segunda-feira, 8 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva da atividade do dia: 14/05/2020



Correção / devolutiva da atividade do dia: 14 de maio de 2020 (quinta-feira)

1.        Indique o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:

a)    Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.

R: discurso indireto

b)    Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.

R: discurso indireto

c)     - Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.

R: discurso direto

d)   Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).

R: discurso indireto - o uso de aspas , também, poderá marcar o discurso direto.

6º Anos A,B,C (Clayton – Português) Correção da atividade do dia: terça-feira, 12 de maio de 2020



Atividade aos 6ºAnos: A,B,C (Português - Clayton)

                                         Correção dos exercícios de Ortografia

 1 – Complete as frases a seguir com “mau” ou “mal”.

a)      O homem mau humorado sofre de problema cardíaco.
b)      Você realizou uma pintura mal feita.
c)       Seu trabalho foi mal sucedido.
d)      Ele sempre foi um mau profissional.
e)      Ela causou um mal estar em todos daquela reunião.
f)       Acredito que ele fez um mau negócio.
g)      Mal chegou na casa e quis bagunçar tudo.
h)      O mau aluno nunca faz as lições de português.
i)        Você irá ao dentista por bem ou por mal.
j)        Ela fez mau uso do material didático.

Regra: O contrário de mau é bom / o contrário de mal é bem

2   – Complete as frases a seguir com: r, rr, s, ss, z, x, s, sc, xc, m, n.


a)      Enrascada
b)      I rritado
c)       Consciência
d)      Exilado
e)      Exótico
f)       Combate

g)      Assassino
h)      Intolerância
i)        Consciente
j)        Exonerado
k)      Correspondência
l)        Azarado

m)    Azarão
n)      Freguesia
o)      Freguês
p)      Assinatura
q)      Enrustido
r)       Honrado

                                               Regras:
-    Antes de  de “p” e “b” se usa: “m. (exemplo: “embarcação”)
-    Depois de “n” se usa: “r” . (exemplo: “enroscado”)

2ºA (Clayton - Português) Correção / devolutiva da atividade do dia: quinta-feira, 7 de maio de 2020



 “Xenofobia e Racismo”

exercício de interpretação de textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando, competências que serão cobradas no ENEM. Você deve, não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não dificuldade e se está no caminho certo.




XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)


              As recentes revelações das restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
              Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
              Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
 (O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do primeiro período do texto permite dizer que:

a) o adjetivo  “recentes”  traz como inferência que as  revelações  referidas no texto ocorreram nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) (    ) a escolha do substantivo  revelações  se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) (  x  ) o substantivo  restrições  indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) (    ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.

2) Se as restrições de imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia, nesse momento, uma discriminação de origem:

a) (    ) racial e religiosa.
b) (    ) exclusivamente racial.
c) (    ) econômica e racial.
d) (    ) racial e geográfica.
e) (  x  ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.

3) Em relação ao primeiro período do texto, o segundo:

a) (    ) explicita quais as revelações referidas.
b) (    ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) (  x  ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) (    ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) (    ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.

4) Ao classificar os atos restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:

a) (    ) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia.
b) (  x  ) a sua opinião e a de alguns brasileiros.
c) (    ) a sua opinião e a dos leitores.
d) (    ) somente a sua opinião.
e) (    ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral.

5) Ao escrever que os atos injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor do texto mostra que:

a) (    ) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação oficial.
b) (    ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) (  x  ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) (    ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) (    ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.

6) O segundo parágrafo do texto é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:

a) (    ) uma oposição de local e tempo.
b) (    ) uma oposição de tempo.
c) (    ) uma consequência do primeiro parágrafo.
d) (  x  ) uma comparação de duas épocas.
e) (    ) uma indicação das causas dos fatos relatados.

7) Ao escrever que a imigração de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer indicar que:

a) (    ) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) (    ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) (    ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) (  x  ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.

8) De todas as ideias expressas abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:

a) (    ) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) (    ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) (    ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) (  x  ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) (    ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.

9) Assinale a resposta em que o porquê está escrito “errado” na frase.

a) (    ) Por que não foi ao curso?
b) (    ) Qual o porquê da sua demora?
c) (    ) Não foi embora ainda por quê?
d) (    ) Não fui ao curso estava com dores de dente.
e) ( x ) Não entendo o porque da sua insistência.


10) O único plural “incorreto” é:

a) (  x  ) cidadões.
b) (    ) açúcares.
c) (    ) quaisquer.
d) (    ) artesãos.
e) (    ) florezinhas.
Olá alunos de Matemática e Física da Prof. Maria Regina! Para podermos ter um melhor aproveitamento das aulas,  peço que os alunos que possuem e-mail cadastrado no Gmail, me envie seu endereço de e-mail para prof.maria.regina.eemm@gmail.com
E quem não tiver um endereço no Gmail, é só cadastrar, é bem fácil e rápido.
Assim que receber o endereço de cada aluno, enviarei um convite para o aluno em seu e-mail para ele participar das aulas através de mais uma plataforma além do Blogger, que é, Google Sala de Aula.

domingo, 7 de junho de 2020