O segundo parágrafo do texto é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:

a) (    ) uma oposição de local e tempo.
b) (    ) uma oposição de tempo.
c) (    ) uma consequência do primeiro parágrafo.
d) (  x  ) uma comparação de duas épocas.
e) (    ) uma indicação das causas dos fatos relatados.

7) Ao escrever que a imigração de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer indicar que:

a) (    ) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) (    ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) (    ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) (  x  ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.

8) De todas as ideias expressas abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:

a) (    ) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) (    ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) (    ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) (  x  ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) (    ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.

9) Assinale a resposta em que o porquê está escrito “errado” na frase.

a) (    ) Por que não foi ao curso?
b) (    ) Qual o porquê da sua demora?
c) (    ) Não foi embora ainda por quê?
d) (    ) Não fui ao curso estava com dores de dente.
e) ( x ) Não entendo o porque da sua insistência.


10) O único plural “incorreto” é:

a) (  x  ) cidadões.
b) (    ) açúcares.
c) (    ) quaisquer.
d) (    ) artesãos.
e) (    ) florezinhas.
Olá alunos de Matemática e Física da Prof. Maria Regina! Para podermos ter um melhor aproveitamento das aulas,  peço que os alunos que possuem e-mail cadastrado no Gmail, me envie seu endereço de e-mail para prof.maria.regina.eemm@gmail.com
E quem não tiver um endereço no Gmail, é só cadastrar, é bem fácil e rápido.
Assim que receber o endereço de cada aluno, enviarei um convite para o aluno em seu e-mail para ele participar das aulas através de mais uma plataforma além do Blogger, que é, Google Sala de Aula.

domingo, 7 de junho de 2020




PREZADOS ALUNOS, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS!




EQUIPE GESTORA
2020

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 08/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020

ELETIVA BIBLIOTECONOMIA

AULA 29.05 ( TRANSMITIDA NO GRUPO)

O Sistema Municipal de Bibliotecas - SMB, da Prefeitura de São Paulo, é composto por 106 bibliotecas (dados de outubro/2019)


Malba Tahan Jardim Susana/Veleiros
Marcos Rey Campo Limpo
Afonso Schmidt Freguesia do Ó
Alceu Amoroso Lima Pinheiros
Álvares de Azevedo Vila Maria
Milton Santos Aricanduva
Álvaro Guerra Pinheiros
Narbal Fontes Santana
Amadeu Amaral Jardim da Saúde
Nuto Sant´Anna Santana
Anne Frank Itaim Bibi
Aureliano Leite Parque São Lucas
Paulo Duarte Jabaquara
Belmonte Santo Amaro
Brito Broca Pirituba
Paulo Setúbal Vila Formosa
Pedro Nava Mandaqui
Cassiano Ricardo Tatuapé
Prefeito Prestes Maia Santo Amaro
Castro Alves Jardim Patente
Chácara do Castelo Jardim da Glória
Raimundo de Menezes São Miguel
Clarice Lispector Siciliano
Raul Bopp Aclimação
Cora Coralina Guaianases
Ricardo Ramos Vila Prudente
Érico Veríssimo Parada de Taipas
Roberto Santos Ipiranga
Gilberto Freyre Sapopemba
Helena Silveira Campo Limpo
Sylvia Orthof Tucuruvi
Thales Castanho de Andrade Freguesia do Ó
Vicente Paulo Guimarães Vila Curuçá
Lenyra Fraccaroli Vila Nova Manchester
Viriato Corrêa Vila Mariana



Espaços de Leitura Bibliotecas que atualmente pertencem às subprefeituras
Cecília Meireles - Vila Romana
Zalina Rolim - Vila Mariana
PARA NAVEGAR PELOS ENDEREÇOS ENTRE NO LINK;
 http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/cultura-e-lazer/bibliotecas-publicas.php

N


                                                                                                                         


sábado, 6 de junho de 2020




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 06/06/2020




EQUIPE GESTORA
2020