quarta-feira, 10 de junho de 2020

Projeto de Vida - 1º EM - Professora Rebeca Carneiro.

6ª Atividade Caderno do Aluno – Nossos Sonhos 

Pessoal, segue abaixo um trecho do livro: Filho brilhante alunos fascinantes, de Augusto Cury. Ele fala sobre filhos, alunos e seus sonhos. 
Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.  Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.  Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.  Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio..  A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é freqüentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.  Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.  Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.  Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.  Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.” 


Agora faça a atividade da apostila, que segue abaixo. 
Entregar a atividade via e-mail para bekacarneiro2@hotmail.com, colocar: NOME, NÚMERO e SÉRIE no título do e-mail, aqueles que não forem enviados assim, não será atribuído nota.  
Data de Entrega 18/06. 
Peço, que aqueles que tiverem acesso ao Google Classroom faça somente por ele. 
Obrigada 
Professora Rebeca. 

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A,B,C


Atividade- O que eu aprendi no 1° bimestre? 

Habilidades:
-Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como a mistura de água e sal, água e areia, dentre outros;
-Selecionar métodos para separação de sistemas heterogêneos;
-Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdos:
 -Misturas homogêneas e Heterogêneas;
- Separação de misturas;
 -Transformações químicas e físicas.

Responda:

1-  Qual a importância da ciência para nosso cotidiano? Dê exemplos.

2-Os materiais sofrem transformações? Quais?

3-Analise o rótulo retirado de uma garrafa de água e responda: a água é uma substancia ou uma mistura? Justifique sua resposta.

4- O ar que respiramos é uma substância pura? Justifique.

5- O sal marinho é obtido através de um processo de separação de mistura. Existem outras maneiras de separar misturas, em determinadas situações do nosso cotidiano fazemos uso de alguns processos. Descreva um exemplo em que você utiliza um processo de separação de misturas.


Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), pesquisar no livro de ciências ou na internet.


Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/06 (próxima Quarta-feira) ou na turma do classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL