quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prof. Aline Rossi-Biologia/ 1° anos A,B,C,D,E,F


2° Bimestre

Atividade sobre a aula transmitida no dia 26/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos de um ecossistema.

Conteúdos:  Ecossistemas, populações e comunidades; Características básicas de um ecossistema.

Atividade

1O que forma um ecossistema?

2-  Existe um ecossistema totalmente independente da luz? Qual a importância da luz em um ecossistema?

3-  Considere a imagem e indique exemplos de fatores bióticos e abióticos observados.
Podemos dizer que a imagem reflete um ecossistema? Por quê?


4- Defina os termos seguintes:
A)     Habitat:
B)      Nicho ecológico:
C)       População biológica:
D)      Comunidade Biológica:
E)      Bioma:

5-      Um estudante de Biologia pretende estudar uma espécie de planta que vive em uma região de serra de sua cidade. Os indivíduos dessa espécie, que são encontrados apenas nessa região, recebem a denominação de:
       a) comunidade.
             b) população.
             c) biosfera.
            d) sociedade.
            e) colônia.
            Justifique sua resposta:_________________________________

6-O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita. A frase acima diz respeito:
      a)  ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
b)     às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica.
c)     ao habitat do golfinho-rotador.
d)     às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e)     à sociedade dos golfinhos-rotadores.
Justifique sua resposta:________________________________

7-      O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
       Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:
a) habitat.
      b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
           Justifique sua resposta:_________________________________

8- Em uma região do Cerrado, foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses quatro grupos constituem quantas comunidades?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Justifique sua resposta:_________________________________


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL




terça-feira, 9 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 10/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020

2°A -TECNOLOGIA- PROF. TALI

TECNOLOGIA - PROF. TALI

COPIE NO CADERNO, IMPRIMA OU SALVE NO SEU CELULAR, MATÉRIA DE AVALIAÇÃO.

CONHEÇA OS VILÕES
AULA 1

 Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

Adware é uma forma de malware que se esconde em seu dispositivo e exibe anúncios indesejados. Há ainda adware que monitora seu comportamento online de forma que possa exibir a você anúncios específicos.

Cavalo de Troia é um tipo de malware que, frequentemente, está disfarçado de software legítimo. Eles podem ser empregados por criminosos virtuais e hackers para tentar obter acesso aos sistemas dos usuários. Em geral, os usuários são enganados por alguma forma de engenharia social para carregar e executar cavalos de Troia em seus sistemas. Uma vez ativados, os cavalos de Troia permitem que os criminosos o espionem, roubaem seus dados confidenciais e obtenham acesso ao seu sistema pela porta de fundo
                                                                        
Ransomware é um software malicioso que infecta seu computador e exibe mensagens exigindo o pagamento de uma taxa para fazer o sistema voltar a funcionar. Essa classe de malware é um esquema de lucro criminoso, que pode ser instalado por meio de links enganosos em uma mensagem de e-mail, mensagens instantâneas ou sites. Ele consegue bloquear a tela do computador ou criptografar com senha arquivos importantes predeterminados

Vírus de computador  é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CDs, DVDs.


PRECAUÇÕES;




REFERÊNCIA 
//br.malwarebytes.com/malware/
kaspersky.com.br/resource-center/threats/trojans
YOUTUBE.COM

6º anos: A,B,C (professor: Clayton - Português)



Devolutiva da atividade do dia: 18 de maio de 2020

Após a leitura do texto: "Cyberbullying: a violência virtual" responda as questões abaixo (resposta pessoal)

                                           
Interpretação do texto

1) O quê é bullying?

R: Palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar".

2) Você já foi vítima de Bullying ou conhece alguém que foi? Justifique.

R: Pessoal.

3) Como se comportam as pessoas que praticam bullying?

R: Atinge o colega com repetidas humilhações ou depreciações porque quer ser mais popular, se sentir poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, se sente satisfeito com a reação do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.

4) Como ficam as pessoas que recebem o bullying?

R: Costuma ser tímida ou pouco sociável e foge do padrão do restante da turma pela aparência física (raça, altura, peso), pelo comportamento (melhor desempenho na escola) ou ainda pela religião. Geralmente, é insegura e, quando agredida, fica retraída e sofre, o que a torna um alvo ainda mais fácil.

5) Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de combater o bullying?

R: Pessoal.

6) Conte uma experiência que você, ou um conhecido passou ao receber bullying na internet.

R: Pessoal.

Educação Física Prof.Luciana Turmas; 3ºA,B,C Atividade



E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   3ºanos.A,B,C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 2°BIMESTRE.
 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word. Educação Física 2º Bimestre.
Pesquisar:
Tema Futevôlei.
1.   Aonde surgiu o futevôlei?
2.   Quem e inventou futevôlei?
3.   Quais são as regras do futevôlei?
4.   Qual o objetivo do jogo futevôlei?




Data para entrega 13/06.

Bom trabalho....

Educação Física prof. Luciana Turmas: 2ºA,B,C,D,E Atividade.


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas:   2ºanos.A,B,C,D,E
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 2°BIMESTRE.
 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word. Educação Física 2º Bimestre.
Pesquisar:
Tema Futevôlei.
1.   Aonde surgiu o futevôlei?
2.   Quem e inventou futevôlei?
3.   Quais são as regras do futevôlei?
4.   Qual o objetivo do jogo futevôlei?




Data para entrega 13/06.

Bom trabalho....

ATIVIDADE ED.FIISICA PROF.LUCIANA 7°C


       


E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas: 7°C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Coloca nome, nº e serie.
 Data da entrega 15/06.
Atividade p/ nota e presença do 2° Bimestre.
Atividade ou Pesquisa deverá ser digitada no Word.
Atividade do 2º Bimestre Educação Física.
Tema: Danças.


1.    Pesquisar o que são as danças urbanas?
2.    Qual a origem das danças urbanas?
3.    Quais são os principais tipos de dança?
4.    Identifique seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) da dança urbanas?
Obs: Entregar por e-mail prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Bom trabalho.