“Xenofobia e Racismo”
O exercício de interpretação de textos abaixo
exige de você, aluno e vestibulando, competências que serão cobradas no ENEM. Você deve, não só ser um leitor competente como
também inferir, relacionar e concluir a partir das informações dadas.
Pratique para que você veja se tem ou não dificuldade e se está no caminho
certo.
|
XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)
As recentes revelações das
restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e
asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes
da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo
brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
(O Globo, 13/7/01)
1)
A seleção vocabular do primeiro período do texto permite dizer que:
a) o
adjetivo “recentes” traz como inferência que as
revelações referidas no texto ocorreram nos dias imediatamente antes da
elaboração do artigo.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( x ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( x ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
2)
Se as restrições de imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos,
podemos dizer que havia, nesse momento, uma discriminação de origem:
a)
( ) racial e religiosa.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( x ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( x ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
3)
Em relação ao primeiro período do texto, o segundo:
a) ( ) explicita quais as revelações referidas.
b) ( ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) ( x ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) ( ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) ( ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.
4)
Ao classificar os atos restritivos à imigração de injustos, o autor do texto
mostra:
a)
( ) somente a opinião dos brasileiros
amantes da democracia.
b) ( x ) a sua opinião e a de alguns brasileiros.
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores.
d) ( ) somente a sua opinião.
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral.
b) ( x ) a sua opinião e a de alguns brasileiros.
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores.
d) ( ) somente a sua opinião.
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral.
5)
Ao escrever que os atos injustos foram cometidos “contra esses segmentos do
povo brasileiro…”, o autor do texto mostra que:
a)
( ) a população brasileira da era
Vargas sofria pela discriminação oficial.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( x ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( x ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
6)
O segundo parágrafo do texto é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”;
tal segmento indica:
a)
( ) uma oposição de local e tempo.
b) ( ) uma oposição de tempo.
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo.
d) ( x ) uma comparação de duas épocas.
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados.
b) ( ) uma oposição de tempo.
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo.
d) ( x ) uma comparação de duas épocas.
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados.
7)
Ao escrever que a imigração de estrangeiros parece “imune às manchas do
passado”, o autor do texto quer indicar que:
a)
( ) os estrangeiros já esqueceram as
injustiças de que foram vítimas.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( x ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( x ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
8)
De todas as ideias expressas abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou
indiretamente no texto é:
a)
( ) Os imigrantes são bem-vindos no
Brasil de hoje.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( x ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( x ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
9) Assinale a resposta em que o porquê está
escrito “errado” na frase.
a)
( ) Por que não foi ao curso?
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso estava com dores de dente.
e) ( x ) Não entendo o porque da sua insistência.
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso estava com dores de dente.
e) ( x ) Não entendo o porque da sua insistência.
10) O único plural “incorreto” é:
a) ( x
) cidadões.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário